"Refere Plínio (e já o ouvíramos contar) que Apeles, famoso pintor, veio à ilha de Rodes a ver-se com Protógenes, por ser celebrado na mesma arte. Não o achando então em casa e perguntado quem diriam que o buscara, pegou de um pincel e lançou em uma tábua uma linha tão direita e delgada, que bem publicava qual era a mão que o lançara. Veio Protógenes, contaram-lhe o sucedido, viu a linha e disse logo: Este é Apeles. Mas, não se dando por vencido, lançou outra mais sutil e de diversa cor pelo meio da primeira. Tornou Apeles, e, envergonhado de que na sua linha houvesse lugar para refender-lha, tornou a partir a segunda com outra terceira de diferente cor, tão sutil que fugia à vista, e não foi possível lançar outra pelo meio dela. Esta tábua, com ser tosca e não ter outro algum adorno, se guardou depois por maravilha da arte para assombro dos seus professores.
Outra tábua se mostra hoje a nossos olhos com outras três linhas mais admiráveis. Todas lançou a mesma mão, que é a de Deus; todas estão juntas, mas cada uma é de sua cor e cada qual é mais direita e delgada, porque não achando Deus com quem competir, parece com que competiu Consigo mesmo. Lançou a primeira linha, que é José. Ó como é reta e perfeita em seu princípio, meio e fim: Joseph autem cum esset justus! Mas não parou aqui a sabedoria do Artífice. Lançou outra pelo meio desta, de cor branca, e foi Maria, que Maria e mais José pertencem à mesma linha de Davi. Ó quanto foi maior a sua perfeição e delicadeza! Mas excedeu-a a terceira de cor encarnada, e foi Cristo ou o Verbo encarnado, linha tão direita que é a mesma retidão, tão sutil que só a vista de Deus a conhece bem. Três são as linhas, Jesus, Maria e José; mas, todas pertencem à mesma linha de Davi. Todas são retas, mas a segunda excede em perfeição à primeira, e a terceira excede à segunda, e de ninguém pode ser excedida. Eia, professores de virtude e perfeição evangélica, que é a arte das artes, vinde não só a admirar, mas imitar. Reformai a imagem que em vós tendes da Santíssima Trindade pelo perfil destas três linhas da trindade da terra, onde ela mais expressamente se representa”.
_______________________
Fonte: Sermões e Práticas, do Padre Manoel Bernardez, Oratoriano, I – 93/95. Cfr. “As Mais Belas Páginas de Bernardes”, Parte “Sermões e Práticas”, pp. 253-254. Edições Melhoramentos, São Paulo/SP, 1966.