Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 26 de junho de 2022

Deve purificar o coração, quem deseja imitar o Coração de Jesus.


1. Jesus. Filho, se queres granjear a amizade do Meu Coração e gozar a inefável doçura da sua familiaridade, purifica de todo mal o teu coração.

Teu Amado, puro e sem mácula, compraz-se entre os lírios.

Como poderá haver união entre Meu Coração e o teu, se não o purificares assiduamente?

Ai, meu filho! Que coração é o teu! Nascido no pecado, morada dos Demônios, poluído e deformado por tantas máculas, inclinado com veemência ao mal e tristemente afastado dos bens superiores, fomentando afeições desordenadas, geradoras de pecados, cheio do mundo e de si mesmo, habituado a considerar-se como fim de todas as suas ações!

2. É para admirar que ouses convidar-me a visitar um tal coração, a morar entre tantas imundícies.

O coração perverso me é abominável, o coração impuro provoca-Me náuseas. Como poderia comprazer-Me em tê-lo por morada? Busco um coração puro. Minhas delícias consistem em habitar nele e recrear-Me entre os lírios.

Por conseguinte, quem ama a pureza do coração gozará da Minha Presença e por experiência conhecerá a ternura e divina suavidade do Meu Coração.

3. Não te iludas, filho, julgando andar bem, quando teu proceder exterior é correto, visto ser principalmente o coração que Eu considero.

De que te servirá agradar pelo exterior a todas as criaturas, se no íntimo Me desagradares?

Se teu coração for puro, serás todo puro. Pois do teu íntimo procedem os maus pensamentos, impurezas, fraudes, detrações, enfim, todos os males.

Torne-se puro o teu coração, e nada te impedirá de alcançar suavemente a íntima união Comigo e saborear plenamente a doçura do Meu Coração. Se, porém, te afastares do mal apenas exteriormente e não extirpares do teu coração o pecado, nunca estarás isento de vícios. Mas estes propagar-se-ão dez vezes mais no teu íntimo do que os poderias evitar no exterior. E enquanto tua conduta externa parece irrepreensível, és oprimido sob o peso dos males internos.

4. Eia, meu filho, prepara-Me em teu coração límpida morada, e Eu, a ele vindo, serei todo teu e tu todo Meu. Haverá entre nós admirável intimidade e união só conhecida dos que a experimentaram.

Sê generoso e começa sem detença esta obra de tão grande importância. Não sentirás verdadeira alegria, enquanto não a completares.

A muitos o receio da dificuldade impede a perfeita purificação do coração. É astúcia do Demônio. Este antigo Inimigo da salvação humana, sabendo que da verdadeira e total purificação do coração dependem não só a tua salvação e perfeição, mas também a do próximo e principalmente a Minha glória, envida todos os esforços para impedi-la. Não prestes ouvidos às sugestões do artificioso Inimigo, a quem pouco importa obter o seu fim por meio de verdades ou mentiras.

Reza, porém, pede a graça divina e com ela põe virilmente mãos à obra. Verás todas as dificuldades dissiparem-se diante da tua intrepidez e até ficarás maravilhado, encontrando maiores consolações onde julgavas haver maiores obstáculos.

5. Discípulo. Rogo-Vos com instância, ó Senhor, criai em mim um coração puro e renovai no meu íntimo o espírito de retidão.1

Todo o meu coração está coberto de máculas. Sua infecção contaminou-me as faculdades da alma e os sentidos do corpo. Ai, Senhor! Que há em mim isento de mácula ou absolutamente puro? Enviai, eu vo-lo rogo, a luz da Vossa graça a iluminar-me o espírito, para que conheça e chore todos os males praticados e todos os bens omitidos.

Oh! Quanto me arrependo, ó dulcíssimo Jesus, de ter profanado indignamente a Vossa morada, de Vos ter ofendido, afligindo o Vosso Coração! Lamento, ó meu Sumo Bem, lamento e detesto todos os meus pecados. Confesso minha malícia e ingratidão, implorando a misericórdia do Vosso Coração.

Senhor, se quiserdes, podeis limpar-me. Lavai-Me, eu vo-lo rogo, da minha iniquidade e purificai-Me do meu pecado. E mesmo dos delitos ocultos e das faltas alheias, purificai-Me o coração.

Vinde, Jesus, vinde ao meu coração. Fazei um chicote com as cordas do santo temor, da viva gratidão e do puro amor, e expulsai todos os que profanam essa Vossa morada. A nenhum deles darei jamais entrada. Vossa casa chamar-se-á casa de oração; aí Vos hei de oferecer minhas homenagens e meu amor e entreter-me Convosco.


Fonte: Rev. Pe. Pedro Arnoudt, S.J., “A Jesus os Corações ou Imitação do Sagrado Coração de Jesus”, 1ª Parte, Cap. VI, pp. 36-39; Editora Vozes Ltda, Petrópolis-RJ, 1941.


______________________

1.  Salm. 50, 12.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...