Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

NOVENA DAS ALMAS. 9º DIA.


(Notas Introdutórias – ver no 1º Dia)


NOVENA


Pensemos que provavelmente se acham penando no Purgatório almas que esperam os nossos socorros com um direito especial, como a do nosso pai, mãe, irmãos, outros parentes e amigos. Ajuntemos que estas santas almas não podem socorrer a si mesmas, pois, ali estão para pagar pelas suas faltas; esta consideração mais que tudo nos deve vivamente excitar a irmos ao seu socorro com quantas forças pudermos. Nisto, não somente seremos muito agradáveis a Deus, mas, adquiriremos grandes merecimentos; e estas benditas almas não deixarão de nos obter do Senhor muitas graças, principalmente a salvação eterna.1



Orações Iniciais2


Pelo sinal, da Santa Cruz…


V. Abri, Senhor, os meus lábios.

R. E minha boca pronunciará o vosso louvor.

V. Meu Deus, em meu favor e amparo atende.

R. E dos meus inimigos me defende.


Oremos: Senhor, preparai e fortalecei nossos corações com a abundância de vossa graça, a fim de que, penetrando, em espírito de fé, caridade e compaixão, nas tristes prisões do Purgatório, possamos levar aos fiéis que nele sofrem os tesouros de sufrágios que dão alívio a seus padecimentos, glória à vossa divina Majestade, consolação e paz as nossas almas. Amém.


V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

R. Socorrei-me sem demora.

V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.


V. Dai às almas dos fiéis defuntos o repouso, Senhor.

R. E da luz eterna o esplendor.

V. Descansem em paz.

R. Amém!



Orações a Jesus Cristo3

Para conseguir, pelas dores de sua Paixão,

se digne ter piedade das Almas do Purgatório.


1. Dulcíssimo Jesus, pelo suor de Sangue que vertestes no jardim de Getsêmani, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

2. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa cruel Flagelação, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

3. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa dolorosa Coroação de Espinhos, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

4. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes levando a vossa Cruz ao Calvário, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

5. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa Crucifixão crudelíssima, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

6. Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa amarguíssima Agonia sobre a Cruz, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.

7. Dulcíssimo Jesus, pela dor imensa que sofrestes rendendo a vossa bendita Alma, tende compaixão dessas benditas almas. – Tende delas compaixão, Senhor, tende delas compaixão.



Oração4


Ó Santa e Augustíssima Trindade! Ó Jesus! Ó Maria! Anjos benditos; Santos e Santas do Paraíso, alcançai-me as seguintes graças que peço pelo Sangue de Jesus:

Fazer sempre a vontade de Deus;

Viver estreitamente unido com Deus;

Pensar incessantemente em Deus;

Amar sobre todas as coisas a Deus;

Fazer tudo por Deus;

Procurar só a glória de Deus;

Fazer-me santo por amor de Deus;

Reconhecer minha miséria e o meu nada;

Conhecer cada vez mais a vontade de meu Deus.


Oremos: Santa Maria, oferecei ao Eterno Pai o Sangue precioso de Jesus Cristo pela salvação de minha alma, pelas Santas Almas do Purgatório, pelas necessidades da Santa Igreja, pela conversão dos pecadores, pelo mundo inteiro. Amém.



9ª Meditação5


Numa palavra, todas as penas que sofrem estas benditas almas, o fogo, o tédio, a obscuridade, a incerteza do momento em que serão livres da sua prisão, são mui grandes penas, mas a maior de todas para essas santas esposas de Jesus Cristo, é estarem separadas do seu divino Esposo e privadas da felicidade de O verem. E eu, ó Bondade infinita, como pude viver tantos anos longe de Vós e privado da vossa graça!

Ó meu Deus, pois, que sois a bondade infinita amo-Vos sobre todas as coisas, e pesa-me de todo o coração de Vos haver ofendido. Prometo-Vos antes morrer do que ofender-Vos de novo; dai-me a santa perseverança. Tende compaixão de mim, e tende também compaixão dessas benditas Almas que ardem no Purgatório. Ó Maria, Mãe de Deus, socorrei-as por vossas poderosas orações. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, e Glória ao Pai.



Oração Final


Almas santas, acabamos de rogar por vós; mas vós, que sois tão caras a Deus e tendes a certeza de não perdê-Lo mais, rogai-Lhe também por nós, desgraçados, expostos ao perigo de nos condenarmos e perdermos a Deus para sempre.

Oremos: Ó Deus, que folgais de perdoar os pecadores e salvar os homens, suplicamos a vossa clemência, pela intercessão da Bem-aventurada Maria, sempre Virgem e de todos os Santos, conceder que os nossos confrades, parentes e benfeitores, que deixaram este mundo, cheguem à morada da eterna felicidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.



Salve Rainha pelos Mortos6


Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, não só neste vale de lágrimas, porém, ainda no lugar de nossa expiação, salve! A Vós clamamos, Consoladora dos aflitos; a Vós suspiramos, gemendo e chorando por nossos irmãos que sofrem no Purgatório. Esses vossos olhos misericordiosos volvei a eles, Advogada nossa; e mostrai-lhes Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Isto Vos rogamos encarecidamente por eles, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce Virgem Maria! Intercedei pelos mortos, Santa Mãe de Deus, para que entrem já no gozo das promessas de Cristo. Amém.

Oremos: Ó Jesus, abandonado de todos e até dos vossos Apóstolos no Jardim de Getsêmani, dignai-Vos lançar os olhos de misericórdia sobre as Almas do Purgatório, e em particular sobre as que não recebem orações nem consolações e que, pelo decurso do tempo ou efeito de irreligiosidade e negligência, estão esquecidas: fazei que participem das orações, Santos Sacrifícios, boas obras, cujo mérito não puder ser aplicado àqueles por quem a Igreja os oferta. Ah! Senhor, não terei eu abandonado, em um criminoso esquecimento, almas que tenham jus a meu reconhecimento, de parentes, de amigos, de benfeitores? Quero daqui em diante, reparar tão grande ingratidão… Se conhecesse algum meio eficaz, por mais penoso que me fosse, empregá-lo-ia para aliviar essas pobres almas, sem proteção, no meio de um oceano de sofrimentos. Entretanto, eu me proponho fazer todos os sacrifícios que puder, e todo o bem que ofereço-Vos à vossa glória e pelas Almas do Purgatório em consideração de sua fé e esperança em Vós, em consideração, principalmente, da Agonia mortal e cruel abandono que sofrestes: dignai-Vos, ó Jesus, remir-lhes as penas que ainda têm de sofrer, a fim de que, possam ter livre entrada no reino eterno a que aspiram e onde celebrarão a grandeza inefável de um Deus que não desampara a ninguém. Amém.



Ato Heroico de Caridade,

em favor das Almas do Purgatório.7


Ó Santa e Adorável Trindade, desejando ajudar o livramento das Almas do Purgatório, cedo, em proveito delas, a parte satisfatória de todas as minhas obras e todos os sufrágios que me forem concedidos depois da minha morte, e os ponho nas mãos da Santíssima Virgem, para que Ela os aplique, como bem Lhe parecer, às Almas do Fiéis Defuntos que Ela quer livrar das suas penas. Dignai-Vos, ó meu Deus, de acolher e abençoar a oferta que neste momento Vos faço. Assim seja.



Ladainha pelos Fiéis Defuntos8


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Deus Pai dos Céus, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Deus Espírito Santo, tende misericórdia dos fiéis defuntos.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende misericórdia dos fiéis defuntos.


Santa Maria, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Mãe de Deus, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Virgem das virgens, rogai pelos fiéis defuntos.

São Miguel, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Anjos e Arcanjos, rogai pelos fiéis defuntos.

São João Batista, rogai pelos fiéis defuntos.

São José, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Patriarcas e Profetas, rogai pelos fiéis defuntos.

São Pedro, rogai pelos fiéis defuntos.

São Paulo, rogai pelos fiéis defuntos.

São João, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Apóstolos e Evangelistas, rogai pelos fiéis defuntos.

Santo Estêvão, rogai pelos fiéis defuntos.

São Lourenço, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Mártires, rogai pelos fiéis defuntos.

São Gregório, rogai pelos fiéis defuntos.

Santo Ambrósio, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos os Santos Pontífices e Confessores, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Maria Madalena, rogai pelos fiéis defuntos.

Santa Catarina, rogai pelos fiéis defuntos.

Todos Santos e as Santas de Deus, intercedei pelos fiéis defuntos.


Sede-nos propício, perdoai-lhes, Senhor.

Sede-nos propício, escutai-nos, Senhor.


De todo o mal, livrai-os, Senhor.

Da vossa ira, livrai-os, Senhor.

Do ardor do fogo, livrai-os, Senhor.

Da região das sombras da morte, livrai-os, Senhor.

Por vossa admirável Conceição, livrai-os, Senhor.

Por vosso Nascimento, livrai-os, Senhor.

Por vosso Nome dulcíssimo, livrai-os, Senhor.

Pela multidão de vossas misericórdias, livrai-os, Senhor.

Por vossa Paixão acerbíssima, livrai-os, Senhor.

Por vossas Chagas Sacratíssimas, livrai-os, Senhor.

Pela Morte ignominiosa com que, morrendo, vencestes nossa morte, livrai-os, Senhor.


Pecadores que somos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós que absolvestes a pecadora e escutastes o Bom Ladrão, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós que salvastes gratuitamente todos os que estão salvos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que absolvais de todos os seus pecados e penas aos nossos parentes, amigos e benfeitores, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que Vos digneis lembrar-Vos e compadecer-Vos de todos os fiéis defuntos que não são mais lembrados na terra, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que outorgueis a todos os que descansam em Cristo o lugar de refrigério, da luz e da paz, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que convertais sua tristeza e luto em alegria, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que Vos digneis coroar sua inspiração, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que os façais bendizer-Vos de tudo e Vos oferecer para sempre o sacrifício do vosso louvor, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Que os eleveis ao grêmio dos vossos escolhidos, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Filho de Deus, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Fonte de piedade, nós Vos rogamos, atendei-nos.

Vós, que tendes a chave da Morte e do Inferno, nós Vos rogamos, atendei-nos.


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai o repouso aos fiéis defuntos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai o repouso aos fiéis defuntos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai aos fiéis defuntos o repouso eterno.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Pai Nosso que estais no Céu…


V. Das portas do Inferno.

R. Salvai as suas almas, Senhor.

V. Descansem em paz.

R. Amém.

V. Senhor, escutai a minha oração.

R. E chegue até Vós o meu clamor.


Oremos: Ó Deus, que perdoais aos pecadores e quereis a salvação dos homens, de vossa clemência imploramos que, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria e de todos os vossos Santos, leveis à eterna Bem-aventurança nossos irmãos, parentes e benfeitores que têm partido deste mundo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


__________________________

1.  Pe. Saint-Omer, CSSR, “As Mais Belas Orações de Santo Afonso de Ligório”, Parte IV, Art. 8, p. 679. Imprimé par les Etablissements Casterman, S.A. Tournai/Belgique, Belgium, 1921.

2.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, “Mês das Almas do Purgatório”, Introdução, Caps. II-VII, pp. 8-12. 12ª Edição, Editora Mensageiro da Fé Ltda, Salvador/BA, 1955.

3.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. pp. 699-680. Fazei cada ano uma Novena para as Almas. A este intento, cada dia: 1. Rezai esta oração; 2. Meditai num dos pontos seguintes; 3. Enfim, rezai outras orações em favor delas.

4.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. it. pp. 15-16.

5.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. pp. 684-685.

6.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. cit. pp. 16-17.

7.  Pe. Saint-Omer, CSSR, ob. cit. p. 686.

8.  Mons. Dr. José Basílio Pereira, ob. cit. pp. 18-21. Extraída do “Manual dos Ordenandos”.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...