Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 1 de abril de 2018

O TRIUNFO DE SÃO JOSÉ.



Lê-se no Evangelho de São Mateus: “Na ocasião da morte de Jesus, o véu do Templo se rasgou em duas partes de alto a baixo; a terra tremeu, partiram-se as pedras; muitos corpos de santos, adormecidos no sono da morte, ressuscitaram e, saindo das sepulturas depois da Ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos”.

Santo Tomás de Aquino, comentando essa passagem, diz que os corpos daqueles “Santos”, ressuscitados à morte do Redentor e aparecidos em Jerusalém para conforto dos bons e consternação dos maus, não morreram mais, mas, no dia da Ascensão, subiram com Jesus em alma e corpo ao Paraíso. Entre esses Santos ressuscitados, muitos Doutores, como S. Bernardo, S. Jerônimo, S. Remígio, contam também São José. Jesus, como filho bem-educado e reconhecido, devia honrar o pai também depois da morte; e teria Ele, ressuscitando tantos outros, esquecido o seu pai adotivo São José?

O mesmo Santo Tomás diz ainda: “Quanto mais um objeto se aproxima de seu princípio, tanto mais participa dos efeitos de tal princípio: a água é tanto mais pura, quanto mais próxima da fonte; a luz mais vivida, quanto mais se chega ao sol; o calor mais ardente, quanto mais se aproxima do foco: assim, a Bem-aventurada Virgem, a mais próxima de Jesus Cristo, quanto à humanidade, devia de preferência a todos os outros, alcançar de Jesus Cristo a plenitude da graça. Também São José, muito próximo de Jesus Cristo depois de Maria, devia alcançar uma plenitude maior de graça”.

Escreveu São Francisco de Sales, tão devoto do grande Patriarca, no Tratado sobre as virtudes de São José: “Se acreditamos que, em virtude do Santíssimo Sacramento por nós recebido, nossos corpos ressurgirão no dia do Juízo, como poderemos duvidar de que Jesus tenha feito subir ao Céu com Ele, em alma e corpo, o glorioso São José, que tivera a honra e graça de levá-Lo tantas vezes nos braços e de achegá-Lo ao próprio coração? Tenho por certíssimo que São José está no Paraíso em alma e corpo.

De fato, fala-se em relíquias e objetos que pertenceram a São José (uma parte de seu manto se conserva na Igreja de Santa Anastásia em Roma, seu anel nupcial em Perúgia e seu bastão em um cilindro de ouro na Igreja dos Anjos em Florença), mas relíquias de seu corpo, não existem em lugar algum, porque já estão no Céu em alma e corpo. Parece-me, portanto, que ninguém pode duvidar de tal verdade”.

Também o Pe. Suarez, em seu Tratado da Encarnação, sustenta que o Esposo de Maria se acha no Céu, também, com o corpo ressuscitado e glorioso.

Escreveu o Pe. Isidoro Isolano: “A São José foi concedida uma dupla estola, isto é, aproximou-se de Jesus em Sua Ascensão ao Céu em alma e corpo, e no Céu, acha-se assentado no primeiro lugar, após Jesus e Maria”.

Mas, ainda querendo supor que os corpos ressurgidos à morte de Jesus tenham voltado a morrer, o de São José, sendo ele de grau e condição bem mais sublime em relação a Jesus e Maria, não devia voltar ao sepulcro; especialmente depois que Jesus, como diz Isolano, assistindo ao seu feliz trânsito e ao sepultamento de seu corpo, lhe dera uma bênção particular, a fim de que seu corpo não estivesse sujeito, em absoluto, à putrefação.

São Bernardino de Sena, pregando um dia em Pádua, disse a seu numerosíssimo auditório: “Asseguro-vos, irmãos, que São José está no Céu em alma e corpo, e que goza lá em cima de uma glória imensa”. E, a confirmar tal asserção, todo o auditório viu, naquele momento, brilhar sobre a cabeça do santo pregador uma prodigiosa e luminosa cruz.

E, se a figura de São José em sua vida humilde, retirada e escondida aparece tão bela, se as sombras de sua morte, iluminadas pelas luzes de Jesus e de Maria, com que luz não devia resplandecer no dia de sua ressurreição, acompanhando o Autor da vida, livre então da sepultura, vencedor da morte à qual trazia acorrentada em seu carro de triunfo!

Entre todos os Santos que formavam o cortejo do Triunfador, nenhum possuía, mais que São José, o direito de aproximar-se de sua Sagrada Pessoa. Os Anjos de certo contemplavam com admiração o Santo Patriarca, cujo corpo glorioso resplandecia mais do que o sol.

O douto e piedoso João Cartagena (in Sacr. Arc. M. I. 1. IV, hom. 8 e 9), após uma longa dissertação sobre a santidade de São José e a sublimidade de seu Ministério, assim conclui: “Creio ser mais lógico que temerário, ao dizer que, após a Santíssima Virgem, São José se acha colocado no Céu em primeira ordem; porque, tendo possuído a preeminência da santidade na Igreja Militante, deve possuir a da glória na Igreja Triunfante; tendo sido associado, durante a vida, aos cuidados maternos, às fadigas, às dores de Maria, não seria justo que d’Ela o afastassem na glória”.

De muita importância é ainda o testemunho do Cardeal Lépicer. Diz ele: “Deus, cuja misericórdia é infinita, não se contentou em recompensar a fidelidade de São José concedendo-lhe o privilégio da morte mais invejável que se possa imaginar. Quis que o corpo não permanecesse por longo tempo no sepulcro, mas ressurgisse para a vida imorredoura. Na manhã de Páscoa, ao ressurgirem com Jesus muitas pessoas, ressurgiu também o Pai adotivo de Jesus; ressurgiu não mais para morrer, mas para subir com Jesus glorioso e triunfante ao Céu no dia da Ascensão.

“Devia-se esta graça ao Santo Patriarca, em prêmio da singular fidelidade com que em vida continuamente assistira e protegera Jesus e Maria. Era a justa recompensa do especial cuidado que sempre tivera em conservar o corpo livre de toda mácula de impureza. Antes, se ha Santo no Céu a quem convenha a auréola da Virgindade, é de certo São José. Coroado por Jesus mesmo, deve presidir à Bem-aventurada multidão daqueles que, desprezando os prazeres sensuais, após uma vida angélica seguem o Cordeiro para onde quer que Ele vá”.

Do antigo José se disse que “seus ossos foram visitados e depois da morte profetizaram” (Eccli. XLIX, 18), isto é, foram, como ele predissera, religiosamente transferidos do Egito para a Terra de Canaã. De São José, de quem o antigo José era apenas uma pálida figura, pode crer-se que por virtude de Jesus Cristo foi restituído à vida, para ser transferido ao Céu, no dia da Ascensão, impassível, imortal, sutil e glorioso para reinar com Cristo por toda a eternidade.

Os favores e o gozo com que Deus recompensa na pátria celeste as almas eleitas, são tão grandes que não é possível imaginá-los nem desejá-los quanto merecem. Eis as suas belas e consoladoras promessas: Ao vencedor concederei sentar-se Comigo em Meu trono, como Eu também, Vencedor, sentei-Me com Meu Pai em Seu trono. Aos Meus Santos, darei absoluto poder sobre as nações, como Eu mesmo o recebi de Meu Pai. Preparar-Vos-ei o reino como o Pai o preparou para Mim, a fim de comerdes e beberdes à mesa de Meu reino, e de vos sentardes nos tronos, como juízes das onze tribos de Israel.

E prometeu mais ainda: Prenderá Ele mesmo o Seu vestido à cintura, e, após fazê-los sentar à mesa, Ele, Senhor e Deus, andará a seu redor para servi-los.

Que honra para o homem, sentar-se à mesa de Deus, ser servido por Ele e receber de Sua mão divina e onipotente o celeste alimento da Bem-aventurança! E quem poderá jamais compreender isto?

Quem poderá jamais compreender o amor e a glória concedidos por Deus aos habitantes do Céu? Eis as palavras de São Tomás em seu Opúsculo 63: “Deus onipotente coloca-se à disposição dos Anjos e dos Santos com tanta solicitude, que verdadeiramente se julgaria fosse Ele o servo de cada um deles e reconhecesse em cada um dos Bem-aventurados o seu Deus”.

Feliz daquele que, a exemplo de São José, se torna digno da ressurreição gloriosa! Feliz daquele que sabe provar a suavidade e doçura do Senhor! Feliz daquele que caminha inocentemente em seus caminhos, que passa os dias e as noites a contemplar a beleza de suas santas Leis! É como a árvore plantada à beira das correntes de água, a qual, em seu tempo, não deixará de dar fruto.

Todos ressurgiremos. Nosso corpo, depois da morte, tornar-se-á pó, mas no fim do mundo ressurgirá. O corpo de São José ressuscitou antes do tempo por privilégio do Senhor; nós ressurgiremos no fim do mundo por efeito da Onipotência de Deus.

A Santa Igreja, no dia da Festa de São José, canta a sua morte como o mais belo de todos os triunfos, e festeja a sua feliz entrada no Céu com o belíssimo hino:

Ó José que celebramos
Com acentos de alegria.
E que sobre os Céus alçamos
Pelas glórias que irradia,
Hoje alcança a honra eterna
Onde a vida é sempiterna.


Oh! Feliz e plenamente,
Plenamente venturoso,
Quem ao lado tem presente,
Ao chegar o seu repouso,
A afeição zelosa e pia
De Jesus e de Maria!

Já vencido o negro Inferno,
Já da carne o véu desfeito,
De seu sono o Deus eterno
O recebe contra o peito,
E na fronte lhe encastoa
Formosíssima coroa.

Ah! Roguemos que da glória,
Onde está no Paraíso,
O perdão por nós implore,
E no seu feliz sorriso
A celeste paz dispense
Que os sentidos sempre vence.

Ó Deus Trino e poderoso,
Que Te honrem sem medida!
Pois ao servo piedoso
Dás a graça merecida,
Ao fazê-lo sempre grande,
Nas auréolas que expande.
Amém.





__________________

Fonte: Rev. Pe. Tarcísio M. Ravina, “São José – Na Vida de Jesus Cristo, Na Vida da Igreja, No Antigo Testamento, No Ensino dos Papas, Na Devoção dos Fiéis, Nas Manifestações Milagrosas”, 1ª Parte, Cap. “São José assunto ao Céu”, pp. 103-108; Edições Paulinas, Recife/PE, 1954.

Santa Missa Quinta Feira Santa Bênção dos Santos Óleos Celebrada p...

Santa Missa Quinta Feira Santa Bênção dos Santos Óleos Celebrada p...

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...