NOVENA
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
V. Mãe da Divina Providência.
R. Rogai por nós.
Oração a Nossa Senhora da Divina Providência1
IMPRIMATUR:
In Curia Archiep., Mediolani, die 17 Junii 1910.
Can. Joannes Rossi, Vic. Gen.
Oremos:2 Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência, sustentai a minha alma com a plenitude da vossa graça, governai a minha vida e dirigi-me nas veredas das virtudes até o cumprimento perfeito da Divina Vontade. Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu refúgio, a minha proteção, defesa e guia na peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição, sustentai-me no perigo, sede-me seguro asilo nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria, a renovação interna do coração, para que se torne morada santa do vosso Divino Filho, Jesus; afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado, toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho, a vanglória, o amor-próprio e todas as afeições terrenas que forem obstáculo à eficácia da vossa proteção. Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim e se, por fraqueza ou por malícia atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz ou contristei o Coração Sagrado do meu amável Jesus, cobri-me com o manto da vossa proteção e serei salvo. Vós sois a Mãe da prudência, a Virgem do perdão; Vós sois a minha esperança sobre esta terra; fazei que possa saudar-Vos no Céu como Mãe da glória. Assim seja. (3 Ave Marias)
1º Dia
“A fidelidade à ordem de Deus
constitui toda a santidade dos justos”.3
Deus fala ainda hoje como a nossos pais, quando não havia diretores, nem método. Na fidelidade à ordem de Deus, consistia toda a espiritualidade; mas não se achava transformada em arte, que a explicasse de maneira tão sublime e detalhada, e que encerrasse tantos preceitos, instruções e máximas. Decerto o exigem nossas presentes necessidades. Não era assim nos primeiros tempos, em que se possuía mais retidão e simplicidade. Via-se que cada momento traz consigo um dever que é necessário cumprir com fidelidade; era bastante para os espirituais de então. Toda a sua atenção achava-se sucessivamente concentrada, à semelhança do ponteiro que marca as horas e corresponde, em cada minuto, ao espaço que deve percorrer. Seu espírito, continuamente amadurecido pelo divino impulso, achava-se insensivelmente voltado para o novo objeto que se lhes oferecia, segundo Deus, a cada hora do dia.
Tais eram os móveis ocultos do proceder de Maria, das criaturas, a mais simples e a mais abandonada a Deus. A resposta dada ao Anjo, quando se contentou em dizer: Fiat mihi secundum verbum tuum – Faça-se em mim segundo a tua palavra4, era a expressão de toda a teologia mística de seus antepassados. Tudo se deduzia, como agora, ao mais puro, ao mais simples abandono da alma à vontade de Deus, sob qualquer forma que se apresentasse.
Essa bela e elevada disposição, que formava todo o íntimo da alma de Maria, refulge admiravelmente na palavra simplicíssima: Fiat mihi – faça-se em mim. Observai que se harmoniza perfeitamente com aquela que Nosso Senhor deseja, tenhamos constantemente nos lábios e no coração: Fiat voluntas tua – Seja feita a tua vontade.5 Na verdade, o que se exigia de Maria, nesse momento célebre, era-Lhe de muita glória. Mas todo o fulgor dessa glória não Lhe teria causado impressão alguma, se a vontade de Deus, única a ser capaz de impressioná-La, não lhe tivesse detido os olhares.
Era a divina vontade que em tudo A dirigia. Suas ocupações, comuns ou elevadas, eram a seus olhos apenas sombras, ora obscuras, ora brilhantes, nas quais achava igualmente motivos para glorificar a Deus e para reconhecer as operações do Todo-Poderoso. Seu espírito, arrebatado de alegria, considerava tudo quanto tinha de fazer ou sofrer, em cada momento, como um dom d’Aquele que cumula de bens os corações que somente d’Ele se alimentam, e não das espécies ou das aparências criadas.
1ª Oração6
Nós merecemos com justiça o nome de pecadores, mas Vós, ó Virgem Maria, mereceis o glorioso título de Refúgio dos pecadores, dado pela Igreja. Sendo Mãe de Nosso Divino Salvador, Vos tornastes, ao mesmo tempo, Mãe de misericórdia e Rainha poderosa do Céu e da terra, com desejo e poder de socorrer a todos os que a Vós recorrem.
Nós Vos rogamos, ó Mãe bondosíssima, vinde em nosso auxílio; reconhecemo-nos, pois, pecadores, na amargura do nosso coração. Obtende-nos a dor e o perdão dos nossos pecados pelos quais Deus nos castiga justamente, assim como a graça de chorá-los sempre e de nunca mais cometê-los. Assim seja.
Ave Maria…
V. Refúgio dos pecadores.
R. Rogai por nós.
2ª Oração
Quem, senão Vós, poderá jamais na tristeza consolar-nos, ó Virgem amantíssima, proclamada Consoladora dos aflitos pela Igreja? Consolou os nossos primeiros pais a promessa do vosso nascimento; consolastes ao mundo dando-lhe o grande Reparador de nossos males e fostes, em todo o tempo, a Consoladora daqueles que, com fé, recorreram a Vós.
Sede também nossa consoladora, ó poderosíssima Advogada; nós vô-lo rogamos. Gemendo sob o peso de nossas aflições, por Vós suspiramos; obtende-nos do Pai das misericórdias e Deus de toda consolação o socorro necessário em todas as nossas misérias e tribulações. Assim seja.
Ave Maria…
V. Consoladora dos aflitos.
R. Rogai por nós.
3ª Oração
Ó Virgem Imaculada, destinada por Deus para serdes o socorro do povo cristão em suas necessidades, a Vós recorrem os doentes em suas enfermidades, os pobres em suas indigências, os aflitos em suas adversidades, os marinheiros nas tempestades, os soldados nas batalhas, os agonizantes no momento da morte, e todos obtém de vosso Coração materno auxílio e conforto!
Também nós colocamo-nos sob a vossa proteção, ó Mãe da Divina Providência, e cheios de confiança em vossa inefável bondade suplicamo-Vos queirais atender às orações que Vos dirigimos. Livrai-nos de todos os perigos e males, obtende-nos as graças de que precisamos e conduzi-nos felizmente ao porto desejado da eterna salvação. Assim seja.
Ave Maria…
R. Socorro dos cristãos.
R. Rogai por nós.
LEMBRAI-VOS
a Nossa Senhora da Providência
IMPRIMATUR:
Tornaci, 31 Julii 1939.
J. Lecouvet, Vic. Gen.
Lembrai-Vos, ó boa e piedosa Virgem Maria, que nos fostes dada para ser nosso amparo e providência. Cheios de confiança em vossa bondade, chamamo-Vos em nosso auxílio, vinde assistir-nos. Confiamo-Vos nossas tribulações e necessidades, vinde aliviá-las; nossos projetos e trabalhos, vinde abençoá-los. Vós, que podeis tudo obter, Ó Nossa Senhora da Providência, socorrei-nos, protegei a Santa Igreja, a Pátria, todos os que em Vós confiam, aqueles mesmos que não sabem mais Vos implorar. Abri-nos o vosso Coração, este Coração tão bondoso, confidente de tantas dores; e, porque Vós sois Mãe, ó Nossa Senhora da Providência, dignai-Vos ouvir nossas preces e atendê-las. Amém.
Ave Maria...
Ladainha
de Nossa Senhora
da Divina Providência.7
(Estas Ladainhas foram compostas em 1871
por uma Religiosa do Convento de Roule, em Paris,
e aprovadas pelo Cardeal Arcebispo Guibert).
Eterno Pai, que sois nosso Pai, tende compaixão de nós.
Jesus, Salvador das almas, tende compaixão de nós.
Espírito Santo Consolador, tende compaixão de nós.
Santíssima Trindade, Providência divina, tende compaixão de nós.
Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe da graça e da misericórdia, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe admirável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Estrela do mar, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Torre de Davi, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Salvação dos pecadores, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Porta do Céu, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nosso Refúgio, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Força, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Esperança, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Mãe, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Nós Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, que defendais de todo o mal esta família que se prostra diante de Vós e, pela vossa misericórdia, livrai-a dos seus inimigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Oremos: Ó Deus, cuja Providência não se engana na ordem de seus desígnios, suplicamo-Vos, por intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, que afasteis de nós tudo o que nos for nocivo, concedendo-nos ao mesmo tempo tudo quanto nos possa ser proveitoso. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
*Ou reza-se a Ladainha Lauretana.
Ladainha de Nossa Senhora
(Atualizada)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da Igreja,*8 rogai por nós.
Mãe de misericórdia,*9 rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe da esperança,* rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Conforto dos migrantes,* rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo rosário, rogai por nós.
Rainha da família,*10 rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
“MATER DIVINAE PROVIDENTIAE,
ORA PRO NOBIS.
2. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 49-50.
3. Rev. Pe. De Caussade, S.J., “O Abandono à Providência Divina”, Cap. I, pp. 12-14. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1956.
4. Luc. 1, 38.
5. Mat. 6, 10.
6. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Estatutos e Orações, Novena, p. 51. Ereta na Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência, dos Padres Barnabitas, Catete, Rio de Janeiro/RJ, 1957.
7. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 57-59.
Nenhum comentário:
Postar um comentário