Um belo testemunho de conversão.
Um
fato que sempre me chama atenção é a qualidade das conversões
protestantes ao catolicismo. Os católicos que se “convertem” em
protestantes normalmente saem de um imenso vazio teológico ( para muitos
o termo “católico” não dizia muita coisa e por isso deixaram o pouco ou
nada que tinham pelo muito pouco que receberam.) Quando os protestantes
se convertem em católicos o fazem a partir da descoberta da Verdade e
da Igreja, o fazem dentro de um processo racional e lógico, são
conquistados pela beleza da verdade que ilumina a inteligência e encanta
o coração! Talvez isso explique porque nos Estados Unidos, ( terra do
Scott), o catolicismo tem crescido tanto pela conversão de protestantes.
Cremos
que é quase impossível alguém protestante que estude e pesquise a
história da Igreja e sua doutrina, compreendendo exatamente o que a
Igreja ensina, que não se torne católico. Os exemplos acontecem às
centenas, alguns inclusive já divulgados aqui no Blog.
***
Tradução: Jaime Francisco de Moura
Muito obrigado. É muito bom
estar com vocês. Eu nunca deixo a oportunidade de mostrar e compartilhar
por que eu me tornei um Católico, e como Deus trabalhou em minha vida,
na vida de minha esposa, e minha família.
Isso é o que eu gostaria de
compartilhar com vocês agora. Começo com uma experiência de conversão
que eu tive na escola secundária. Eu não cresci em uma família Cristã
forte. Nós não fomos muito de igreja, e assim eu não era muito
religioso. O que Deus usou em minha vida era um organização chamada
Vida Jovem, sob a direção de Jack, uma pessoa que muito me ajudou, na
escola secundária de crianças.
Depois me ensinaram a amar a
Deus e a ler a Bíblia. Até que eu estivesse terminando a escola
secundária, eu tinha lido a Bíblia duas ou três vezes em sua totalidade.
E eu tinha me apaixonado pela Bíblia Sagrada. Como resultado disso me
convenci de muitas coisas.
Primeiro, além de ler a
Bíblia, Jack tinha compartilhado comigo de sua própria biblioteca
pessoal e os escritos de Martinho Lutero, João Calvino, e me tornei um
Cristão protestante convencido, não
só um Cristão com a bíblia, mas alguém que foi convencido que até 1500,
o Evangelho tinha estado perdido entre o período medieval, com
superstições e práticas pagãs que a Igreja católica tinha adotado.
E assim esta primeira convicção era ajudar meus amigos católicos para o
Evangelho de Jesus Cristo, lhes mostrar a Bíblia, e para mostrar para
eles que na Bíblia, você aceita Jesus como Salvador e isso era tudo. Não
Maria, não os Santos, não purgatório, não devoções etc.
Naquele tempo eu estava saindo
com uma menina que era católica, e nós estávamos ficando com um namoro
sério. Mas eu imaginava que não havia nenhum futuro em nossa relação
se ela permanecesse católica. Assim eu dei a ela, um livro de Loraine
Boettner intitulado Catolicismo romano.
O livro era conhecido como a bíblia do Anti-catolicismo. Era
quatrocentos e cinqüenta páginas que a encheram de todos os tipos de
distorções e mentiras sobre a Igreja Católica. Mas eu não soube que na ocasião, eu compartilhei isto de boa fé com ela. Ela leu do princípio ao fim. Ela me escreveu dizendo, “obrigada pelo livro; Eu nunca voltarei contigo novamente.”
Eu figurei que se a” bolacha” na que eles estão adorando no altar não é
Deus, então eles são os idólatras, eles são os pagãos. Se o Papa em
Roma não é infalível, e sim um tirano. Ele é um simples ditador
espiritual.
O único católico em minha
família em ambos os lados era minha amada avó. Ela era muito quieta,
muito humilde, muito santa, eu tenho que admitir. Ela também era uma
católica devota. Quando faleceu, os pertences religiosos dela foram
doados a meus pais. Então eu achei as contas do rosário dela, e isto me
fez ficar doente por dentro. Eu soube que minha avó teve uma fé real em
Jesus, mas sabia que tudo isso era mau. Assim eu rasguei separadamente
as contas do rosário. Eu pensei que essas contas era uma cadeia e que
afinal ela estava quebrada livre. Isso era o segundo aspecto de minha
própria perspectiva: que estas pessoas poderiam ter alguma fé mas há
pouco eram rodeados através de mentiras, e assim eles precisavam amar a
Bíblia.
Bem, depois de me
formar na escola secundária, decidi não só procurar o ministério mas
estudar teologia. A decisão veio como resultado do papel de pesquisa que
eu escrevi no ano final dentro da escola secundária. Eu escrevi um
papel intitulado “Sola Fide”. Isso é uma frase latina “Somente a Fé”.
Era a frase que Martinho Lutero lançava na Reforma protestante. Ele
disse que nós estamos justificados, nós estamos com Deus só pela fé,
não por qualquer trabalho que poderíamos fazer. E para ele, isso era o
artigo em qual a igreja estava em quedas. E por causa disso, a Igreja
Católica caiu.. E assim eu entrei na faculdade com esta forte convicção.
Anos de faculdade
Nos meus quatro anos de
faculdade, estudei profundamente a Filosofia, Teologia, Bíblia e
Economia. Assim durante esses quatro anos eu me dediquei a alcançar as
crianças que não souberam de Cristo, e eu confesso que esta categoria
incluiu as crianças católicas na escola secundária onde eu trabalhei
porque eu olhei para estas pobres almas de que realmente não souberam de
Jesus Cristo. Eu descobri
depois de vários estudos da Bíblia que não só estas crianças, mas
praticamente todo católico adulto que encontrei não sabia o que a
Igreja católica ensinava. Assim conseguindo que eles vissem a Bíblia,
estava como apanhar patos em um barril. Eles não estavam prontos, eles
eram desarvorados, eles eram indefesos.
No meu terceiro ano de
ministério na Vida Jovem, eu perguntei para a menina mais bonita no
campus, se ela me ajudaria trabalhando a localizar estas crianças, e ela
disse “Sim.” Nós trabalhamos juntos durante
dois anos, ás vezes nós discutimos vários modos e meios para alcançar
estes crianças. Mas nós crescemos respeitando um ao outro de forma que
ao término dos quatro anos de faculdade, eu fiz a pergunta. E a maior
coisa que ela já disse foi “Sim.” Nós nos casamos. Tivemos a mesma visão, fizemos ministério junto, compartilhamos as boas notícias de Cristo.
Anos de seminário
Fomos para um seminário uma
semana depois do nosso casamento. Depois de três anos eu me formei
sendo o primeiro lugar de minha classe. Eu digo fora de qualquer
orgulho, como eu procurei meus estudos com um tipo de vingança. Pessoas
que me conheceram no seminário, me conheceu por ser bastante intenso.
Eu gastava todo tempo lendo a Bíblia estudando os livros sobre Bíblia.
Kimberly e eu tivemos uma grande experiência de três anos. Mas muitas
coisas aconteceram no caminho que eu preciso relacionar porque em
retrospecto eu os vejo como experiências.
A primeira coisa era um curso
que Kimberly fez no primeiro ano, uma classe que eu tinha levado antes
de Éticas Cristãs. Dr. Davis formou pequenos grupos de forma que cada
grupo poderia estudar um tópico. Havia um grupo em aborto, um em guerra
nuclear, um em pena de morte. Ela anunciou que estava em um grupo
dedicado a estudar contracepção. Eu me lembro de pensamento na ocasião,
“Por que contracepção? “
Ela disse, “Bem, três outros se inscreveram para isto e nós tivemos nossa primeira reunião hoje”.
Fulano de tal anunciou os resultados de nosso estudo. Ele disse, bem,
todos nós conhecemos como protestantes, que contracepção está bem. Ele
anunciou que as únicas pessoas que se chamam Cristãos que opõem ao
controle de natalidade artificial são os católicos, e a razão que eles
fazem, é porque eles são corridos por um Papa celibatário.
Bem, aquele tipo de argumentação realmente não impressionou Kimberly. Ela disse, “esses são os melhores argumentos que você oferece?” e ela se interessou pesquisando isto por conta dela.
Assim eu elevei o assunto e
ela me deu um livro. Foi intitulado Controle de natalidade e o
Matrimônio por John Kippley. Eu comecei a ler o livro com grande
interesse para meu próprio estudo pessoal, com o título de, “Controle de natalidade e a Convenção de Matrimônio”. Quando eu abri o livro e comecei a ler, eu disse, “Espere um segundo, Kimberly, este sujeito é um católico. Você espera que eu leia uma obra católica? “
Bem, eu comecei a ler o livro. Passei por dois ou três capítulos e ele
estava começando a fazer sentido. Eu não queria francamente que ele
fizesse sentido algum. O Livro mostrava que o matrimonio não é só
um ato físico; é um ato espiritual que Deus tem projetado no
matrimonio e é sempre renovado. Terminei de ler o livro, e fiquei
convencido.
Fiquei um pouco aborrecido, porque a Igreja católica era a única
denominação, que sempre defendeu esses ensinamentos, pois em 1930 a
Igreja anglicana, que mantinha os mesmos ensinamentos, quebrou esta
tradição e permitia a contracepção. Antes de 1960 e 70, minha própria
denominação, a Igreja presbiteriana nos Estados Unidos da América, não
só endossou a contracepção, mas também o aborto, e isso me intimidou.
Durante o ano final no
seminário, aconteceu algo que representou uma crise para mim. Eu estava
estudando convenção e eu ouvi de outro teólogo, que ensina no
Seminário de Westminster. Eu ouvi um Pastor que estava sendo acusado de
heresia. Pessoas estavam sugerindo que a heresia dele cresceu fora da
compreensão da convenção. Ele estava questionando a “Sola Fide”.
Eu o chamei no telefone e disse,. Mas porque você está duvidando de Lutero e da doutrina “sola fide? “
Ele foi mostrar nesta discussão que a concepção de Lutero sobre a
justificação era muito restrita e limitada. Isto tem muitas verdade,
mas também perdeu muitas verdades.
Quando eu desliguei o
telefone, eu procurei ver mais adiante os ensinamentos de Lutero no
qual, Deus é um juiz, e a convenção é uma cena de sala de tribunal por
meio de que todos nós somos os criminosos culpados. Mas desde que Cristo
levou nosso castigo, nós adquirimos a retidão dele, e ele adquire
nossos pecados.
Para Lutero, em outras
palavras, a salvação é uma troca legal, mas para Paulo em romanos, para
Paulo em Gálatas, salvação é muito mais que isso. Não é só uma troca
legal porque a aliança não aponta para uma sala de tribunal sobre um
quarto familiar hebreu. Deus não é só simplesmente juiz; e os
julgamentos dele são paternais. Cristo não é só alguém que representa
uma vítima inocente que leva nossos pecados, ele é o primogênito entre
muitos irmãos. Ele é nosso irmão mais velho, e ele nos vê como
fugitivos, como rebeldes que estão cortados da família de Deus. A Nova
Aliança não faz que Cristo troque em um senso legal; Cristo nos dá a
própria vontade de forma que nós realmente tornemos filhos de Deus.
Assim concluí que a “Sola fide” estava errada. Primeiro, porque a Bíblia nunca diz isso em qualquer lugar. Segundo, porque Lutero inseriu a palavra “só” na tradução para o alemão, embora ele soube perfeitamente bem que a frase “só” não estava no grego.
Em nenhuma parte o Espírito santo inspirou os escritores da Bíblia
para dizer que nós somos salvos só pela fé. Paulo nos ensina que somos
salvos por fé, mas em Gálatas diz que nós somos salvos por fé e obras.
Então de repente nós
adquirimos notícias que nossa mudança teoricamente sobre contracepção
tinha provocado uma mudança na anatomia de Kimberly e fisiologia; ela
estava grávida.
Pastor de uma Igreja em Virgínia
O telefone tocou. Uma igreja em Virgínia, uma igreja famosa: você é o candidato para pastorear, nós o queremos aqui”. Na realidade nós lhe pagaremos bem de forma que você possa estudar 20 horas pelo menos por semana, Bíblia e teologia. “Nós queremos que você nos mergulhe na Palavra de Deus”, e assim eu comecei.
A primeira coisa que eu fiz
era lhes falar sobre a Aliança. A segunda coisa era corrigir o engano
deles E mostrar que Aliança significa a família. A terceira coisa que eu
fiz era mostrar que a família de Deus faz sentido e que Deus é Pai,
Deus é o Filho, e Deus pelo Espírito santo nos fez uma família com Ele. A
quarta coisa , era os ensinos sobre liturgia e convenção e família na
Bíblia. Eu sugeri que deveríamos ter a refeição familiar, comunhão. Eu
usei a palavra “Eucaristia.” Como nós mudamos
nossa liturgia, nós sentíamos uma mudança com a nova experiência. Era
excitante ver, e como eu lhes ensinei mais sobre a Aliança, eles tinham
sede para saber ainda mais.
O professor em um Seminário presbiteriano
Enquanto isso algo dramático
aconteceu. Eu cheguei em um seminário, um seminário presbiteriano, e
perguntaram se eu ensinava cursos para seminário que começa com
Evangelho de João. Eu disse, “Seguramente.” Assim eu comecei a compartilhar do Evangelho de João, sobre a família de Deus, sobre o nascer de novo. Eu
descobri em meu estudo que nascer não quer dizer que é somente aceitar
Jesus Cristo como seu Salvador. Mas descobri o que Jesus quis dizer
em (João 3) quando disse que você tem que nascer novamente. Ele diz que
tem que nascer da água e do espírito. Eu ensinei que nascer é novamente
um ato de Aliança, um sacramento, uma renovação da Aliança que envolve o
batismo.
Enquanto isso eu estava
preparando meus sermões e algumas conferências à frente de (João
capítulo 3). Eu estava vendo também o capítulo 6. Lá eu descobri algo
que nunca tinha notado. Jesus disse a eles, “Verdadeiramente,
eu digo, a menos que você coma a carne do filho do homem e bebe o
sangue dele você não terá vida em você. Quem come minha carne e bebe
meu sangue tem vida eterna e eu o elevarei no último dia, pois minha
carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma
bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu
nele”. Eu olhei para isto de dez ângulos diferentes.
Eu tinha sido treinado para
interpretar isso em um sentido figurado; Jesus está usando um símbolo.
Mas o mais que eu estudei, o mais que eu percebi que esta interpretação
não faz sentido nenhum. Porque assim que todos os Judeus ouvem o que
Jesus diz, eles partem. Até este ponto, milhares o estavam seguindo, e
então de repente as multidões ficam chocado com o que Ele diz, “Minha
carne realmente é comida, meu sangue é realmente bebida” e todos eles
partem. Se Jesus tinha pretendido falar em um modo figurativo, Ele
teria sido obrigado a dizer, “Pare, eu só quero dizer que isto é somente
um simbolismo.” Mas Ele não faz isso; ao invés, o que ele faz? Pergunta aos Apóstolos. Pedro se levanta e fala; “Para quem iremos nós? O Senhor tem palavras de vida eterna e nós viemos acreditar.” .
Como eu comecei a estudar isto, eu comecei a perceber uma coisa. Eu descobri que Jesus nunca tinha usado a palavra “Aliança” em seu ministério público. Ele economizou o tempo para instituir a Eucaristia e disse, “Este Cálice é o sangue da nova aliança.” Eu
comecei a ver por que na Igreja primitiva durante mais de 700 anos,
ninguém em qualquer lugar duvidou do significado das palavras de Jesus.
Todos os pais da Igreja primitiva sem exceção levaram as palavras de
Jesus acreditando e ensinando na real presença de Cristo na Eucaristia.
Eu estava assustado.
Então de repente um episódio
aconteceu numa noite em um seminário. Um estudante diplomado,John, tinha
terminado uma apresentação sobre o Concílio de Trento. O Concílio de
Trento, você recorda, era a respostas oficial da Igreja para Martinho
Lutero e a Reforma. Em uma hora e meia ele tinha
apresentado o Concílio de Trento dentro da luz mais favorável. Ele tinha
mostrado quanto os argumentos estavam de fato baseado na Bíblia. Então
ele virou o jogo. Os estudantes lhe perguntavam algumas coisas, mas ele
disse, “Posso eu fazer primeiro uma pergunta, Professor Hahn?” Você sabe como Lutero realmente teve dois slogans, não só a sola fide, mas a sola scriptura, ou seja: . “Somente a Bíblia” minha pergunta é, onde a Bíblia ensina isto? “
Eu olhei para ele com um olhar fixo em branco. Eu poderia sentir o suor que vinha a minha testa, mas eu disse, “John, isso é uma pergunta boba. Ele olhou para mim e disse, me “Dê uma resposta boba.” Eu disse, “certo, eu tentarei.”. Eu disse, “Bem, (2 Timóteo 3,16) é a chave: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” Ele disse, “Espere um segundo”
aqui diz que a Bíblia é inspirada e lucrativa; não diz que é SÓ a
Bíblia. Nós precisamos de outras coisas como oração, e então ele disse,
que em (2 Tessalonicenses 2,15), Paulo conta que eles têm que agarrar
as tradições que Paulo os ensinou por escrito ou através das palavras
de boca. Eu não estava pronto. Eu disse, “Bem, algumas perguntas e respostas; eu lidarei na próxima.”
Eu penso que eles não perceberam o pânico que eu estava por dentro.
Quando eu dirigi para minha casa a noite, eu estava me perguntando, por
que eu nunca ouvi aquela pergunta? Por que eu não achei uma resposta?
No dia seguinte eu comecei a chamar os teólogos ao redor do país. Eu lhes perguntaria, “Onde
a Bíblia ensina a sola Scriptura? Onde a Bíblia nos ensina que a
Bíblia é a única autoridade ? ” Um homem na verdade disse a mim, isso é
uma pergunta boba que vem de você.” Eu disse, “Me dê então” uma resposta boba. Eu estava tendo êxito. Um professor quem eu respeitava, um teólogo de Oxford, disse a mim, “Scott, você não vai achar na Bíblia uma prova para sola Scriptura porque não é algo que a Bíblia demonstra“.
Outro amigo, um teólogo, me chamou e disse, “Scott, isso que estou ouvindo, é que você está considerando a fé católica? ” Bem, eu realmente não estou considerando a fé católica. “Então eu decidi fazer uma pergunta. Eu disse, “Qual é a coluna e o fundamento da verdade? “ E ele disse, “Scott, para todos nós é a Bíblia.” Eu disse, “Então por que, em (1 Timóteo 3,15) diz que a coluna e o fundamento da verdade é a igreja? “ Ele
fiou em silêncio. Eu disse, quantas igrejas dizem ser a coluna e o
fundamento da verdade? Eu só sei que a Igreja católica Romana ensina que
ela foi fundada por Cristo; e está ao redor durante 2000 anos e está
fazendo algumas reivindicações estranhas que parecem muito semelhante
a (1 Timóteo 3,15).
Bem, neste momento eu não
estava seguro. Eu peguei um telefone e chamei, o presidente do seminário
onde eu estava ensinando. Steve me pediu para almoçar fora. Quando
saímos para o almoço, eu estava muito assustado e inseguro. Ele falou
que as minhas classes iam tão bem, que deixaria ensinar qualquer curso
que eu quisesse. Pagaria até mesmo por um curso de doutorado em teologia. Eu disse, “Onde se faz um curso desses por perto? “ Ele disse, “Universidade católica.” Eu pensei, “Não, não, não. Eu não quero estudar lá; eu estou fugindo dessa perspectiva no momento.” Na realidade, ele disse, “Bem, você oraria sobre isto? “ Eu disse, ” penso que você já sabe a resposta”.
Quando eu cheguei em casa,
Kimberly estava esperando por mim e expliquei a proposta do seminário e
que não ia aceitar porque não estava seguro do que eu ensinaria, porque
nesse exato momento eu não estava seguro do que a Bíblia estava
ensinando. Ela caminhou até mim, e me deu um grande abraço e disse, “Scott nós vamos ter que orar então.” Ela soube o que significou: Significou a rejeição de um trabalho prospero como pastor de uma igreja crescente.
De Assistente administrativo para Presidente de Faculdade
Nós não soubemos o que íamos
fazer. Depois de muita oração, decidimos que deveríamos mudar para a
cidade de onde nós nos encontramos. Quando mudamos, eu solicitei um
emprego a vários lugares, mas a faculdade me contratou como um
administrador assistente do presidente. Durante dois anos eu trabalhei
lá, e me esforçava bastante durante o dia e a noite sobrava um tempo
para pesquisas detalhadas.
Em dois anos eu tinha lido vários livros, e comecei a ler os teólogos
Católicos pela primeira vez e os Estudantes da Bíblia. E eu estava
impressionado com as perspicácias deles, eram de acordo com minhas
próprias descobertas pessoais, descobertas inovadoras que eu estava
assumindo.
Às vezes eu mostrava as obras eruditas para Kimberly e dizia, “Ouça isto, preste bem no autor.”
Porque ela era de certo modo uma teóloga, mas estava tão ocupada em
cuidar das crianças que não tinha muita energia. Mas ela sentava,
enquanto escutava, eu diria, “Quem você pensa que é? “ Ela disse, “fiquei emocionada! Isso parece um de seu sermões em Virgínia.” Eu disse, “Isso é o Vaticano II, Isso é a Igreja católica.” Ela disse, “Scott, eu não quero ouvir isso.” Eu disse, “Kimberly,
esta matéria-prima sobre liturgia é tão excitante. Eu não tenho
certeza, mas eu penso que Deus poderia ter nos chamando a se tornar
Anglicanos.” Ela olhou em meus olhos, e os seus encheram de lágrimas e disse, “da igreja Anglicana! “ Ela disse, “eu
sou uma presbiteriana, meu pai é um ministro presbiteriano, meu tio é
um ministro presbiteriano, meu marido era um ministro presbiteriano,
meu irmão quer ser um. Eu não quero ser da igreja Anglicana.”
Eu me lembro que alguns meses depois de ler muito mais, uma noite eu saí e disse, “Kimberly,
eu não estou seguro, mas eu estou começando a pensar que Deus poderia
me estar chamando a se tornar um Católico romano.” Este olhar de desespero aconteceu com ela. Ela disse, não “nós não podemos nos tornar Episcopalianos? Qualquer coisa, menos católico.” Ela começou a orar para alguém salvar o marido dela, algum professor, algum teólogo, algum amigo.
Viagem direta para o Catolicismo
Finalmente aconteceu. Um dia, Gerry, meu melhor amigo de seminário, me chamou. Ele era o único estudante, junto comigo, que segurou à velha convicção protestante que o Papa era o anti-Cristo. Ele falou comigo uma noite no telefone. Eu li a ele uma passagem de um livro de Bouyer. Ele disse, “Emocionei, isso é rico e profundo. Quem escreveu isto? “ Eu disse, “Louis Bouyer.” “Bouyer? eu nunca ouvi falar dele, o que é ele? “ Eu disse, “O que você quer dizer? “ Bem, ele é um Metodista? “ Eu disse, “Não”.“Ele é um batista? “ “Não.”
“Eu quero dizer é Luterano? O que é ele? ” Eu disse, “Bem, ele é um
Cató—–. ” “Eu sinto muito” Eu disse, “Ele é Cató—-romano “Espere um
segundo, deve haver um erro, Scott. Eu pensei que você disse que ele é
católico.” Eu disse, “Gerry, ele é católico, e eu tenho lido muitos
livros católicos.”
De repente eu falei, “eu
tenho lido Danielou, Ratzinger, Lubac,Garrigou-Lagrange e Congar, e
todos estes sujeitos tem uma riqueza enorme; você tem que ler também”. Ele disse, “Reduza a velocidade. E continuou, “Scott, sua alma pode estar em perigo.” Eu disse, “Gerry, possa eu lhe dar uma lista de títulos? “ Ele disse, lerei, qualquer coisa para o salvar deste tipo de armadilha. E eu lhe dei estes títulos.” Eu disse, “Gerry, eu li todos, separe um deles, pelo menos uma ou duas vezes”. E eu enviei isto a ele.
Depois, de um mês nós
conversamos um longo tempo por telefone. Bem, isto foi por três ou
quatro meses. Nós falaríamos por telefone, duas, três, às vezes quatro
horas discutindo, teologia e Bíblia até três ou quatro pela manhã. Uma noite minha esposa sentou na cama e disse, “Como vai? “Me fale sobre isto. Eu disse, “Gerry ficou perplexo com a verdade Bíblica e o avanço da Igreja católica”. Eu não pude ver ela enfrentar isso, mas eu pude ver sua face no travesseiro começando a chorar.
Em pouco tempo Gerry me chamou
e disse, escute, eu estou um pouco assustado. Meus amigos também estão
assustados. Nós realmente deveríamos levar isto a sério. Eu falei com
John Gerstner, um teólogo Presbiteriano, anti-católico, para uma reunião
de seis horas, para um estudo aprofundado, começando pelo Velho
Testamento em hebraico, o Novo Testamento em grego, e documentos da
história da Igreja. Ao término de seis horas,
Gerry descobrimos que a Igreja católica nem mesmo tem necessidade de
uma defesa. Ela está mais como um leão. Nós apresentamos os ensinos da
Igreja no contexto Bíblico, e ele não tinha respondido nenhuma de
nossas perguntas ou objeções.
Enquanto isso, eu enviei uma
aplicação para Universidade de Marquette porque eu tinha ouvido que
tinham alguns teólogos excelentes. Fui aceito, e consegui uma bolsa de
estudos, comecei a visitar alguns padres na área. Nenhum deles quis
discutir minhas perguntas. Um deles na verdade disse, “você
está pensando em converter-se para o Catolicismo? Não, você não quer
fazer isso. Desde o Vaticano II nós desencorajamos isso. A melhor coisa
que você pode fazer para a Igreja é ser um bom ministro presbiteriano.”
Três ou quatro encontros assim fiquei sem entender. Eu compartilhei isto com Kimberly. Ela disse, “Você
tem que ir a uma Escola católica onde você pode estudar em tempo
integral, onde você pode ter certeza que acredita na Igreja católica.”
Assim depois de muito oração e preparação, nós nos mudamos para
Milwaukee onde eu estudei dois anos de tempo integral no programa
doutoral deles.
Esses dois anos eram os anos
mais ricos de estudo que eu já tinha experimentado e o tempo mais rico
de oração. Eu me achei dentro de alguns seminários, entretanto, onde eu
era de fato o solitário protestante. Eu realmente desfrutei o tempo. Mas
aconteceu duas coisas no caminho.
Primeiro, eu comecei a pedir
um rosário. Eu estava muito assustado, mas procedi a rezar, e como
rezei. Comecei a entender então os Católicos. Logo veio em minha mente,
que eu era uma criança de Deus. Eu não tinha somente Deus como Pai e
Cristo como meu irmão; mas eu tinha também uma Mãe.
Um amigo meu que tinha ouvido que eu estava passando para a igreja católica me chamou um dia e disse: “Você adora a Maria como esses Católicos fazem? “ Eu disse,“Eles não adoram a Maria; eles honram a Maria.” “Bem, qual é a diferença? ” Eu
disse, me Deixe explicar. Quando Cristo aceitou o chamada do Pai para
se tornar um homem, Ele aceitou a responsabilidade para obedecer a lei,
a lei moral na qual é resumida os Dez Mandamentos. Há um mandamento
que diz, Honra seu pai e mãe. eu disse, “Chris, no hebreu original, aquela palavra “honra”,
kaboda, palavra hebréia pretende glorificar, dar qualquer glória e
honre você seu pai e mãe. Cristo cumpriu aquela lei mais perfeitamente
que qualquer humano dando a glória dele honrando a Mãe. Tudo que nós
fazemos no rosário, Chris, é imitar Cristo que honra a Sua Mãe com a
glória dele. Nós a honramos com a glória de Cristo.
A segunda coisa que aconteceu
foi quando fui a capela. Sentei na parte de trás, e era um observador.
Então um sino tocou e todos eles se levantaram e a Missa começou. Eu
nunca tinha visto isto antes.
A Liturgia da Palavra era
rica. Eles leram a Bíblia, mais do que eu pensei. Então a Liturgia da
Eucaristia começou. Eu assisti e escutei como o padre pronunciou as
palavras de consagração. E eu confesso, a última gota de dúvida escoou
fora naquele momento. Eu olhei e disse, “Meu Deus meu Deus.”
Como as pessoas começaram a ir adiante para receber a comunhão, eu
fiquei alegre e o Senhor entrou em meu coração. O Senhor é Deus e meu
Salvador pessoal , mas agora eu penso que o Senhor quer vir em meu corpo
como também em minha alma até que esta comunhão esteja completa.
O próximo dia que eu estava de
volta, e o próximo, e o próximo. Eu não pude contar a ninguém. Eu não
pude contar a minha esposa. Mas em duas ou três semanas eu estava com a
cabeça erguida e sempre dizendo em meu íntimo, ame o Cristo na Real
Presença, no Santíssimo Sacramento.
Então um dia Gerry me chamou no telefone. Ele tinha lido centenas de livros. Ele chamou para anunciar, “Leslie e eu decidimos tornar católicos na Páscoa de 1986. “Depois que desliguei o telefone, eu disse, “Kimberly, você nunca vai adivinhar o que Gerry e Leslie estão planejando fazer.” “O que?” Eles vão se tornar Católicos na Páscoa de 1986.“
Eu soube que Kimberly me amou bastante e nunca me permitiu desobedecer meu Deus e Salvador. Ela disse, “eu
rezarei aproximadamente, mas eu tenho que lhe falar, eu me sinto
traída. Eu me sinto abandonada. Eu nunca me senti tão só em minha vida.
Todos meus sonhos estão morrendo por causa disto.” Mas ela rezou, e Deus a abençoou, ela voltou e disse, “Esta é a coisa mais dolorosa em minha vida, em nosso matrimônio, mas eu penso que é o que Deus quer que eu faça.”
Na vigília da Páscoa de 1986,
ela me acompanhou para a Missa de vigília, que até este momento, eu já
tinha recebido o batismo, primeira comunhão, Confirmação. Quando eu
voltei eu estava chorando, e eu pus meu braço ao redor do dela e nós
começamos a rezar. Deus disse a mim, “Olhe, eu não lhe estou pedindo que se torne um católico apesar de seu amor por Kimberly, porque eu a amo mais que você”.
Nós tivemos um terceiro bebê,
Hannah. Quando Hannah foi concebida, eu estava realmente assustado.
Assustado por muitos razões mas nunca tão assustado como numa manhã de
domingo quando Kimberly estava grávida de cinco meses. Estávamos na
Igreja dela e na última estrofe do último hino, ela se levantou e virou
para mim. Ela estava branca como um fantasma e disse, “eu não me sinto bem.”
Ela se sentou e se deitou,e não soube o que fazer, corri para um
telefone público, e estava em um pânico mas logo veio a ajuda e ela
entrou no carro e fomos para o hospital e a vida de Kimberly, e o bebê
foram poupadas, e Hannah nasceu.
Eu há pouco tive o senso que
estávamos mais íntimos de Deus para o nosso matrimônio, pois antes de
Hannah nascer Kimberly me disse, “eu não estou segura mas
acho que Deus está me dizendo que Hannah vai ser um criança de
reconciliação. Eu não estava seguro do que isso significaria.” Nós abraçamos e começamos a rezar sobre isto.
Depois que Hannah nasceu, Kimberly me chamou. Ela disse, “penso que Deus quer que eu tenha a Hannah batizado dentro da Igreja católica.” Eu disse, o que? Ela disse, “eu não estou segura mas sim.”
e nós passamos pela liturgia do batismo. Como resultado desta
celebração litúrgica do batismo, ela fotografou a liturgia batismal e
enviou à família e amigos. Mas ela ainda não estava pronta para entrar
nestes debates. Ela começou ler e rezar.
Viagem para o Vaticano em Roma
Em Janeiro meu sogro me
convidou a se juntar a ele e um grupo de pessoas que estavam trabalhando
contra a pornografia que se espalhava pela Europa oriental. Nesta
viagem, iríamos também ao Vaticano para uma reunião e uma privada
audiência com o Papa João Paulo II. Meu sogro, presbiteriano auxiliar,
me perguntou se eu queria conhecer o Papa Eu disse, “Sim.”
Assim no final de janeiro, além de ter podido se reunir com o Papa
também fui convidado o acompanhar na capela privada dele em uma
sexta-feira e participar da Missa matutina às 7:00 da manhã onde fiquei
alguns metros dele. Você poderia ouvir ele que reza com a cabeça dele
nas mãos dele, levando o peso do Igreja com todos seus fardos no
coração dele.
Como ele celebrou os Mistérios
da Santa Missa, eu prometi para mim mesmo de participar profundamente
na Missa, compartilhar com meus irmãos e irmãs, e agradecer a Cristo que
nos deu uma incrível família, agradecer a Santíssima Virgem Maria por
ser nossa Mãe espiritual, ao Papa, João Paulo II por ser um guia e um
pai espiritual que nos conduz ao Pai divino, agradecer aos santos que
são nossos irmãos e são a família de Deus.
“A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tim 3,15)
“Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo” (1 Jo 4,3)
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