Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 3 de setembro de 2023

EXTRAORDINÁRIO APOSTOLADO DE MISERICÓRDIA, EM FAVOR DAS BENDITAS ALMAS DO PURGATÓRIO.


SOBRE O ESCAPULÁRIO AZUL

(Escapulário da Imaculada Conceição)


O Escapulário da Imaculada Conceição foi revelado, em 1616, por Nosso Senhor e sua Santa Mãe, à Venerável Úrsula Benincasa, Fundadora das Religiosas Teatinas de Nápoles.

Este Escapulário compõem-se de duas tiras de pano tecido de lã, azul, de forma quadrada; por devoção pode-se costurar sobre a lã a imagem de Maria Imaculada. Os cordões podem ser de qualquer fazenda e cor.

Quem já tiver recebido o Escapulário do Carmo, pode ajuntar-lhe o Escapulário Azul, de modo que as fitas sirvam para ambos.


As pessoas que recebem o Escapulário da Imaculada Conceição, devem ter em mira dois fins:

1 – Honrar esse glorioso privilégio de Maria (A Imaculada Conceição);

2 – rezar para a Reforma dos Costumes e a Conversão dos que vivem transviados nas sendas do vício.

O Escapulário da Imaculada Conceição está aprovado pela Igreja e enriquecido de um sem número de indulgências; e é até mais rico de indulgências do que o Escapulário do Carmo; porém, este conserva a primazia, por causa das excelsas promessas que a Santíssima Virgem lhe fez.


As principais indulgências do Escapulário Azul são:

1 – Dos Santos Lugares (de Jerusalém), das 7 maiores Basílicas de Roma, etc., “toties quoties”, sem ser necessária a Confissão nem a Comunhão. Basta trazer o bentinho consigo e rezar 6 Pai Nossos, 6 Ave Marias e 6 Glória ao Pai.

2 – O favor do Altar Privilegiado, quando se oferece a Missa por algum defunto que tenha trazido o bentinho.

Indulgências Plenárias

1 – No dia da admissão.

2 – Em artigo de morte.

3 – No dia da Primeira Missa, celebrada por um novo Sacerdote.

4 – Uma vez por ano, durante os exercícios espirituais.

5 – No primeiro Domingo de cada mês.

6 – Todos os Sábados da Quaresma.

7 – No Domingo da Paixão e na Sexta-feira seguinte.

8 – Na quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa.

9 – Nas Festas de Natal, Epifania, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Invenção e Exaltação da Santa Cruz.

10 – Nas Festas da Imaculada Conceição e da Assunção.

11 – Nos seguintes dias, principais festas dos Religiosos Teatinos.

12 – No primeiro e no último dia da Novena em preparação à Festa do Natal; um dia do ano que se escolher e no dia 12 de Abril, dia designado pelo Geral dos Padres Teatinos.

Obs: As indulgências parciais são inúmeras.1



Origem propriamente dita

Sua origem vem da Venerável Serva de Deus Úrsula Benincasa, a quem apareceu a Mãe de Deus, ordenando-lhe fundar a Congregação das Ermitãs Teatinas, que vestissem o hábito daquela cor. Pediu logo à Santíssima Virgem que fizesse participantes dos privilégios da Ordem a todos os fiéis que vestissem o Escapulário: concede-lhe esta graça a celestial Senhora, e logo apareceram Anjos levando a libré da Imaculada. Foi aprovado formalmente por Clemente XI no ano de 1710; podem impô=lo por direito próprio os Padres Teatinos.



Graça Extraordinária

Aquele que levar o Escapulário Azul, cada vez que rezar 6 Pai Nossos, 6 Ave Marias e 6 Glória ao Pai, em honra da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição de Maria, rogando pelas necessidades da Igreja, poderá ganhar (sem exigir-se-lhe nenhuma outra obrigação) todas as indulgências que se ganham visitando as 7 Basílicas de Roma, da Porciúncula, de Jerusalém e Santiago de Compostela.2

Todas as indulgências do Escapulário da Imaculada Conceição são aplicáveis às Almas do Purgatório.3



Santo Afonso Maria de Ligório

Ao Escapulário da Imaculada Conceição, entre outras, estão anexas as indulgências das 7 principais igrejas de Roma, da Porciúncula, de Jerusalém e de Santiago de Compostela. Podem ser ganhas toda vez que se rezarem 6 Pai Nossos, 6 Ave Marias e 6 Glória a Pai.4



O Meio mais Fácil e Vantajoso,

para Socorrer o Purgatório.

Venho agora a propósito apontar os imensos tesouros de indulgências, que a Santa Igreja põe à disposição dos fiéis. Há entre eles sobretudo um que, desde que se torne bem conhecido, não pode deixar de ser praticado com alvoroço: é o da Confraria da Imaculada Conceição, ou do Escapulário Azul. Foi aprovado pela Sagrada Congregação das Indulgências e Sagradas Relíquias, o Manual dos PP. Teatinos, em que se lê à pág. 21: “Quem rezar seis P.N., seis A.M., e seis G.P., em honra da SS. Trindade, e da Bem-aventurada Virgem Maria, concebida sem pecado, orando para que Deus se digne aumentar todos os dias os triunfos da Santa Igreja Católica, extinguir as heresias, favorecer a paz e a concórdia entre os Príncipes cristãos, - alcança todas as Indulgências das sete Basílicas da Cidade de Roma, da Porciúncula, de Jerusalém e de Santiago de Compostela”.5

Ademais, a Sagrada Congregação das Indulgências e das Sagradas Relíquias, ponderando este assunto, nas sessões gerais de 31 de Março de 1856, declarou no seu Decreto, que as sobreditas indulgências das 7 Basílicas de Roma, da Porciúncula, de Jerusalém e de Santiago de Compostela, podem lucrar-se “toties quoties”, e em qualquer lugar que a dita reza seja feita, observando o Decreto da Sagrada Congregação das Indulgências, de 7 de Março de 1678, aprovado por Inocêncio XI, que começa “Delatae soepius”, nem é necessário ajuntar outras preces, nem receber antes os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, mas basta recitar somente os seis P.N., as seis A.M., e os seis G.P., como acima se disse, e que essas indulgências são aplicáveis às Almas do Purgatório. Este Decreto foi benignamente aprovado por Pio IX, em 14 de Abril do mesmo ano de 1856”. “Não admite dúvida pois, que os que têm o Escapulário da Imaculada Conceição, todas as vezes que rezarem 6 P.N., 6 A.M., e 6 G.P., para conseguirem os fins de que acima se fez menção, lucram todas as Indulgências (das 7 Basílicas) da Cidade de Roma, dos Lugares Santos na Cidade de Jerusalém, da Porciúncula, e de Santiago de Composto, exceto as que andam anexas a cada Estação da Cidade de Roma no próprio dia, e que só se alcançam uma vez no dia.”.

quantas são, porém, essas Indulgências? Santo Afonso Maria de Ligório enumera 535 Plenárias e diz, que as Parciais são inumeráveis”.

Podem, portanto, reduzir-se a três as condições necessárias para se lucrarem as indulgências, de que vimos falando:

1 – Estado de graça;

2 – ter sido admitido na Confraria do Escapulário Azul, por um Sacerdote autorizado, e trazer consigo o Escapulário ou a Medalha que o substitui;

3 – cada vez que se quiser lucrar as ditas indulgências, rezar seis P.N., seis A.M., e seis G.P., em honra da SS. Trindade e da Imaculada Conceição da SS. Virgem, com a intenção mental de satisfazer aos fins indicados.


Santa Capela de Einsiedeln-Suíça

Nestas condições, fazendo-se a reza uma vez, podem tirar-se do Purgatório 535 alma; fazendo-se duas vezes, podem tirar-se 1070 almas; fazendo-se três vezes, 1605 almas, e assim por diante!… Para determinar suficientemente as almas a socorrer, bastará referir a intenção às que a Santíssima Virgem quiser libertar naquele dia, ou as mais esquecidas e abandonadas, ou às de certa família, lugar, etc. Que meio poderá haver mais fácil de libertar cada dia do Purgatório, milhares de almas? Até os mais pobres podem, sem trabalho, dispensar abundantes esmolas aos Fiéis Defuntos. Que bela ocupação para os enfermos que podem orar! Praza a Deus que um Apostolado tão fácil e proveitoso se propague cada vez mais no meio do povo.6


____________________________

1.  Liter. Consult. “Manual da Paróquia”, por Mons. Leovigildo Franca, 1950.

2.  Decretos de vários Sumos Pontífices e especialmente de Pio IX, de 14 de Abril de 1856.

3.  Liter. Consult. “Caminho Reto e Seguro para chegar ao Céu”, por Santo Antônio Maria Claret, 1909.

4.  Liter. Consult. “Glórias de Maria”, de 1964.

5.  Transcrição do Sumário de Gregório XVI, à pág. 577.

6.  Liter. Consult. “Diante do Santíssimo Sacramento”, pelo Padre Marinho, 1923.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...