Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A EUCARISTIA – BOSSUET. 17


A Comunhão.

Deve-se comungar

ao menos em espírito.


Vem-se à comunhão: hora terrível, hora desejável. O Padre comungou: preparai-vos, vossa vez chegará dentro de um momento. Comungai primeiro em espírito; crede, adorai, desejai. É a minha comida; é a minha vida; desejo-a, quero-a. Não estais preparado para comungar? Chorai, gemei. Ai, onde está o tempo em que ninguém assistia, a não serem os comungantes, em que expulsavam, em que repreendiam, ou pelo menos censuravam, os que assistiam ao banquete sagrado sem comer? Efetivamente, assistir a ele sem comer não é desonrar o festim e desprezar-lhe as iguarias? Que desprezo! Que doença! Que desgosto! Mas não é mais o costume. Escutai o que diz a Igreja no Concílio de Trento: O Santo Concílio desejaria que todos os que assistem ao Sacrifício participassem dele. E porque é que o Santo Concílio o deseja, senão porque Jesus Cristo o deseja? Porque Ele não se converte em vianda senão para ser comido. A Igreja deseja, pois, que comungueis, vós todos que assistis ao Sacrifício. O Concílio todavia, não diz que deseja; diz que desejaria: Optaret sancta synodus. Porque? A Igreja não ousa formular desejo absoluto de tão grande bem; desejaria que todos o fizessem, que todos fossem dignos dele.

Ó Sacerdote, desejai também que todos comunguem convosco! E vós todos que assistis, correspondei a esse desejo da Igreja e do seu Ministro. Se não comungais, repito, chorai pelo menos, gemei, reconhecei tremendo que o cristão deveria viver de maneira que pudesse comungar todos os dias. Prometei a Deus preparar-vos para comungar quanto antes: tereis comungado ao menos em espírito. O Sacerdote comunga: o Sacerdote acaba, aflito, de comungar sozinho; não é culpa sua; não se deve deixar de armar a mesa, ainda que nem todos se aproximem dela. Tal é a liberalidade, tal é a bondade do grande Pai de família.

Finalmente, o Sacrifício está consumado: retirai-vos com dor de não terdes tido nele toda a parte que vos era destinada.


______________________

Fonte: Jacques-Bénigne Bossuet, Bispo de Meaux, “Meditações sobre o Evangelho” – Opúsculo “A Eucaristia”, Cap. XVII, pp. 84-85. Coleção Boa Imprensa, Livraria Boa Imprensa, Rio de Janeiro/RJ, 1942.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...