– Oração à Nossa Senhora das Dores1: Ó minha Mãe, Maria Santíssima, ao ver-vos tão agudamente transpassada de dor, sinto o meu coração ferido. Ah! Quanto sinto por não só não achar em mim motivos de consolação para Vós, mas antes por ver que tenho sido a causa de vossa aflição! Porém, se de alguma maneira Vos podem consolar as lágrimas de um coração contrito, eis, ó Mãe amorosíssima, que ajudado por Vós, de todo meu coração as derramo aos vossos sagrados pés, resolvido a morrer, antes de que tornar mais a cometer um só pecado que seja. Dignai-Vos, pois, ó Maria, recolher estas lágrimas e pô-las no Coração do vosso amabilíssimo Filho, o qual não despreza, mas antes aceita o pecador contrito e humilhado; e que essas lágrimas alcancem assim de Jesus, pela vossa intercessão, o perdão dos meus pecados. Amém.
– Oração à Virgem das Dores, do Venerável Domingos Passionista2: Oh! Virgem Maria, Mãe de Deus, Mártir de dor e de amor, permiti que eu venha neste momento, trazer-Vos uma reparação pelos ultrajes e sacrilégios, de que foi vítima o vosso divino Filho, e prostrando-me à vossos pés, me compadeço das cruéis dores que sofrestes e Vos agradeço esse amor infinito que Vos levou a sacrificar pela minha salvação o fruto do vosso seio, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Intercedei junto ao Pai e a seu Filho, para que eu possa alcançar todas as graças indispensáveis à reforma integral dos meus costumes, para que eu, perseverando no vosso Amor, nunca mais torne a ofender-Vos, oh! Jesus, oh! Meu Salvador, e mereça gozar convosco da eterna bem-aventurança do Céu. Assim seja.
– Oração à Virgem Dolorosa3: Ó Santíssima Mãe, cheia de dores, pelo intenso martírio que sofrestes ao pé da Cruz, nas três horas da agonia de vosso Filho, Jesus Cristo, dignai-Vos assistir-nos a todos que somos filhos de vossas dores, em nossa última agonia, para que por vossa intercessão possamos, do leito da morte ir aumentar a Coroa de vossa glória na Bem-aventurança do Paraíso. Assim seja.
– Oração à Mãe Dolorosíssima4: Minha Mãe dolorosíssima, não Vos quero deixar sozinha a chorar, não; eu quero Vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça Vos peço hoje: alcançai-me uma contínua lembrança e uma devoção terna da Paixão de Jesus e vossa, para que todos os dias que me restam de vida me sirvam somente para chorar as vossas dores e as do meu Redentor. Espero que hão de dar-me essas dores, confiança e fortaleza na hora da minha morte, evitando-me a desesperação à vista da enormidade das ofensas, por mim cometidas contra Vós. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o Céu, onde espero depois recrear-me em Vós e cantar as misericórdias infinitas do meu Deus, por toda a eternidade; assim o espero, assim seja. Amém.
– Oração à Virgem, Mãe das Dores5: Ó Virgem Maria, Mãe de Deus, Mártir de dor e de amor, Vós concorrestes ao benefício da minha redenção, pelas angústias sem número que sofrestes ao pé da Cruz. Dou-Vos graças pelo amor com que Vos privastes do vosso amado Filho, para que fossemos salvos. Interponde a vossa intercessão para que não tornemos a crucificar, com novas culpas, nosso amável Redentor; e, perseverando na sua graça até à morte, obtenhamos a vida eterna, pelos merecimentos de sua dolorosa Paixão e Morte de Cruz. Assim seja.
_______________________
1. “Livro de Missa para a Juventude”, por um Padre do Espírito Santo, Sexta edição, pp. 170-171. Casa Cruz, Rio de Janeiro, 1898.
2. “O Meu Livro”, pp. 173-174.
3. “Joia da Alma Piedosa”, p. 132. Editores Tipográficos da Santa Sé Apostólica Benziger & Co. Einsiedeln, Suíça, 1892.
4. “Manual do Devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, por um Padre Redentorista, traduzido da edição castelhana pelo Dr. P. José Rodrigues Cosgaya, p. 282. Estabelecimentos Benziger & Co., S.A. Editores Tipográficos da Santa Sé Apostólica. Einsiedeln, Suíça, 1899.
5. “Manual da Paróquia”, compilado pelo Mons. Leovigildo Franca, 2ª Parte, III – Devoções, p. 207. 5ª Edição, Editora Vozes Ltda., Petrópolis/RJ, 1950.
Nenhum comentário:
Postar um comentário