Quarto Dia
_______
Exposição do Santíssimo Sacramento
Hymnum
Tantum ergo sacramentum
Veneremur cernui;
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui;
Praestet fides supplementum
Sensuum defectui.
Genitori Genitoque
Laus et jubilatio;
Salus, honor, virtus quoque,
Sit et benectio;
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.
______
Deprecação
Abri, Senhor, a nossa boca para louvar o vosso Santo Nome; purificai também o nosso coração de todos os pensamentos vãos, perversos e alheios; iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade para que digna, atenta e devotamente possamos exercitar a presente devoção, e merecer ser ouvidos na presença de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
V. A Santa Mãe de Deus e dos Carmelitas seja conosco e sempre nos assista.
R. Amém.
V. Deus, vinde em meu auxílio.
R. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
___________
Invitatório
A Nosso Senhor Jesus Cristo, que se dignou que sua Mãe Santíssima se intitulasse, particularmente, Mãe dos Carmelitas. Vinde, adoremos.
___________
Hino
Virgem que o mundo inteiro venera,
Que a Santa Prole do nevado do Carmo
Por mãe venera, recebe estes nossos cândidos votos.
O nosso Elias divisando a Nuvem
Clamou dizendo: Vede aqui a forma
Da Mãe bendita, da preclara Virgem, Cópia certa.
Não tinha vindo do Celeste Trono
O Verbo Santo, já me protegendo
Te vejo, Nuvem, sendo de meus filhos a Próvida amante.
Também primeiro que este mundo deixes,
Um Templo Santo minha grata prole
Há de erigir-te por sinal do nosso íntimo afeto.
Do nosso Monte, rogo, não te afastes,
Mas sempre orvalha flores que cultivo;
O jardim cresça, até que teus altares floridos fiquem.
Dê-se honra ao Pai, ao Divino Filho,
A quem procede juntamente de ambos:
À Virgem Santa dê-se em todo o mundo, cânticos eternos. Amém.
Meditação
Maria Santíssima Enobrece os Carmelitas,
dando-lhes o Título de seus Filhos e Irmãos.
INVOCAÇÃO FERVOROSA
DO SEU DOCE NOME
I
Um dos rasgos mais notáveis de amor materno com que a Sereníssima Rainha dos Céus honrou o seu amado Instituto do Carmo, é o título glorioso sem igual, que Ela mesma lhe impôs, e no qual se dignou incluir o seu próprio augusto nome.
Sim, a sagrada família do Carmelo, é conhecida na Igreja sob o título excelso de Ordem de Maria, sendo, por assim dizer, esse título como que uma invocação perpétua do Nome dulcíssimo da Mãe de Deus, e uma garantia segura da continuação do seu patrocínio.
Estrela que no mar proceloso da tribulação guia ao porto da esperança e do consolo; íris que irradiando sobre um dilúvio de vícios e calamidades anuncia a paz aos mortais abatidos; torre inexpugnável de defesa espiritual, chamam os Santos Padres ao Nome amabilíssimo da Virgem, chegando um deles a dizer, que às vezes consegue-se o socorro celeste mais prontamente pela invocação do Nome de Maria, do que pela do Nome do seu divino Filho Jesus, tanta é a honra que Deus tributa à sua Mãe.
E se faltassem exemplos da virtude que Deus ligou ao Nome da Rainha celeste, eles te seriam apresentados, ó minha alma, para te edificar e excitar a tua confiança para com o sagrado Instituto do Carmelo.
Durante 11 séculos de quase contínua perseguição em que, ora o cutelo da Roma pagã, ora a lança do bárbaro persa ou o alfanje do feroz islamita, derramaram em torrentes o sangue dos Carmelitas; entre os ódios de que foram alvo por parte dos sectários do erro, e a fria indiferença e desamor com que por vezes se viram tratados por parte dos próprios fiéis, a imortal Matriarca do Carmelo, mesmo à força dos milagres estupendos, tem defendido a honra e a vida do seu predileto Instituto.
Bem o revelam as ternas palavras que Maria Santíssima pôs na boca de uma sua inerte Imagem, quando ao inclinarem-se ante Ela os filhos do Carmelo, como se fosse animada, lhe retribuiu a saudação dizendo ao mesmo tempo: – Estes são meus irmãos; quem vir um destes, vê um de meus irmãos.
Assim Maria Santíssima dá palavra eloquente às próprias pedras para selar os lábios aos que falam iniquamente negando ao Carmelo o seu mais fulgente título de glória.
Assim manifesta Deus, à face de um grande povo, para que todos os povos o saibam que é ilimitado o poder d’Aquele cujo Nome, assim como o Nome Divino, é admirável em toda a terra e eleva a sua grandeza até aos Céus. Ó Rainha e Senhora do Carmelo, que cheia de carinhos sem igual Te chamas e declaras nossa irmã, faze com que nossa vida e costumes sejam dignos e conformes com a excelsa honra que nos dispensas.
II
É doce coisa, podes dizer, ó minha alma, com São Gregório Nazianzeno, ser eu na realidade filho de Maria, pois que me chamam com esse tão doce Nome. Gloria-te em boa hora de um título que tanto te exalta, mas não esqueças o dever que te impõe de te assemelhares no que for possível a tua Mãe Celeste. Oxalá se verifique em ti o que, em referência aos verdadeiros devotos de Maria, dizia São Germano de Constantinopla a esta excelsa Senhora: Ó Maria, assim como o respirar é sinal de vida, assim a invocação de teu Nome, que a todas as horas ressoa na boca dos teus fiéis servos, é o sinal de já viverem na graça divina ou de que prestes virá a vida; pois este Nome poderoso tem a virtude de alcançar auxílio e vida para os que o invocam devotamente. Examinemos, ó devotos da Virgem do Carmo, se a invocação frequente do seu amabilíssimo Nome é em nós indício de que vivemos na graça de Deus, e se desgraçadamente assim não fora invoquemos entre soluços e gemidos de sincera penitência este Nome de salvação, de esperança e de vida.
Se como diz o sábio Idiota, o Nome santíssimo de Maria tem virtude para abrandar o coração o mais empedernido, que desgraça seria a nossa si, enquanto invocamos continuamente a Maria Santíssima, nos obstinássemos em resistir à sua virtude santificadora?
Só então seremos dignos, ó minha Mãe, do nome com que nos honrais, quando este Nome cheio de doçura que acompanha ao da nossa origem, for em nós indício de vida espiritual. Então Te invocaremos, e nos hás de ouvir e proteger, porque na realidade teremos conhecido verdadeiramente o teu Nome e o teremos honrado em nós mesmos, pela santidade dos nossos costumes. Chamaste-nos teus irmãos por uma inefável dignação, e nós nos confessamos teus vassalos, pelo dever que nos incumbe de servir-Te como a Mãe do nosso Deus; aumente-se infinitamente o número de corações que Te amem e de línguas que Te bendigam, e a geração atual e as gerações futuras vejam rendidos ao Teu serviço e ocupados em Teus louvores esses que hoje são Teus inimigos e blasfemam o Teu Nome Santo. Amém.
Oração Especial para este Dia
Ó Virgem do Carmo, Maria Santíssima, que para mostrar vosso especialíssimo amor aos Carmelitas, os honrastes com o doce nome de vossos filhos e irmãos, e tomando à peito ter esta Religião como própria vossa, assim o destes a conhecer por meio de milagres estupendos, animando deste modo com este singular favor a sua confiança, para buscar em vós, como Mãe amorosa, consolo e amparo em todas as suas necessidades e aflições, e também empenhando-os à que procurassem imitar as vossas excelentes virtudes. Rogo-Vos, Senhora, me olheis como Mãe amorosa; me alcanceis que Vos imite de modo que goze dignamente do Nome de vosso Filho; que o meu nome seja escrito no Livro da Predestinação com os dos filhos de Deus e irmãos do meu Senhor Jesus Cristo. E consiga agora o que nesta Novena peço especialmente pela vossa intercessão. Assim, Senhora, vos suplico com toda a humildade e confiança. Amém.
* Depois da Meditação e Oração, canta-se as jaculatórias alternadamente com o povo, e reza-se o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Pai no fim de cada jaculatória:
Senhora do Carmo
Mãe dos Carmelitas
Socorrei as almas
Que vivem aflitas.
1º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
Senhora do Carmo
Oh! Virgem Maria!
Vinde em meu socorro
Na última agonia!
2º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
No transe horrendo da morte
Valei-nos compadecida,
A fim de com vosso Filho,
Gozarmos da eterna vida.
3º – Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
*Findo o cântico, a música entoa e o povo repete a seguinte
Jaculatória
Cantemos a glória à Trindade Santíssima,
Por nascer cá na terra a Rosa Puríssima.
* Depois entoa-se a
(Segundo o Breviário da Sacrossanta Ordem Carmelitana)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de sois.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe e Decoro do Carmelo, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Virgem Flor do Carmelo, rogai por nós.
Espelho de Justiça, rogai por nós.
Sede da Sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Padroeira dos Carmelitas, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Rainha dos Patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos Profetas, rogai por nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos Mártires, rogai por nós.
Rainha dos Confessores, rogai por nós.
Rainha das Virgens, rogai por nós.
Rainha de Todos os Santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem Pecado Original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Esperança de Todos os Carmelitas, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos, que concedais aos Vossos servos, perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Antífona
Esta é na verdade a mais prudente e formosa Abigail Carmelita, cuja cabeça se assemelha ao Carmo, e as suas mãos nos introduziram na terra do Carmelo para comermos o seu fruto e participarmos do que tem de mais delicioso. Aleluia.
V. Formosura do Carmo, Mãe dos Carmelitas.
R. Rogai por nós à Trindade Santíssima.
Oremos: Deus, que condecoraste a Ordem do Carmo com o singular título da Bem-aventurada Virgem Maria vossa Mãe, concedei propício que nós que agora nos preparamos à sua solene comemoração, fortalecidos com os seus auxílios, mereçamos gozar as eternas alegrias, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. R. Amém.
* Depois disto a música entoa para a adoração do Santíssimo Sacramento:
Verbum caro, Panem verum;
Verbo Carnem efficit;
Fitque sanguis Christi merum;
Et si sensus deficit,
Ad firmandum cor sincerum;
Sola fides sufficit.
V. Panem de coelo praestitisti eis.
R. Omne delectamentum in se habentem.
Oremus: Deus, qui nobis sub Sacramento mirabili passionis tuae memoriam reliquisti: tribue, quaesumus; ita nos corporis et sanguinis tui sacra mysteria venerari ut redemptionis tuae fructum in nobis jugiter sentiamus. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum. R. Amen.
* Segue-se a bênção com o Santíssimo Sacramento, finda a qual a música entoa e o povo responde as seguintes:
Jaculatórias finais
Vivas, e alegres parabéns cantemos
Que Maria nascida em terra temos.
Virgem, Flor do Carmo, bela fragrantíssima,
Salvai-me com vida da morte que é tristíssima.
Espero confiante, com riso e alegria.
Sois a Mulher forte, em quem no último dia,
V. A Virgem Sagrada seja nossa Advogada.
R. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário