Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O RETRATO DE JESUS.



D... O... C...


Públio Lêntulo, homem pagão do primeiro século da nossa era, antecessor de Pôncio Pilatos no cargo de Governador da Judeia, numa carta enviada ao Senado Romano, descreve assim o retrato de Jesus Cristo:


"Senadores, existe um homem, cuja virtude é inexcedível, que se chama Jesus Cristo. Os judeus julgam-no profeta, mas, os seus partidários adoram-no como descendente da Divindade. Ressuscita os mortos e cura todas as doenças pela palavra e pela imposição das mãos. É alto e bem constituído, tem a expressão meiga e venerável. Os cabelos, cuja cor é semelhante à das searas quando maduras, espalham-se sobre os ombros com graça e são penteados como usam os Nazarenos. A testa é ampla, o rosto levemente rosado. O desenho do nariz e da boca é impecável. A barba é espessa, da cor do cabelo; desce um pouco abaixo do queixo e é dividida ao meio. Os olhos são brilhantes, claros e serenos. Censura com majestade e exorta com brandura. Nas palavras e nos gestos há elegância e austeridade. Nunca o viram rir, mas já foi visto chorar. Muito discreto e prudente, enfim, um homem que pela sua rara beleza e divinas perfeições, excede os filhos dos homens".1


Fonte: Pe. Frei Mateus Maria do Souto, Missionário Capuchinho, "Verdade e Luz", Vol. I, Introdução. Casa do Castelo - Editora, Coimbra, 1948.


____________________

1. Documento encontrado numa das bibliotecas da cidade de Roma.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...