Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

HONRANDO A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ.


Oração para a Festa da Sagrada Família1


V. Quão amáveis são os vossos tabernáculos, Senhor Deus dos Exércitos!

R. Minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, éreis submisso a Maria e a José e santificastes a vida doméstica por vossas excelsas virtudes. Auxiliados por Maria e José, fazei com que nos guiemos pelo exemplo de vossa Sagrada Família e assim possamos chegar à união eterna conVosco. Vós que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.2

Oremos: Nós Vos pedimos, Senhor, que pela intercessão da Virgem Mãe de Deus, de São José, nossa família seja consolidada na paz e em vossa graça. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

V. Ele desceu com eles para Nazaré e lhes era submisso.

R. Jesus crescia em sabedoria, idade e graça, diante de Deus e dos homens.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, fazei com que sigamos constantemente o exemplo de vossa Sagrada Família, para que, na hora de nosso trespasse, a gloriosa Virgem Maria, vossa Mãe, e São José, venham ao nosso encontro e sejamos todos admitidos nos tabernáculos eternos. Vós, que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.3



Oração à Sagrada Família4

V. Jesus, Maria e José, vivestes tão santamente e santo era o lugar em que habitáveis! A primeira Igreja Cristã, Santuário da Nova Aliança, foi constituída por Jesus e seus benditos pais. Sob modestas aparências, vossa casa, ó Sagrada Família, era um templo sacrossanto de Deus, onde se reuniam os Anjos em assembleia maravilhosa, era um jardim de todas as virtudes.

R. Ó Sagrada Família, Jesus, Maria e José, fazei com que, por Vós, as famílias cristãs com todos os seus membros, pais, filhos e servidores, tenham a graça de Vos imitar e consigam, assim, os doces tesouros da paz e da virtude, fonte do verdadeiro progresso temporal e eterno. Amém.

Glória ao Pai…



Oração aos Santos Pais de Jesus5

V. Ó Virgem Mãe de Jesus, ó Pai virginal e adotivo do Senhor, obtende-me a graça da pureza de coração e de um verdadeiro amor a Jesus, a quem alimentastes e abraçastes. Alcançai à Santa Igreja, maior número de almas virgens, que protejam e disseminem o bem na terra. Inspirai-o especialmente, para os estados Sacerdotal e Religioso, a fim de que o mal seja vencido e o bem espalhado em todos os recantos do Universo.

R. Seja adorado e amado Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Deus, bendito por toda a eternidade, a quem Vós, ó Maria, destes ao mundo. Amém.

Glória ao Pai…



Oração

que se deve rezar todos os dias,

diante da imagem da Sagrada Família.6

Ó amantíssimo Jesus, que com vossas inefáveis virtudes e exemplos de vida doméstica, consagrastes a Família por Vós escolhida na terra, volvei olhos de clemência sobre esta família, que aqui prostrada a vossos pés, Vos pede e suplica que lhe sejais propício. Lembrai-Vos de que é vossa, pois que a Vós e ao vosso culto especial se consagrou devotamente. Olhai-a benigno e livrai-a dos perigos; socorrei-a em suas necessidades, e concedei-lhe o dom de perseverar constantemente na imitação da vossa Sagrada Família, a fim de que, empregando-se fielmente no vosso serviço e amor, possa finalmente cantar no Céu os vossos louvores por toda a eternidade.

Ó Maria, Mãe dulcíssima, imploramos também a vossa proteção, certos de que o vosso Divino e Unigênito Filho se dignará de atender os vossos rogos a nosso favor.

E Vós, ó gloriosíssimo Patriarca São José, socorrei-nos também com o vosso poderoso patrocínio, e colocai nas mãos de Maria as nossas súplicas, a fim de que Ela as apresente a Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.



Fórmula

de Consagração das Famílias,

que se poderá usar em qualquer língua.7

Ó Jesus, amabilíssimo Redentor Nosso, que descendo do Céu para ilustrar o mundo com as vossas doutrinas e exemplos, quisestes passar a maior parte da vossa vida mortal na humilde casa de Nazaré, sujeito a Maria e a José, e consagrastes aquela Família para servir de Modelo a todas as famílias cristãs, recebei benigno esta família que agora se entrega completamente a Vós. Protegei-a e guardai-a e confirmai nela os sentimentos do vosso Santo Temor, juntamente com a Paz e Concórdia da Caridade cristã, para que se torne semelhante ao Divino Modelo da vossa Família, e todos quantos a constituímos, possamos conseguir a bem-aventurança eterna.

Ó Maria, amabilíssima, Mãe de Jesus e Mãe Nossa, pela vossa piedade e clemência fazei que Jesus aceite a nossa Consagração e nos conceda as suas bênçãos e as suas graças.

Ó bem-aventurado José, guarda santíssimo de Jesus e de Maria, socorrei-nos com a vossa intercessão em todas as necessidades da nossa alma e do nosso corpo, a fim de convosco e com a Santíssima Virgem Maria, podermos louvar e dar graças por toda a eternidade a Jesus Cristo nosso Divino Redentor. Amém.



Oração à Sagrada Família 28

1º. Ó Jesus, Filho de Deus vivo, esplendor da eterna luz, que desde a eternidade fostes gerado puríssimo no seio do eterno Pai, e que no tempo quisestes nascer de uma Virgem puríssima e Imaculada, eu, fragílima criatura vossa, de todo o coração Vos peço, que me conserveis puro na alma e no corpo; e que façais florescer plenamente na vossa Santa Igreja a pureza, para maior gloria vossa e para a salvação das almas por Vós remidas.

2º. Puríssima e Imaculada sempre Virgem Maria, Filha do eterno Pai, Mãe do eterno Filho, Esposa do Espírito Santo, augusto e vivo Templo da Trindade Sacrossanta, Lírio de pureza e Espelho sem mancha, dignai-Vos, ó minha querida Mãe, obter-me de vosso Filho, meu bom Jesus, a pureza da alma e do corpo; e intercedei junto a Ele, a fim de que, esta formosa virtude cada vez mais brilhe em todas as classes dos fiéis.

3º. Esposo castíssimo de Maria Imaculada, glorioso São José, que merecestes de Deus a singular honra de ser Pai adotivo da mesma Inocência, Jesus Cristo, e Custódio intemerato da Virgem das virgens, instantemente Vos peço, que me alcanceis o amor de Jesus, meu Deus e Salvador, e a proteção especial de Maria, minha Mãe Santíssima e fazei, São José, protetor de todas as almas castas, que vossa predileta virtude, a santa pureza, seja por mim e por todos os homens mais dignamente amada.

4º. São Bernardino, amantíssimo servo de Jesus, Maria e José, e modelo da modéstia cristã, apresentai as minhas súplicas à Sagrada Família. Amém.



Oração à Sagrada Família 39

Jesus, Maria e bom São José, abençoai-nos, agora e na agonia da morte.10

Jesus, Maria e José.11

Antífona12

Iluminai-nos, Senhor, com os exemplos de vossa Família e dirigi nossos pés no caminho da paz.

V. Bem-aventurados, Senhor, os que moram em vossa casa.

R. Pois Vos louvarão pelos séculos dos séculos.

Oremos: Senhor Jesus Cristo, que, por vossa submissão a Maria e José, santificastes a vida de família, praticando inefáveis virtudes, fazei que, auxiliados por vossos Pais, nos instruamos nos exemplos da vossa Santa Família, por todos os séculos dos séculos. Amém.



Ato de Consagração

das famílias cristãs à Sagrada Família13

Ó meu Jesus e meu amabilíssimo Redentor, que, vindo iluminar o mundo com a Vossa doutrina e exemplos, quisestes passar a maior parte da Vossa vida mortal, obediente e submisso a Maria e a José, na humilde e pobre morada de Nazaré, santificando aquela Família, que devia ser o Modelo mais acabado das famílias cristãs, aceitai benigno esta nossa, que se Vos consagra agora e se Vos dedica. Protegei-a, amparai-a, defendei-a e comunicai-lhe o Vosso amor, e o santo temor de Deus; dai-lhe paz, concórdia e caridade cristã, para que possa, conformando-se com o divino Modelo, que na Vossa lhe destes, conseguir toda, sem exclusão de nenhum de seus membros, a Bem-aventurança eterna.

Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus, e Mãe nossa, fazei aceitável perante Jesus, com a Vossa piedosa intercessão, esta nossa humilde oferta, e alcançai-nos as Suas graças e bênçãos.

Ó guarda Santíssimo de Jesus e de Maria, São José, ajudai-nos com as vossas súplicas, em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, para que possamos, convosco e com Maria bendizer eternamente a Jesus, nosso divino Redentor. Amém.


___________________________

1.  “VADEMECUM – Orações cotidianas para uso comum das Educandas das Missionárias ‘Servas do Espírito Santo’ e Membros da ‘Obra Auxiliar do Espírito Santo’, editadas pela Direção Geral da mesma Congregação”, Terceira Parte, Tempo do Natal, pp. 294-295. Tipografia do “Lar Católico”, Juiz de Fora/MG, 1958.

2.  Oração Indulgenciada.

3.  Oração Indulgenciada.

4.  “VADEMECUM”, ob. cit., p. 295.

5.  “VADEMECUM”, ob. cit., pp. 295-296

6.  “A Sagrada Família”, por um Padre Redentorista, pp. 21-23; Versão do Espanhol pelo Cônego Manuel Moreira Aranha Furtado de Mendonça; Estabelecimentos Benzinger & Co. S.A. – Tipógrafos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln – Suíça, 1898.

7.  Idem. pp. 25-28.

8.  “ADOREMUS – Manual de Orações e Exercícios Piedosos”, por Dom Frei Eduardo, O.F.M., pp. 240-241. XXVIII Edição, Editora Mensageiro da Fé, Salvador/BA, 1958.

9.  “ADOREMUS”, ob. cit., pp. 241-242.

10.  Indulgenciada.

11.  Indulgenciada.

12.  Indulgenciada.

13.  “A Sagrada Família”, ob. cit., pp. 597-599.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...