Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quarta-feira, 7 de abril de 2021

POR QUE CRISTO RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA?


"... Não está também fora de Mistério que Cristo tenha desejado ressuscitar ao terceiro dia.

Primeiro, para manifestar por este número, que ressuscitou pela virtude da Trindade, e daí dizer-se, por vezes, que o Pai O ressuscitou; por vezes, que Ele ressuscitou por virtude própria. Não há, com efeito, contradição nessas duas expressões, porque só há uma única e mesma virtude do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Segundo, para também demonstrar, que a reparação da vida não foi feita no primeiro dia dos séculos, isto é, sob a lei natural; nem no segundo dia, isto é, sob a Lei mosaica; mas no terceiro dia, que é no tempo da graça.

Apresenta-se, finalmente, uma outra razão para explicar, por que Cristo permaneceu no sepulcro um dia inteiro e duas noites inteiras; porque Ele, por meio de uma só coisa velha que assumiu, a saber, a pena do velho homem, destruiu duas coisas velhas nossas: a culpa e a pena, significadas pelas duas noites".


________________________

Fonte: São Tomás de Aquino, "Compêndio de Teologia", I Parte, Cap. CCXXXVI, Questão VI, p. 242. 2° Edição, EDIPUCRS, Porto Alegre/RS, 1996.


2 comentários:

Veri disse...

Ola, onde encontro essa imagem em alta resolução ? Qual o nome da pintura? Meu email: veri_falconi@hotmail.com

Ir. Francisco Palau da Sagrada Família, OTC disse...

Boa noite, senhorita/senhora! Perdoe-me não poder lhe ajudar, mas tomei esta imagem da internet aleatoriamente. Gostaria muito de poder ajudar-vos, mas, sinto-me inteiramente impotente. Fique com Deus e a Virgem-Mãe do Carmelo! Ave Carmelo! Ave Maria!

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...