Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 13 de maio de 2022

NOVENA EM HONRA A GLORIOSA SANTA RITA DE CÁSSIA. 1º DIA.


Advertências1

As almas piedosas que pretendam fazer com fruto esta novena e alcançar pela intercessão de Santa Rita os bens tanto espirituais como temporais (sempre que esses desejos estejam submetidos incondicionalmente à vontade de Deus), procurarão exercitar-se nas obras de virtude mais conformes com o seu estado. Como consequências disto, deverão usar os meios convenientes, mediante a divina graça, para adquirir aquelas virtudes que não possuem, e que mais caracterizaram a vida de Santa Rita.

Nem todos podem praticar o jejum rigoroso, atos de penitência e mortificação como o fez Santa Rita, pois nem sempre se digna o Senhor manifestar de modo tão extraordinário, nas suas criaturas, a grandeza de sua misericórdia; mas a todos é fácil a prática de outras virtudes que abrem as portas da vida sobrenatural. Não há ninguém, por pobre que seja, que não possa socorrer a seu próximo com a esmola material, ou pelo menos compadecer-se de sua indigência na presença de Deus. Todos podem ser humildes, sofrer algo por amor de Jesus, conservar a pureza do coração, fugir dos perigos que frequentemente cercam a alma, evitar a murmuração e o escândalo, dar bom exemplo dentro e fora de sua casa, educar os filhos no santo temor e amor de Deus e, finalmente, cumprir os deveres próprios de seu estado. E nada se diz da frequência da Confissão e Comunhão, necessária para a vida do espírito, pois se pressupõe que as almas devotas de Santa Rita não são daquelas que só recebem estes Sacramentos uma vez no ano. A contínua prática de todos estes atos de piedade e misericórdia constitui a verdadeira devoção à Advogada de impossíveis, cujas virtudes se amoldam perfeitamente a todas as circunstâncias da vida da mulher cristã.

Esta novena, extraída quase que totalmente do belo livro LUZ E AMOR, vem completar o Mês consagrado a Santa Rita, que se encontra na parte segunda deste pequeno devocionário. Avivemos nossa fé e confiança no Senhor, e, purificada a alma das habituais imperfeições, não duvidemos que alcançaremos, pela intercessão de Santa Rita, as graças de que necessitamos.



NOVENA


Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos , Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai †, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Ato de contrição

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu: porque sois a Infinita Bondade, amo-Vos, Senhor, mais que todas as coisas e mais que a mim mesmo. Pesa-me, Senhor, de Vos ter ofendido; e pelo vosso amor, e porque assim o quereis e me o mandais, perdoo de todo coração a todos os meus inimigos, para que Vós, Senhor, useis comigo de perdão e misericórdia e esqueçais minhas passadas culpas. Ofereço-Vos minha vida, obras e trabalhos, em satisfação dos meus pecados. Concedei-me a graça de perseverar em vosso amor e serviço até à morte. Amém.

Oração para todos os dias

Deus e Senhor nosso, que, dispondo tudo com admirável providência, colocastes em vossa Igreja os Santos que fossem modelo permanente de todas as virtudes, e, chamando-os a vosso seio, foram constituídos protetores e advogados nossos: ouvi propício as preces de vossa serva Rita, que destes ao mundo como modelo nos diferentes estados de vida, e concedei-nos que o que nossa fraqueza não pode alcançar, o consigamos pela sua poderosa intercessão. Amém.



PRIMEIRO DIA


Oração para o dia primeiro

Astro refulgente da Igreja, pérola engastada na coroa do céu agostiniano, gloriosa Santa Rita, cujo nascimento foi prenúncio da futura santidade, celebrada pelos Anjos quando anunciaram a vossos pais a boa nova do vosso nascimento, e admirada dos homens ao contemplarem com assombro o estupendo milagre do rico favo de mel fabricado em vossa boca ao desabrochar o primeiro sorriso de inocência: compadecei-vos dos vossos devotos, e concedei-nos, como prêmio do amor que vos professamos, a graça de aceitar com fidelidade o chamado divino, para que cheguemos a alcançar a glória eterna. Amém.

Meditação para este dia

I. Considera, alma cristã, os afetos que enlevariam a alma dos piedosos pais daquela menina abençoada, vendo-a, logo depois de nascida, favorecida por Deus com aquele favo de mel dulcíssimo, fabricado nos seus puríssimos lábios por aquelas misteriosas abelhas.

II. Pede a Deus, pela intercessão da Santa, a graça de perseverar até à morte limpa de toda culpa mortal, para que, entre o fel das adversidades com que Deus prova e castiga neste mundo os predestinados ao Céu, te faça gozar, pelos menos em parte, as inefáveis doçuras de sua Cruz. – A este pedido acrescente-se com toda confiança a graça particular que desejarmos alcançar por meio desta novena.

Breve meditação e, depois se dirá:

Ofereçamos agora a Deus um Pai Nosso e quatro Ave Marias, dando-lhe graças pelas virtudes com que enriqueceu a Santa Rita nos quatro estados de sua vida, para que se digne conceder-nos as que mais necessárias sejam ao nosso estado particular.

Oração final para todos os dias

Dulcíssimo e dolorosíssimo Jesus: que quisestes que vossa Santíssima Cabeça fosse coroada de espinhos, e Vos dignastes presentear um deles à vossa serva Rita, assinalando-a na testa como vossa esposa; concedei-me, Senhor, sua intercessão; e pelo Sangue que, servindo de instrumento os espinhos, saiu de vossa Sacrossanta Cabeça e correu por vosso belíssimo Rosto, fazei que, banhando-se com ele minha alma, se limpe e purifique dos espinhos dos pecados que mortalmente a têm ferido, e assim regada e purificada dê copiosos frutos de boas obras, enriquecendo-os com a perseverança final, à qual tendes prometido a vida eterna, onde Vos louve e goze com vossa coroada Esposa, protetora e advogada minha, e com todos os Coros dos Anjos e Santos que Vos louvam e abençoam na glória por toda a eternidade. Amém.

Antífona

Saúdo-vos, Rita, que, entre espinhos de dor, fostes consagrada Esposa, e ainda Vaso e Rosa de Cristo, vosso divino amor.

V. Assinalastes, Senhor, vossa serva Rita.

R. Com o sinal de vossa caridade e Paixão.

Oremos: Ó Senhor, que Vos dignastes conceder tanta graça a Santa Rita, que, imitando-Vos no amor dos inimigos, mereceu levar no seu coração e fronte os sinais de vossa Paixão, rogamo-Vos, pela sua intercessão e merecimentos, nos concedais amar os nossos inimigos e, com o espinho da compunção, contemplar as dores da vossa Paixão. Vós que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.



Louvores e Súplicas a Santa Rita


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.

Deus, Filho, Redentor do mundo, tende…

Deus, Espírito Santo, tende…

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende…


Maria Imaculada, rogai por nós.

Maria, Mãe e conforto dos atribulados, rogai…

Maria, Protetora amorosa de Santa Rita, rogai…


Santa Rita, advogada e protetora nossa, rogai…

Santa Rita, predestinada por Deus, rogai…

Santa Rita, dom escolhido do Céu, rogai…

Santa Rita, anunciada pelo Anjo, rogai…

Santa Rita, admirável na infância, rogai…

Santa Rita, amante da solidão, rogai…

Santa Rita, modelo de pureza, rogai…

Santa Rita, exemplo de amabilidade, rogai…

Santa Rita, espelho de obediência, rogai…

Santa Rita, modelo de donzelas, rogai…

Santa Rita, exemplar de esposas e mães, rogai…

Santa Rita, viúva santa, rogai…

Santa Rita, invicta na paciência, rogai…

Santa Rita, admirável na fortaleza, rogai…

Santa Rita, heroica no sacrifício, rogai…

Santa Rita, generosa no perdão, rogai…

Santa Rita, mártir da penitência, rogai…

Santa Rita, compassiva com os pobres, rogai…

Santa Rita, pronta ao divino chamado, rogai…

Santa Rita, levada prodigiosamente ao claustro, rogai…

Santa Rita, espelho da vida religiosa, rogai…

Santa Rita, milagre de mortificação, rogai…

Santa Rita, ramalhete de fragrante mirra, rogai…

Santa Rita, vergel escolhido de todas as virtudes, rogai…

Santa Rita, enamorada da Paixão de Cristo, rogai…

Santa Rita, ferida pelo Sagrado Espinho, rogai…

Santa Rita, amante filha de Maria Santíssima, rogai…

Santa Rita, recebida com festa no Céu, rogai…

Santa Rita, enriquecida de sublime glória, rogai…

Santa Rita, margarida do Paraíso, rogai…

Santa Rita, pérola preciosa da Úmbria, rogai…

Santa Rita, astro benéfico dos transviados, rogai…

Santa Rita, seguro conforto dos atribulados, rogai…

Santa Rita, saúde dos doentes, rogai…

Santa Rita, advogada de impossíveis, rogai…

Santa Rita, luz da Igreja, rogai…

Santa Rita, nossa constante intercessora, rogai…

Santa Rita, modelo de confiança nas súplicas, rogai…

Santa Rita, poderosa para alcançar tudo de Jesus crucificado, rogai…


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.


V. Assinalastes, Senhor, a Vossa serva Rita.

R. Com o sinal da Vossa caridade e Paixão.


Oremos: Ó Jesus, que Vos dignastes conceder tanta graça a Santa Rita, que, imitando-Vos no amor dos inimigos, mereceu levar em seu coração e fronte os sinais da vossa Paixão; concedei-nos, por sua intercessão e merecimentos, amar nossos inimigos, e com o espinho da compunção contemplar as dores da vossa Paixão. Vós que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.


_______________________

1.  Exmo. E Revmo. D. Bernardo Martinez Noval, Bispo de Almeria, “Devocionário e Mês de Santa Rita de Cássia”, 2ª Parte, pp. 233-254.266-268. Editora Vozes Ltda., Petrópolis/RJ, 1938.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...