Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

TAMBÉM O DEMÔNIO, TEM O SEU CORPO MÍSTICO.


Do “De venerabili Sacramento Altaris”1:

Dois são os corpos místicos neste mundo: o Corpo Místico de Cristo e o corpo místico do Demônio ou do Anticristo. A um ou a outro, pertencem todos os homens. O Corpo Místico de Cristo é a sua Santa Igreja, sua pura e fiel Esposa… O corpo místico do Demônio é a totalidade dos ímpios, que lhe faz as vezes de nutriz adúltera, da qual ele próprio é a cabeça e as pessoas dos maus são os membros… 

“O corpo do Demônio – diz São Gregório – compõe-se de todos os ímpios…”. É de notar que, assim como Cristo, por Si e pelos seus, procura sempre decepar membros ao Demônio e incorporá-los aos seus próprios…, também o Demônio, por si e pelos seus, intenta amputar os membros de Cristo para uni-los aos sórdidos membros de sua meretriz… “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo” Tomarei então os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma prostituta?”2 Como se dissesse: Longe de mim perpetrar tamanho crime! Entretanto, oh, quantos o fazem!

Escreve Santo Agostinho: “Não podem ao mesmo tempo ser membros de Cristo e membros da meretriz. Nem se diga que recebem espiritualmente o Corpo de Cristo, embora O recebam sacramentalmente. Mas não recebendo espiritualmente o Corpo de Cristo e levando má vida, subtraem membros a Cristo, fazendo-os membros do Demônio, e assim reduzem, enquanto lhes é possível, o Corpo de Cristo…”.3


_____________________

Fonte: “Verdades Esquecidas – Coletânea de Textos do Mensário Catolicismo”, p. 60. Artpress Indústria Gráfica e Editora Ltda, São Paulo, 1992.

1.  São Tomás de Aquino.

2.  I Cor. 6, 15.

3. Marietti, 1931, p. 114.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...