Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Sponsys Sanguinum ob Circuncisionem


Esposo de Sangues pela Circuncisão

(Êxod. 4, 26)


A Moisés disse Séfora, sua Esposa, acabando de circuncidar um filho seu: Que era seu esposo de sangue por amor da circuncisão. Com muito melhor direito pode dizer o mesmo a Igreja, e qualquer alma ao Menino Deus no dia de sua Circuncisão. Porque pelas primícias de seu Sangue comprou então o Senhor esta sua Esposa, e lhe deu por prendas o sagrado anel de sua carnezinha circuncidada. Pondera com que humildade e paciência se sujeita o Divino Infante aos rigores deste golpe, contando-se entre os demais pecadores, que segundo a Lei, necessitavam passar por ele: e com que sentida ternura assiste a Virgem, cortando aquele duro instrumento, mais vivamente pela sua alma, do que pelo Corpo do seu diletíssimo Menino. Ó, quanto, e quão precioso Sangue derramado, em tão terna idade! Se tão custoso é o desposório no presépio, quão custoso será o matrimônio consumado na Cruz? Verdadeiramente, Senhor, Vós para mim sois Esposo de Sangue, e de muitos sangues: Sangue da Circuncisão, Sangue no Horto, Sangue na coluna, Sangue na Coroação de Espinhos, Sangue na Crucifixão, Sangue na Lançada: Sponsus Sanguinum tu mihi es. E com todos estes Sangues me pretendeis unir convosco. Ó, não permitais meu bem, que eu desestime tantas finezas, e perca a fé que devo a tão nobre desposório: e dai-me valor, para que eu corte por mim, e circuncide por vosso amor todos os meus apetites, até chegar a dar sangue por sangue.



Fonte: Rev. Pe. Manoel Bernardez, Oratoriano, “Luz e Calor”, 2ª Parte, Opúsculo III, Meditação V, I Ponto, NN. 333, pp. 338-339. Nova Edição, Lisboa, 1871.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...