Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O RETRATO DE NOSSA SENHORA.



D... O... C...


Há uma pintura que, segundo a Tradição, nos foi dada por São Lucas, à qual se atribuem numerosas graças outorgadas pela Santíssima Virgem Maria, e na qual teria o Evangelista retratado aquele belo ideal que formamos da Mãe de Deus. Cedrenius e Niceforo, sobre este assunto escreveram:


"A Santíssima Virgem Maria, era de uma estatura mediana, mais alta do que baixa. Seu rosto, de forma um pouco ovalada, era moreno. Os cabelos, louros; as sobrancelhas, negras e graciosamente arqueadas; os olhos vivos; as pupilas escuras; o nariz um pouco comprido; os lábios de carmim; as mãos e os dedos, compridos e delgados. Modesta, ao mesmo tempo que grave em todas as suas maneiras, falava só quando se via obrigada pela necessidade. Quando ouvia os que Lhe falavam, fazia-o sempre com gosto, demonstrando-lhes respeito e deferência. Afastada do fausto e da vida de moleza, simples e cheia de humildade, repreendia com dignidade e com doçura, sem se rir e sem se encolerizar. Vestia com simplicidade e tinha habitualmente a cabeça coberta com um véu".


Em poucas palavras, era tal o resplendor divino que brilhava no seu semblante e até nas suas menores ações, que São Dionísio, o Areopagita, disse quando viu Maria: Se não acreditasse na Unidade de Deus, tê-la-ia tomado por uma divindade.


Fonte: Pe. Fr. Mateus Maria do Souto, Missionário Capuchinho, "Verdade e Luz", Vol. II, Introdução. Casa do Castelo - Editora, Coimbra, 1952.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...