NOVENA1
Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos †, Deus, nosso Senhor, dos † nossos inimigos. Em nome do Pai †, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ato de contrição
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu: porque sois a Infinita Bondade, amo-Vos, Senhor, mais que todas as coisas e mais que a mim mesmo. Pesa-me, Senhor, de Vos ter ofendido; e pelo vosso amor, e porque assim o quereis e me o mandais, perdoo de todo coração a todos os meus inimigos, para que Vós, Senhor, useis comigo de perdão e misericórdia e esqueçais minhas passadas culpas. Ofereço-Vos minha vida, obras e trabalhos, em satisfação dos meus pecados. Concedei-me a graça de perseverar em vosso amor e serviço até à morte. Amém.
Oração para todos os dias
Deus e Senhor nosso, que, dispondo tudo com admirável providência, colocastes em vossa Igreja os Santos que fossem modelo permanente de todas as virtudes, e, chamando-os a vosso seio, foram constituídos protetores e advogados nossos: ouvi propício as preces de vossa serva Rita, que destes ao mundo como modelo nos diferentes estados de vida, e concedei-nos que o que nossa fraqueza não pode alcançar, o consigamos pela sua poderosa intercessão. Amém.
OITAVO DIA
Oração para este dia
Ó gloriosíssima Santa Rita, cuja morte, semelhante em tudo a vossa vida, foi o ato mais terno e comovente que se pode presenciar dentro dos claustros! Que conselhos, e que despedida a vossa, feita àquelas irmãs queridas que, com lágrimas nos olhos, invejando vossa morte, se felicitavam ao mesmo tempo pelo vosso glorioso trânsito! Que perfume aquele que começou a desprender-se da chaga da vossa fronte! Que olhar tão meigo o de vossos olhos! Que suspiros tão suaves e que abraço tão celestial coroaram vossa preciosa existência! Por todas estas maravilhas vos suplicamos nos concedais a graça da Perseverança Final e uma morte preciosa aos olhos do Senhor. Amém.
Meditação para este dia
I. Considera, alma piedosa, aquele prodígio de santidade, pedindo perdão às suas irmãs, desde o leito de morte, dando-lhes os últimos conselhos e abençoando-as com o Santo Crucifixo, que não largava das mãos nem afastava de sua vista. Contempla-a risonha e alegre, porque passou já o inverno desta miserável e afanosa vida e chegou a primavera, o dia por que sempre suspirou a sua alma para celebrar as bodas eternas com o Celeste Esposo. Repara nos milagres que operou a Onipotência divina por ocasião da morte de Santa Rita, fazendo brotar rosas e frutos fora do tempo, para recreá-la na última doença; visitando-a Jesus e Maria para lhe assegurar que em breve iria a gozar de sua companhia no Céu. Olha, finalmente, a Rita, cheia de gozo, com os olhos fixos no seu amado Jesus, os braços abertos em forma de cruz, e como que dormindo em suavíssimo êxtase, voa sua alma à morada das eternas delícias.
II. Pede a Deus, pela intercessão de Santa Rita, a graça de morrer no seio da Santa Igreja, auxiliado com todos os Sacramentos. – A esta súplica acrescenta com toda confiança a graça que desejas alcançar por esta Novena.
Breve meditação, e depois se dirá:
Ofereçamos agora a Deus um Pai Nosso e quatro Ave Marias, dando-lhe graças pelas virtudes com que enriqueceu a Santa Rita nos quatro estados de sua vida, para que se digne conceder-nos as que mais necessárias sejam ao nosso estado particular.
Oração final para todos os dias
Dulcíssimo e dolorosíssimo Jesus: que quisestes que vossa Santíssima Cabeça fosse coroada de espinhos, e Vos dignastes presentear um deles a vossa serva Rita, assinalando-a na testa como vossa esposa; concedei-me, Senhor, sua intercessão; e pelo Sangue que, servindo de instrumento os espinhos, saiu de vossa Sacrossanta Cabeça e correu por vosso belíssimo Rosto, fazei que, banhando-se com ele minha alma, se limpe e purifique dos espinhos dos pecados que mortalmente a têm ferido, e assim regada e purificada dê copiosos frutos de boas obras, enriquecendo-os com a perseverança final, à qual tendes prometido a vida eterna, onde Vos louve e goze com vossa coroada Esposa, Protetora e Advogada minha, e com todos os Coros dos Anjos e Santos que Vos louvam e abençoam na glória por toda a eternidade. Amém.
Antífona
Saudo-vos, Rita, que, entre espinhos de dor, fostes consagrada Esposa, e ainda Vaso e Rosa de Cristo, vosso divino amor.
V. Assinalastes, Senhor, vossa serva Rita.
R. Com o sinal de vossa caridade e Paixão.
Oremos: Ó Senhor, que Vos dignastes conceder tanta graça a Santa Rita, que, imitando-Vos no amor dos inimigos, mereceu levar no seu coração e fronte os sinais de vossa Paixão, rogamo-Vos, pela sua intercessão e merecimentos, nos concedais amar os nossos inimigos e, com o espinho da compunção, contemplar as dores da vossa Paixão. Vós que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.
Louvores e Súplicas a Santa Rita
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus, Filho, Redentor do mundo, tende…
Deus, Espírito Santo, tende…
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende…
Maria Imaculada, rogai por nós.
Maria, Mãe e conforto dos atribulados, rogai…
Maria, Protetora amorosa de Santa Rita, rogai…
Santa Rita, advogada e protetora nossa, rogai…
Santa Rita, predestinada por Deus, rogai…
Santa Rita, dom escolhido do Céu, rogai…
Santa Rita, anunciada pelo Anjo, rogai…
Santa Rita, admirável na infância, rogai…
Santa Rita, amante da solidão, rogai…
Santa Rita, modelo de pureza, rogai…
Santa Rita, exemplo de amabilidade, rogai…
Santa Rita, espelho de obediência, rogai…
Santa Rita, modelo de donzelas, rogai…
Santa Rita, exemplar de esposas e mães, rogai…
Santa Rita, viúva santa, rogai…
Santa Rita, invicta na paciência, rogai…
Santa Rita, admirável na fortaleza, rogai…
Santa Rita, heroica no sacrifício, rogai…
Santa Rita, generosa no perdão, rogai…
Santa Rita, mártir da penitência, rogai…
Santa Rita, compassiva com os pobres, rogai…
Santa Rita, pronta ao divino chamado, rogai…
Santa Rita, levada prodigiosamente ao claustro, rogai…
Santa Rita, espelho da vida religiosa, rogai…
Santa Rita, milagre de mortificação, rogai…
Santa Rita, ramalhete de fragrante mirra, rogai…
Santa Rita, vergel escolhido de todas as virtudes, rogai…
Santa Rita, enamorada da Paixão de Cristo, rogai…
Santa Rita, ferida pelo Sagrado Espinho, rogai…
Santa Rita, amante filha de Maria Santíssima, rogai…
Santa Rita, recebida com festa no Céu, rogai…
Santa Rita, enriquecida de sublime glória, rogai…
Santa Rita, margarida do Paraíso, rogai…
Santa Rita, pérola preciosa da Úmbria, rogai…
Santa Rita, astro benéfico dos transviados, rogai…
Santa Rita, seguro conforto dos atribulados, rogai…
Santa Rita, saúde dos doentes, rogai…
Santa Rita, advogada de impossíveis, rogai…
Santa Rita, luz da Igreja, rogai…
Santa Rita, nossa constante intercessora, rogai…
Santa Rita, modelo de confiança nas súplicas, rogai…
Santa Rita, poderosa para alcançar tudo de Jesus crucificado, rogai…
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Assinalastes, Senhor, a vossa serva Rita.
R. Com o sinal da vossa caridade e Paixão.
Oremos: Ó Jesus, que Vos dignastes conceder tanta graça a Santa Rita, que, imitando-Vos no amor dos inimigos, mereceu levar em seu coração e fronte os sinais da vossa Paixão; concedei-nos, por sua intercessão e merecimentos, amar nossos inimigos, e com o espinho da compunção contemplar as dores da vossa Paixão. Vós que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.
_____________________
1. Exmo. e Revmo. D. Bernardo Martinez Noval, Bispo de Almeria, “Devocionário e Mês de Santa Rita de Cássia”, 2ª Parte, pp. 233-254.266-268. Editora Vozes Ltda., Petrópolis/RJ, 1938.
Nenhum comentário:
Postar um comentário