Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 23 de novembro de 2019

GRAVÍSSIMAS ADMOESTAÇÕES DO 4º PAPA, À IGREJA DE CORINTO.



Quem possui a caridade em Cristo cumpra o Mandamento do Cristo. O vínculo da caridade de Deus, quem haveria de descrevê-lo? Quem é capaz de exprimir sua beleza? A altura a que conduz a caridade é inefável... A caridade nos une estreitamente a Deus, a caridade cobre a multidão de pecados, a caridade tudo suporta, é paciente. Na caridade não há baixeza nem soberba; ela não fomenta divisões, não é sediciosa, a caridade faz tudo na concórdia. Na caridade foram aperfeiçoados os eleitos de Deus. Sem a caridade nada é agradável a Deus. Na caridade nos acolheu o Senhor. Foi por caridade para conosco que Jesus Cristo, Senhor Nosso, dócil à vontade de Deus, entregou por nós seu Sangue, sua Carne por nossa carne, sua Vida por nossas vidas.

Quem dentre vós for generoso, compassivo, cheio de caridade, diga: – “Se sou causa da rebeldia, discórdia, divisão, retiro-me e vou para onde quiserdes, estando pronto para cumprir as decisões da Comunidade; somente desejo que o rebanho de Cristo viva em paz com seus Presbíteros estabelecidos”. Quem proceder assim conseguirá uma grande glória em Cristo, e em todos os lugares se lhe fará boa acolhida: “porque do Senhor é a terra e tudo que ela contêm”.1 Isto fizeram e hão de fazer os que vivem segundo Deus, do que não cabe jamais arrepender-se.

Portanto, vós que causastes o início da rebeldia, subordinai-vos aos Presbíteros e deixai-vos corrigir para a paciência, dobrando os joelhos em vossos corações. Aprendei a submeter-vos, depondo a soberba e a orgulhosa arrogância da língua. Mais nos vale ser pequenos e pertencentes aos rebanhos de Cristo, do que ser excluídos da sua esperança apesar de prestigiados.

Obedeçamos, pois, a seu Nome Santíssimo e Glorioso, fugindo às ameaças proferidas pela Sabedoria contra os desobedientes, a fim de repousares confiantes no Santíssimo Nome de sua Majestade. Aceitando Nosso conselho, nada tereis de que vos arrepender. Porque, vive Deus! Vive o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, e também a fé e a esperança dos eleitos! Só aquele que praticar a humildade com moderação contínua e sem queixas, os Preceitos e Mandamentos de Deus, será incluído e contado no número dos salvos por Jesus Cristo, pelo qual lhe seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Se, porém, alguns desobedecerem às admoestações que por Nosso intermédio Ele mesmo vos dirigiu, saibam que se envolverão em pecado e perigo não pequenos. Mas, Nós seremos inocentes desse pecado, e pediremos com fervorosa prece e súplica, ao Criador do Universo, que conserve intacto em todo o mundo o número dos eleitos, por seu Filho Bem-amado, Jesus Cristo, por Ele que nos chamou das trevas à luz, da ignorância ao conhecimento do seu Nome glorioso...


______________________

Fonte: São Clemente de Roma, “Carta aos Coríntios”, XLIX – LIX. Cfr. Cirilo Folch Gomes, O.S.B., Antologia dos Santos Padres – Páginas seletas dos antigos escritores eclesiásticos”, pp. 24-25. 4ª Edição, Coleção PATROLOGIA, Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1979.

1.  Salm. 33, 1.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...