Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

SANTA CATARINA LABOURÉ E O REINO DE MARIA.


Cabe aqui fazermos uma reflexão final sobre o significado do globo de ouro nas mãos de Nossa Senhora, do qual tanta questão fez Santa Catarina Labouré.

O fato de Nossa Senhora portar nas mãos o globo, significa Seu senhorio sobre o mundo inteiro – com menção particular à feliz França, filha primogênita da Igreja, e às almas individualmente consideradas.

Trata-se, pois, da afirmação da Realeza efetiva de Nossa Senhora sobre o mundo, sobre as nações e sobre as almas.

Por outro lado, o ato de Nossa Senhora oferecer a Deus o globo, que representa sua Realeza constitui, obviamente, um preito de homenagem agradabilíssimo aos olhos de Deus.

É a mais excelsa das meras criaturas que Lhe oferece o Universo inteiro, ou seja, o conjunto de sua Obra criadora.

Simbolicamente, não poderia ser mais bem representada a Era histórica que São Luís Matia Grignion de Montfort, o grande Doutor marial dos tempos modernos, previu como sendo o Reino de Maria:



Ah! – perguntava ele – quando virá o tempo feliz em que a divina Maria será estabelecida como Senhora Soberana dos corações, para submetê-los plenamente ao império de Seu grande e único Jesus? … Quando virá esse tempo feliz, esse século de Maria, onde muitas almas escolhidas e obtidas do Altíssimo por Maria, se perderão no abismo de seu interior, e se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar a Jesus Cristo? Esse tempo somente virá quando se conhecer e praticar a devoção que ensino: Ut adveniat regnum tuum, adveniat regnum Mariae [Para que venha a nós o vosso Reino, Senhor, venha a nós o Reino de Maria]”.1



Santa Catarina Labouré parecia ter essa luminosa realidade futura em vista, quando escreveu estas palavras profeticamente inspiradas:

Oh! Como será belo se ouvir dizer: Maria é a Rainha do Universo, particularmente da França, e as crianças exclamarão: E de cada um em particular, com transportes de alegria. Será um tempo de paz, de alegria e de felicidade, que será longo. Ela será carregada em triunfo por todo o mundo”.

Essa mesma realidade luminosa evidentemente tinha em vista Nossa Senhora em Fátima quando, após prever grandes castigos e provações para a humanidade, concluía Sua mensagem com estas palavras esperançosas:

Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

Não deixa de ser curioso que também em Fátima, Nossa Senhora tenha aparecido com um globo de ouro, pequeno, pendente do pescoço.

Era o mesmo sinal externo de sua Realeza Universal, que os homens recalcitram em não reconhecer, mas que Ela, em dias que não estão distantes, afirmará de modo soberano e maternal.


____________________________

Fonte: História da Medalha Milagrosa – Um auxílio que veio do Céu, por Armando Alexandre dos Santos, Cap. 11, pp. 35-38. São Paulo, 2004.

1.  “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nº 217.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...