NOVENA1
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Ato de Contrição
Meu Senhor Jesus Cristo, Criador, Pai e Redentor meu, em quem creio e espero, e a quem amo e desejaria ter amado sempre sobre todas as coisas; pesa-me uma e mil vezes de Vos haver ofendido, por serdes Vós quem sois, bondade infinita; pesa-me também por haver merecido as terríveis penas do Purgatório, e, talvez, ai de mim, as eternas chamas do Inferno. E Vós, cheio de misericórdia, me haveis adiado o castigo. Proponho firmemente nunca mais pecar, e afastar-me das ocasiões de Vos ofender, ajudado pela Vossa divina graça. Concedei-me, ó meu Jesus, a felicidade de me confessar com as devidas disposições, para obter copiosos frutos, emendar a minha vida e perseverar em Vosso santo serviço até a morte. Eu Vo-lo peço, Senhor, pelo Vosso preciosíssimo Sangue, pelas dores de Vossa aflita Mãe e pela intercessão do glorioso Patriarca São José. Assim seja.
Oração Preparatória
para recitar todos os dias
diante da Imagem da Sagrada Família2
Ó meu amorosíssimo Jesus, que por meio de inefáveis virtudes e exemplos de Vossa vida doméstica, santificastes a Família, por Vós escolhida aqui na terra, olhai compassivo para esta família, que aqui prostrada diante de Vós, Vos pede, Lhe sejais propício. Lembrai-Vos de que é Vossa, pois que a Vós está especialmente dedicada e consagrada. Assisti-Lhe benigno, defendei-a de todos os perigos, socorrei-a em todas as necessidades e dai-Lhe a graça suficiente para perseverar constantemente na imitação da Vossa Santa Família, a fim de que servindo-Vos fielmente, e amando-Vos na terra, possa depois bendizer-Vos eternamente no Céu.
Ó Maria, minha Mãe dulcíssima, a Vossa intercessão recorremos, seguros de que o Vosso divino Filho, há de ouvir as Vossas súplicas. E Vós também, ó glorioso Patriarca São José, ajudai-nos com a Vossa poderosa intercessão, e oferecei a Jesus os nossos votos pelas mãos de Maria Santíssima. Assim seja.
Quarto Dia
MEDITAÇÃO
O Menino Jesus Perdido, e Achado no Templo
Chegara o tempo de deixar o Egito: o Anjo apareceu de novo a São José, e comunicou-lhe a ordem de voltar à Judeia com o Menino e Sua Mãe. Observa São Boaventura, que esta viagem foi ainda muito mais angustiosa do que a primeira: Jesus, na idade de doze anos, era já muito crescido para ser transportado ao colo, mas ainda era demasiado pequeno para fazer tão longa jornada por suas próprias pernas: de forma que muitas vezes tinha o amável Menino de parar, sentar-se em terra, e descansar.
Consideremos qual não devia ser a aflição experimentada por José e por Maria, quando Jesus se perdeu deles por ocasião da visita que todos fizeram ao Templo. Quão grande não havia de ser a dor de São José, que estava habituado a gozar da visão e da companhia do seu divino Salvador, ao ver-se separado d’Ele durante três dias, sem saber se O tornaria a encontrar, e sem poder descobrir a causa do seu desaparecimento. Era esta última circunstância, a que mais vivamente o afligia, por que o Santo Patriarca, em sua profunda humildade, temia que Jesus, talvez em consequência de alguma falta da sua parte, houvesse tomado a resolução de não continuar a viver com ele, não o julgando digno da Sua companhia, nem da honra de ter sob a sua custódia semelhante Tesouro. Em verdade o temor de haver desagradado a Deus, deve ser a maior angústia de uma alma que d’Ele tem feito o único objeto do seu amor. Foi por isso, que durante estes três dias, nem José, nem Maria puderam conciliar o sono; e não fizeram senão chorar, procurando sem descanso o seu Amado, como Lhe disse a Santíssima Virgem ao encontrá-lO: “Filho, por que é que nos fizeste isto? Teu Pai e eu temos-Te procurado, cheios de angústia e de aflição.” Assim como, porém, foi grande a aflição e a dor de suas almas na perda de Jesus, assim foi também inefável o gozo e a alegria de São José e de Nossa Senhora ao encontrá-lO, e ao saber que a causa desta separação não fora nenhuma falta sua, senão o zelo do Filho de Deus em promover a glória de Seu Eterno Pai.
1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.
Oração3
Ó Senhor Jesus Cristo, que obedecendo a Maria e José, consagraste com inefáveis virtudes a vida doméstica, fazei com que nós, com a ajuda de um e outro, sejamos instruídos pelos exemplos da vossa Santa Família e consigamos alcançar a sua eterna companhia. Vós que viveis e reinas… Amém.
*Façam-se aqui, por alguns instantes, breves reflexões sobre a matéria da precedente meditação, pedindo em seguida as graças que se desejam alcançar. Em seguida, recitam-se ou cantam-se os seguintes versos:
GOZOS
CORO
Oh! Vinde, Pastorinhos,
O Rei vinde adorar,
Que lá dos Céus à terra
Acaba de baixar.
Vede, em rústico teto
Que se veio abrigar;
Tem por berço um presépio,
Por templo e por altar;
E em leito de palhinhas,
Nuzinho repousar,
Aquele, que astros mil
A seus pés vê brilhar.
Vede esse astro formoso,
Que O veio anunciar
Aos magos do Oriente,
Pra que O fossem buscar,
E ante o Rei de Judá
Humildes se prostrar,
De incenso, ouro e mirra
Trino dom Lhe ofertar.
Sem ricas oferendas
Não temais lá chegar,
Que é grato o Deus Menino,
A quem fé Lhe prestar;
Até do campo as florinhas
Tem por certo agradar,
A Quem com seu sorriso
As faz desabrochar.
A Mãe nos ternos braços
O está a acalentar,
E quer adormecê-lO
Com seu doce cantar,
E um Anjo lhe responde
Em tom de acompanhar,
“Honra a Deus nas alturas,
Paz veio aos homens dar.”
Vede esbelto mancebo
Humilde ajoelhar,
Que as águas do Jordão
Fora puras libar;
E Jesus que o contempla
Com meigo doce olhar;
E um alvo cordeirinho
Ali perto a balar…
Coração, alma e vida
Lhe vamos ofertar;
Que o Deus, pobre e menino
Quer-nos, meigo, abraçar;
E seus bracinhos ergue,
Como pra nos chamar;
Vinde, vinde, repete
Com terno bracejar.
Oração Jaculatória: Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que Vos ame cada vez mais.4
Obséquio: Por amor de Jesus, Maria e José confessar-me-ei durante esta Novena, como se fosse a última vez da minha vida.
ORAÇÃO
Se ainda não me haveis perdoado, ó meu Jesus, concede-me hoje mesmo o perdão de minhas culpas: eu as detesto, e aborreço de todo o meu coração os pecados com que Vos tenho ofendido, e desejaria morrer de dor por tê-los cometido. Eu Vos amo, ó adorável Menino, e porque Vos amo, prefiro o vosso amor e a vossa graça a todos os reinos do mundo; auxiliai-me, ó meu Jesus e fazei que sempre Vos ame, e nunca mais Vos torne a ofender. E Vós, ó Maria, minha Mãe, e refúgio dos pecadores, tende compaixão de mim e não me abandoneis. Se é verdade que até agora tenho ofendido ao vosso divino Filho, eu me arrependo de todo o meu coração, e daqui para o futuro, antes quero perder mil vidas, do que tornar a perder uma só vez a Sua graça e amizade: alcançai-me d’Ele o perdão, e a graça da perseverança final. Vós chorais, ó glorioso Patriarca, a perda, de Jesus, mas sempre O haveis amado, e Ele sempre Vos amou a Vós, e amou-Vos a ponto de Vos escolher para Seu Pai putativo e guarda de Sua vida. Era eu quem devia chorar, eu que por amor das criaturas, por um simples capricho meu, tantas vezes abandonei e perdi o meu Deus, menosprezando a Sua graça. Ó grande e glorioso Santo, pela aflição e angústia que Vos causou a perda de Jesus, alcançai-me lágrimas, com que chore constantemente as injúrias que fiz ao meu divino Senhor: e pelo gozo e alegria que tiveste ao encontrá-lO no Templo, obtende-me, eu vo-lo peço, a felicidade de O encontrar também, fazendo entrar em minha alma a Sua graça, para nunca mais a perder. Amém.
EXEMPLO
Adoecera uma senhora tão gravemente, que, esgotados todos os recursos da ciência, os médicos declararam inúteis todos os remédios para a curar. Não perdeu, contudo, a enferma a sua esperança, e principiou uma Novena em honra da Sagrada Família: e apenas lhe tinha dado princípio, logo começou a sentir melhoras. Poucos dias depois, aquela, que não podia nem sequer mover-se no leito, já se achava bastante forte, para andar sem auxílio de ninguém, sendo tão repentina e radical a mudança, operada em sua saúde, que o mesmo médico não pôde deixar de exclamar: “Eu, por mim, não tenho parte nenhuma nesta cura, foi a Sagrada Família quem somente a operou”. Recorram pois a Jesus, Maria e José os que perderem a saúde do corpo; mas recorram a Eles, sobretudo, os que houverem perdido a saúde e a vida da alma, perdendo a graça e a amizade de Deus.
Ladainha em Honra da Sagrada Família
Jesus, Salvador do mundo, tende piedade de nós.
Jesus, filho de Maria e irmão nosso, tende piedade de nós.
Jesus, tesouro e delícia da Sagrada Família, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos céus, rogai por nós.
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa doce Mãe, rogai por nós.
Santa Maria, ornamento e alegria da Sagrada Família, rogai por nós.
São José, pai legítimo de Jesus, rogai por nós.
São José, casto esposo de Maria, rogai por nós.
São José, guia e amparo da Sagrada Família, rogai por nós.
Sagrada Família, que debaixo da proteção nos temos consagrado a Deus, rogai por nós.
Sagrada Família, que temos tomado por modelo, rogai por nós.
Sagrada Família, predileta do Pai celestial, rogai por nós.
Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo, rogai por nós.
Sagrada Família, santificada pela presença do Filho de Deus, rogai por nós.
Sagrada família, terror do Inferno, rogai por nós.
Sagrada Família, asilo de todas as virtudes, rogai por nós.
Sagrada família, Santuário da divina Trindade, rogai por nós.
Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus Vivo, rogai por nós.
Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra, rogai por nós.
Sagrada Família, pobre e laboriosa, rogai por nós.
Sagrada Família, Modelo de paciência e resignação, rogai por nós.
Sagrada Família, alegria nas tribulações, rogai por nós.
Sagrada Família, venerada pelos pastores, rogai por nós.
Sagrada Família, honrada pelos Magos, rogai por nós.
Sagrada Família, por Herodes perseguida, rogai por nós.
Sagrada Família, pelos judeus depreciada, rogai por nós.
Sagrada Família, desejada pelos Patriarcas, rogai por nós.
Sagrada Família, pelos Anjos respeitada, rogai por nós.
Sagrada Família, Modelo de Todos os Santos, rogai por nós.
Sagrada Família, ornamento da celestial Jerusalém, esteja sempre conosco.
Sede-nos propícia, socorrei-nos em todos os perigos da alma e corpo, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede nosso refúgio contra os males que nos cercam, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede nossa força nos combates e provas, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede-nos forte muro contra os ataques do inimigo de nossa saúde, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede nossa esperança nesta vida e nosso consolo na hora da morte, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede eficaz protetora daqueles que Vos invocam com verdadeira confiança, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede medianeira dos que morrem no Senhor e Advogada dos pecadores perante o soberano Jesus, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede libertadora das Almas detidas no Purgatório e saúde dos que esperam em Vós, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede sempre sustento dos débeis e ajuda dos imperfeitos, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede sempre protetora de nossa família e de toda a sociedade, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede sempre espelho dos cristãos, Modelo dos Justos, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede sempre consoladora dos aflitos e refúgio de vossos devotos, Vos rogamos, ouvi-nos.
Sede sempre apoio e defesa dos que se tem consagrado a vosso serviço, Vos rogamos, ouvi-nos.
V. Sagrada Família, sede glorificada em todos os séculos.
R. Reinai para sempre em todos os corações.
Oração: Divino Salvador, bendigo todas as vossas obras, recompensai de uma maneira digna de Vós a todos os que trabalham por vossa glória, concedei a paz e a vida eterna a nossos irmãos mortos. Concedei também a vossos operários as graças que lhes são necessárias para a conversão dos pecadores, santificação dos Justos e aumento de vossa família cristã, a fim de que sejais conhecido e glorificado por todas as criaturas, com Maria e José; e reineis em todos os corações agora e sempre. Oh! Vós que viveis e reinais com Deus Pai, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos. Amém.
JACULATÓRIAS5
Amado Jesus, Maria e José, o meu coração Vos dou e a minha alma.
Amado Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia.
Amado Jesus, Maria e José, expire em paz entre Vós a minha alma.
Jesus, Maria e José,
Salvai as nossas Famílias!
__________________________
1. Extraída da Obra intitulada “A Sagrada Família”, por um Padre Redentorista, Sexto Exercício, pp. 548-558. Tradução do Espanhol pelo Cônego Manuel Moreira Aranha Furtado de Mendonça, Estabelecimentos Benzinger & Co. S.A., Tipógrafos da Santa Sé Apostólica, Einsiedeln/Suíça, 1898.
2. Oração Indulgenciada.
3. D. Gaspar Lefebvre, O.S.B., “Missal Quotidiano e Vesperal”, “Oremus” da Missa – da Festa da Sagrada Família, p. 162. Desclée de Brouwer & Cie, Bruges (Bélgica), 1952.
4. Indulgenciada.
5. Indulgenciadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário