Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 17 de abril de 2021

Santo Aniceto, Papa e Mártir. (156-166)


Santo Aniceto, festejado em 17 de Abril, nasceu na Síria, morreu Mártir e foi sepultado no cemitério de São Calisto nas Catacumbas. Proibiu ao Clero cultivar o cabelo; não se trata aqui da tonsura, ou “coroa clerical”, de uso mais antigo, mas sim da recomendação de se evitar o cuidado profano e vaidoso, recomendação já feita pelo Apóstolo. – Em seu tempo, São Policarpo, Bispo de Esmirna (Ásia Menor) veio a Roma, para tratar da questão de se fixar o dia da Páscoa. A visita de Policarpo e suas deferências para com Aniceto são índices da Comunhão das Igrejas e da necessidade de se recorrer ao Bispo de Roma, mesmo em questões disciplinares. Veio também o escritor grego Hegésipo, talvez um judeu convertido, em visita às Igrejas do Ocidente. É autor de cinco livros de comentários desde a Paixão de Cristo até seu tempo. Pena que se haja perdido obra tão preciosa; restam alguns fragmentos nos escritos de Eusébio. Por ele sabemos da sucessão Aniceto-Sotero-Eleutério e de sua fé na Tradição Apostólica como critério de Catolicidade.


A Igreja de Aniceto atraiu muitos homens sequiosos da verdade. Justino, o filósofo, cansado das teorias estoicas, peripatéticas e pitagóricas, insatisfeito com o platonismo, abriu sua alma ao Evangelho de Cristo, a Quem defendeu com seus escritos, fundou uma escola de filosofia cristã e encerrou gloriosamente sua vida no martírio. – Em 1604 o duque de Altaemps dedicou a Santo Aniceto uma linda capela, com este elogio: “Se a perfeita inteligência da Escritura, se a inocência e santidade de vida, se a glória do martírio, bastam, cada uma de per si, para a imortalidade, o que devemos pensar do mérito de Santo Aniceto, que possuiu todos esses dons?”


Fonte: Pe. Iran Corrêa, S.D.B., “Biografias dos Papas – Guardiães Vigilantes dos Textos Sagrados através dos Séculos”, 17 de Abril, p. 35. Editora das Américas, São Paulo/SP, 1951.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...