Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 10 de maio de 2022

NOVENA EM HONRA A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. 8º DIA.


Orações Iniciais para Todos os Dias


V. Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

R. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.1

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-Vos em me socorrer.

V. Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.2

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.



Oração Preparatória

para Todos os Dias3


Oração do Anjo de Fátima: Senhor, nós Vos adoramos profundamente e Vos oferecemos o Sangue precioso de Jesus em desagravo e propiciação. Amém.

V. Santo Anjo de Fátima, assisti-nos em nossa oração.

R. Para louvarmos dignamente a Rainha do Rosário de Fátima.

V. Senhora e Rainha dos Céus e da terra, vinde em nosso auxílio.

R. Ó Mãe de misericórdia, apressai-Vos em nos socorrer.

V. Ó Maria, que em Fátima nos tendes revelado o vosso Coração Imaculado, fonte dos mais preciosos ensinamentos e das mais eficazes graças, eis-nos aqui aos vossos pés, humildes e confiantes, ansiosos de ser por Vós introduzidos no amor sempre mais ardente do nosso Deus, certos de ser benignamente atendidos em nossas necessidades pelo vosso amor de Mãe e pelo vosso poder de excelsa Rainha dos Céus. R. Amém.

Ave Maria…

Doce Coração de Maria, sede minha salvação.



OITAVO DIA

Reflexão

MARIA ENSINA A CONFIAR


Aos pastorinhos de Fátima a Virgem predisse que muito teriam de sofrer, mas incutiu-lhes na alma a mais viva confiança: – Não temais. Eu estarei convosco e Vos assistirei. – Idênticas palavras a todos nós Maria dirige. Não nos promete Ela livrar de todos os males do mundo. Nos é necessário sofrer toda espécie de contradições e terminar nossos dias terrenos pela morte. Por muitas tribulações é que devemos conquistar o Céu. Mas Ela, Rainha do Céu, promete-nos a assistência. Nos transes mais difíceis não devemos temer. Ela estará conosco. Mesmo tentados e atribulados pela nossa natureza rebelde e pelo pensamento de nossos pecados, urge confiar no Seu Coração Imaculado. A um aceno Seu podemos ser libertados de todos os males e no momento da morte Ela estará ao nosso lado, para levar para o Céu a nossa alma.

Ave Maria…

Doce Coração de Maria, sede minha salvação.



Oração


Mãe querida do Céu, nenhuma palavra por Vós proferida é mais doce e suave a um coração aflito como o nosso do que a que tendes dito aos vossos pastorinhos e por eles a nós; “Não temais, Eu estarei convosco”. Oh! Sim; nós confiamos em Vós, porque cremos inabalavelmente no vosso amor e no vosso poder. Confiamos em Vós, pois que somos vossos filhos, filhos de vosso terníssimo Coração. Confiamos ao vosso amor e poder a nossa eterna salvação, assim como também temos a certeza de que nos haveis de atender e conceder os favores especialíssimos que Vos vimos pedindo instantemente nestes nove dias. Atendei-nos, ouvi-nos propícia, ó Virgem Clementíssima, para que cresça ainda mais a nossa confiança em Vós e que esta confiança seja a nossa salvação. Ó Maria, que, salvos por vossa intercessão, no Céu conVosco louvemos eternamente o nosso Deus de infinita Misericórdia. Amém.

Ave Maria…

Doce Coração de Maria, sede minha salvação.


V. Rainha do Rosário de Fátima.

R. Rogai por nós.

V. São José.

R. rogai por nós.


Nota: Recomenda-se a recitação do Terço do Dia e a



Ladainha de Nossa Senhora4

(Atualizada)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus. tende piedade de nós.


Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus,

Santa Virgem das Virgens,

Mãe de Jesus Cristo,

Mãe da Igreja,*5

Mãe de misericórdia,*6

Mãe da divina graça,

Mãe da esperança,*

Mãe puríssima,

Mãe castíssima,

Mãe imaculada,

Mãe intacta,

Mãe amável,

Mãe admirável,

Mãe do bom conselho,

Mãe do Criador,

Mãe do Salvador,

Virgem prudentíssima,

Virgem venerável,

Virgem louvável,

Virgem poderosa,

Virgem clemente,

Virgem fiel,

Espelho de justiça,

Sede de sabedoria,

Causa da nossa alegria,

Vaso espiritual,

Vaso honorífico,

Vaso insigne de devoção,

Rosa mística,

Torre de Davi,

Torre de marfim,

Casa de ouro,

Arca da aliança,

Porta do céu,

Estrela da manhã,

Saúde dos enfermos,

Refúgio dos pecadores,

Conforto dos migrantes,*

Consoladora dos aflitos,

Auxílio dos cristãos,

Rainha dos anjos,

Rainha dos patriarcas,

Rainha dos profetas,

Rainha dos apóstolos,

Rainha dos mártires,

Rainha dos confessores,

Rainha das virgens,

Rainha de todos os santos,

Rainha concebida sem pecado original,

Rainha elevada ao céu,

Rainha do sacratíssimo rosário,

Rainha da família,*7

Rainha da paz,


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



Ato de Consagração ao

Imaculado Coração de Maria8


Ó Maria. Virgem poderosa e Mãe de misericórdia, Rainha do Céu e refúgio dos pecadores, nós nos consagramos ao vosso Coração Imaculado.

Nós Vos consagramos nosso ser e nossa vida inteira: tudo que temos, tudo que amamos, tudo que somos. A Vós pertencem nossos lares, nossas famílias, nossa Pátria. Queremos que tudo em nós e tudo que há em redor de nós seja vosso, e participe dos benefícios de vossas bênçãos maternais. E para que esta consagração seja realmente eficaz e durável, renovamos hoje, aqui aos Vossos pés, ó Maria, as promessas do nosso Batismo e da nossa Primeira Comunhão. Comprometemo-nos a professar, corajosamente e sempre, as verdades da Fé, e a viver como católicos, inteiramente sujeitos à direção e às determinações de Sua Santidade o Papa e dos Bispos em Comunhão com ele. Comprometemo-nos a observar os Mandamentos de Deus e da Igreja, particularmente a santificação do Domingo. Comprometemo-nos a esforçar-nos para que, enquanto nos for possível, as consoladoras práticas da Religião Cristã, antes de tudo a Santa Comunhão, façam parte integrante de nossa vida. Prometemo-Vos, por fim, ó gloriosa Mãe de Deus e terna Mãe dos homens, dedicar-nos, de todo o coração, ao serviço de vosso culto bendito, para confessar e assegurar, pelo Reino do vosso Coração Imaculado, o Reino do Coração de vosso Filho adorável, em nossas e em todas as almas, em nossa cara Pátria, e em todo o Universo, na Terra como no Céu. Assim seja.


Jaculatória9

Ó Coração puríssimo de Maria,

Virgem puríssima,

alcançai-me de Jesus

a pureza e humildade de coração.


________________________

1.  Concede-se indulgência parcial ao fiel que faça devotamente o Sinal da Cruz, proferindo as palavras costumeiras: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito. Amém. (Manual das Indulgências – Normas e Concessões, Concessão 55, p. 65. 2ª Edição, Editora Paulos, São Paulo/SP, 1990).

2.  Indulgência parcial. Manual das Indulgências, ob. cit., Apêndice, p. 78.

3.  Fr. João José Pedreira de Castro, O.F.M., “Novena a Nossa Senhora de Fátima”, pp. 6.18-20. IV Edição, Editora Vozes Ltda, Petrópolis/RJ, 1953.

4. Com indulgência parcial são enriquecidas as ladainhas aprovadas pela Autoridade competente. Sobressaem-se entre elas as seguintes: do Santíssimo Nome de Jesus, do Sagrado Coração de Jesus, do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Santíssima Virgem Maria, de São José e de Todos os Santos. (Manual das Indulgências – Normas e Concessões, n. 29, p. 54. 2ª Edição, Editora Paulos, São Paulo/SP, 1990).

8.  Oração indulgenciada (Preces 356).

9.  Oração indulgenciada (Preces 352).


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...