Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 17 de dezembro de 2023

O ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA.


– É a obra-prima da Oração.

Ensina-nos a orar!” diziam os Discípulos ao Senhor Jesus. O ROSÁRIO nos ensina a ciência da prece. É a arte de falar a Deus e aos Santos, intercessores da Pátria celeste. Oração a Maria. Oração em união com Jesus. Oração de petição, oração de louvor. Tudo no Rosário se encontra.

Quem tiver bem rezado seu Rosário pode ficar certo, firmemente convencido, disse a Deus o essencial do que lhe devia dizer, e lhe disse do melhor modo possível.

Esse “Terço” de Nossa Senhora que levo comigo e que tomo nas mãos como tomaria o meu livro de orações, e que meus dedos vão passando de conta em conta, como a folhearem as páginas do livro, é modesto, simples, primitivo, se quiserem, mas é tão humano, tão cristão e divinal! Esse instrumento da prece me inspira uma atitude, me comanda uma postura e diz: “ORA”, como um instrumento de artesão diz ao operário: “TRABALHA”.

E até mesmo, se na alma nada orasse, enquanto nas mãos se empunha o Rosário, esse simples movimento dos dedos que desfiam contas de um Terço bento surtiria efeito, fazendo o seu ofício, prosseguindo o gesto da oração. E não seria insignificante, não.

Mas com as palavras que acompanham o gesto, o convite à prece se torna mais claro e mais premente ainda.

Que esplêndida “antologia” de orações cristãs! O PADRE NOSSO composto da mais pura medula das fórmulas da Antiga Lei e que passaram pelos lábios de Jesus e receberam todas as graças da Nova Aliança. Oração do Senhor, oração definitiva. A AVE MARIA na qual se entrelaçam as mais lindas saudações que recebeu nossa Divina Mãe: a saudação do Anjo na Anunciação e a que lhe dirigiu a Santa Prima na Visitação, palavras inspiradas que encerram como num grande clamor unânime a voz de toda a Cristandade. A SANTA MARIA, a súplica ardorosa e firmada pela Igreja de Deus. Finalizando, coroa os esplendores das preces do Rosário o louvor eternal dos Eleitos: “O GLÓRIA”.

A “forma” aperfeiçoa a matéria. Foi deveras um achado, essa revelação ao Nosso Bem-aventurado Pai São Domingos. Nossa Senhora o privilegiou. Essa cantilena sagrada de “Ave Marias” entrecortada pelo Pai Nosso e realçada pelo “Glória” dir-se-ia um canto de “treino” para o trabalho dos obreiros na labuta, quando disfarçam a pena entoando hinos: ou então das crianças que dão, cantando, às suas brincadeiras, mais vida e movimento. O efeito se torna irresistível. É o encanto da oração o Rosário de Maria.

De ser uma prece maquinal, rotineira e servil, acusa-se com frequência o “Terço”. E se a maneira com que o recitam alguns, deu pretexto a tais juízos, não é menos verdade, porém, que encerram tais apreciações mesquinho e formalista conceito da prece. Acusam de psitacismo1 a quem reza seu Terço, ao passo que aos seus detratores cabe o querer pela atitude hostil, reduzir a oração a mero verbalismo. Não. O ROSÁRIO é prece perfeita: súplica e meditação.

Que vem a ser a oração perfeita? Palavras curtas ou extensas ultimadas por um grande silêncio no qual Deus nos absorve o pensamento. As palavras são “muletas” de que se serve a alma, disse alguém, para se elevar insensivelmente ao que chamaríamos o “estado de oração”, coroa e remate do “ato de oração”.



– É o ROSÁRIO também a obra-prima da devoção.

Não é tão somente oração o Santo Terço de Maria. É uma verdadeira devoção.

A “devoção”, é o ato primordial e o mais profundo da virtude de Religião. É um movimento da vontade que a inclina e leva a se dedicar a Deus, uma presteza, um anseio que não conhece descanso, que não nos deixa até que tenhamos feito alguma coisa para Deus, para Jesus, para Maria. Se a oração é a arte de falar com Deus, a devoção é uma como que necessidade de ficar aplicada a alma cristã no serviço fiel do seu Senhor.

Realiza o ROSÁRIO excelentemente esse ofício. Sob a recitação das preces faz passar a prática da devoção perseverante. Para isto, pormenoriza e especifica bem os Mistérios de Jesus e de Maria, que são também Mistérios “nossos”. Leva-nos a meditá-los, saboreá-los, e de certo modo, renová-los. Recorda as circunstâncias desses Passos sagrados da Vida, da Morte, e da Glória do Senhor. Põe a alma em face da história feliz da Encarnação, do Drama doloroso da Redenção e da Apoteose do Cristo e da sua Santa Mãe.

As “Ave Marias” que uma a outra se sucedem, dizendo a mesma coisa sem se repetir jamais, transportam a alma na atmosfera da prece, ambiente da devoção.

Além, para o além das palavras, quinze vezes, a fio, contempla a alma os Mistérios que lhe são causa de júbilo, ou de dores, ou de triunfos.

Parecendo verbal, é essa prece do Santo Rosário a mais espiritual de todas as preces; parecendo escrava, é a mais liberta de todas; parecendo rudimentar, é de todas a mais contemplativa e se pode tornar a mais particular de todas as orações.

No esboço que a alma forma no recitar das “Ave Marias”, a meditação livre, natural, delineia a imagem viva dos Quinze Mistérios. E quem poderá calcular o que existe de original e forte nas contemplações de muitos “humildes”, na aparência, curvados sobre as contas do Terço, mas voando bem longe nas asas das aves divinas? Para eles se torna o Rosário como infindo regalo, em Deus Nosso Senhor. Na direção indicada, pelos lábios em prece, a alma sobe, se eleva até ao Coração de Cristo, até ao Coração maternal da Virgem Santíssima. Tal é a riqueza sem par dessa oração dos simples, dessa oração dos doutos. É o Rosário, ao mesmo tempo, a mais profunda das preces e a mais singela, a mais acessível a todo o mundo.

O povo cristão se apegou ao Rosário, de século em século, com incrível fidelidade. Essa perseverança é o magno sinal da sua conveniência com a humanidade cristã.

Unção do Rosário! Militante ou Padecente, toda a Cristandade se embalsama com esse perfume marial do Santo Terço. Toda alma cristã se inebria com o perfume dessas Rosas benditas. E até, existem almas que se acham de tal modo impregnadas desse odor do Rosário que, se tornam mesmo como um Rosário vivo, e fazem da vida um Rosário Perpétuo.

F. L. P.

(Do “Mensageiro do Santo Rosário”, de Setembro de 1940).

_________________________

Fonte: “Quero Bem ao meu Rosário – Leituras Meditadas”, colhidas em Bossuet e Monsabré, por F. L. Palha, O.P., Introdução, pp. 5-9; 2ª Edição, Edições do “Mensageiro do Santo Rosário”, 1941.

1.  Perturbação psíquica que consiste em repetir palavras sem ter ideia do seu significado.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...