Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Invocação e Louvor ao Espírito Santo.


Vinde, ó Luz verdadeira.

Vinde, eterna Vida.

Vinde, Tesouro que não tem nome.


Vinde, Alegria eficiente,

Sol que não conhece ocaso,

Esperança fiel de todos os que se salvam.


Vinde, ó Virtude poderosa,

que só com o aceno realizais e renovais todas as coisas,

ficado Vós imutável.


Vinde, ó Primeiro Móvel (Causa)

dos universos místicos do nosso espírito.


Vinde, Grinalda florida

que não sabe murchar-se.


Vinde, Cíngulo de brilhante pedraria,

que vence as estrelas em claridade.


Vinde, Refúgio altíssimo

e seguríssimo.


Vinde, Dedo da Mão direita

da Augusta Majestade do Altíssimo.


Vinde, Semeador de conselhos sábios

e propósitos santos,

que frutificam honra e glória.


Vinde, Eterno Abraço com que o Pai

e o Verbo exprimem entre Si,

o seu amor infinito.


Vinde, Luz do Profetas,

Doutrina dos Apóstolos,

Fortaleza dos Mártires,

Testemunha das Virgens,

Selo de todos os Justos,

Coração de toda a Igreja Católica.


Vinde, vinde; porque a minha pobre alma, por misericórdia vossa Vos deseja, Vos invoca e Vos espera.


Graças Vos dou, porque Vós sois o meu alento, a minha vida, o meu gozo, a minha glória e a luz formosa do meu mundo interior.


Graças Vos dou, porque sendo Vós o Espírito de Deus, Vos dignais infundir-Vos em meu espírito, e dentro dos seios de minhas potências, entrando nas Vossas, cultivais os favos de Vossa doce consolação.


Graças Vos dou, porque Vós sois o meu Alimento diário, que nunca pode acabar; o meu Maná que a tudo sabe; o Leite racional e sem engano, que brota como fonte no fundo de meu espírito, e enche todas as partes dele de refrigério e suavidade.


Graças Vos dou, porque Vós sois a minha Armadura e a Lâmina de meu gládio, que lançam de si vibrantes esplendores, onde os Demônios ao se aproximarem queimam-se, e ao olharem ficam cegos.


Graças Vos dou, porque Vós sois o meu Batismo, significado pelas santas lágrimas, que jorram da montanha viva de minha alma, ferida com a vara prodigiosa de Vossa presença.


Graças Vos dou, porque estando eu, miserabilíssimo pecador e o mais ingrato dos nascidos, morto e já em decomposição sobre as abominações e horrores de minhas maldades, quisestes por compaixão, ressuscitar-me com Vosso sopro e renovar-me na Vossa semelhança, e separar-me do infeliz número das vítimas, onde se alimenta a Morte que não morre.


Graças Vos dou, porque acendestes no tenebroso caos da minha alma aquela luz que é o selo da Face de Deus, e sugere discernimento para separar o miserável do precioso, o transitório do eterno, a Lei Santa do Senhor das leis tirânicas, as mentiras do mundo e os pecados.


Graças infinitas Vos dou, porque, sendo antes a minha alma pocilga de animais imundos, esconderijo de feras e hospedaria de assaltantes infernais, Vós a convertestes e consagrastes com Vossa Unção mística em Templo do Altíssimo, onde existe sacrifício matutino e vespertino de seus louvores, e o incenso da Oração evapora e recende nos altares de sua Presença, que edificou Vossa graça liberal e clementíssima.


Ó Espírito Santíssimo, Terceira Pessoa d’Aquele Deus incriado, que é de todas as Essências, Princípio sem princípio!


Ó fidelíssimo Amigo e dulcíssimo Hóspede das almas, que lavou o Sangue do Cordeiro de Deus! Agora, Senhor, eu estou aqui sozinho Convosco, e estando somente Convosco, estou com todo o Bem.


Rogo-Vos com aqueles gemidos inexplicáveis, que Vós mesmo me inspirais, não desampareis a minha morada. Ficai comigo sempre, porque já vem caindo a tarde da minha vida mortal.1


Não Vos ausenteis minha Pombinha prateada; não Vos ausenteis das cavernas de minha parede e dos seios de minhas potências: Fica conosco Senhor: Não Vos ausenteis, que os Vossos arrulhos são para mim suaves e as Vossas penas são para mim raios de serena claridade: Fica conosco Senhor: Não Vos ausenteis, porque eu Vos porei incenso que Vos delicie, dando-me Vós incenso que Vos ofereça.


Senhor, dai-me um coração humilde, bondoso, pacífico, conformado; um coração desapegado de tudo o que não é Deus, e unido Convosco inteiramente. Ensinai-me a verdade, ensinai-me a aprender o Vosso ensinamento; convertei-me a Vós, sempre mais e mais, para a maior glória Vossa; Vós que com o Pai e o Filho, viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.



Autor: Ven. Pe. Manuel Bernardes, Oratoriano.


______________________

1  Luc. 24, 29.


Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...