Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 14 de setembro de 2021

AMOROSA MEDIAÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA.


Orava a Deus Nosso Senhor uma sua serva, pela conversão de certa pecadora, escândalo público das almas, e laço famoso do caçador delas, Satanás. Eis que, a serva de Deus, ao sair da igreja encontra a tal pecadora que vinha entrando: a serva de Deus, pediu-lhe humilde e sinceramente, que a encomendasse a Deus. Ela (a pecadora) confundida e envergonhada de semelhante petição, não quis todavia deixar de a propor a sua Divina Majestade.1 Ajoelhou diante de um Altar da Virgem Santíssima e disse: Senhora, aquela vossa serva me pediu que a encomendasse à vosso precioso Filho: eu, suposto que tão indigna, assim o faço. Neste mesmo momento, viu que a Senhora dizia para o Menino Jesus, que em seus braços tinha: Filho meu: não vedes como a pecadora roga pela justa? E o Menino Jesus respondeu: Pois, minha Mãe, eu, por amor da justa, justificarei a pecadora.2 Oh, entranhas de misericórdia! No mesmo instante, aquele coração empedernido começou a abrandar-se; entrou a luz do Céu, e conheceu aquela consciência os horrores, os ascos e venenos de seus vícios, e a miséria extrema do seu estado: acendeu-se a contrição, e a eficácia de seu oculto fogo se manifestava pelos olhos em fios de lágrimas. Quando se levantou daquele lugar, já estava levantada do pecado; fez confissão geral, e viveu de modo, que os igualou, ou sobrepujou com a edificação seguinte, os escândalos passados.



Pondere-se

1. Como agrada a Deus, que os justos lhe roguem pela conversão dos pecadores; porque onde a miséria é maior, mais rápida se lança a sua misericórdia. Santo Agostinho: Cui magna Dei misericordia necessaria est, nisi magnae humanae miseriae?3 O converter-se o pecador, é fazer-se amigo de Deus, e pôr-se em estado de salvação; e nada tanto deseja o amorosíssimo Jesus, como ser nosso amigo e salvar-nos.

2. Como o Espírito de Cristo ensinou a esta sua serva, não só a lhe pedir pela pecadora, senão também a pedir à pecadora que Lhe pedisse por si. Porque deste modo, armava ocultamente um argumento, com que Ele mesmo ficasse convencido. O argumento era este: A pecadora faz o que pode, despachando ao que lhe pediu minha serva; e Eu, não despacharei ao que esta mesma serva minha me pede, fazendo também o que posso?4 Mais caridade há de mostrar ela com sua irmã, do que eu com minha filha? Não há de ser assim; já que a pecadora me roga pela justa, por amor da justa justificarei a pecadora. Duas asas tenho: misericórdia e verdade; debaixo da verdade já tenho recolhido a justa; agora, debaixo da misericórdia recolherei a pecadora.

3. Como nestas amizades e reconciliações do pecador, sempre se acha intervindo Maria Santíssima; porque já de propósito está escolhida, e posta por Deus para este ofício, de lhe pescar almas; como o Senhor disse a Santa Catarina de Sena: Haec est enim á me electa, parata, et posita tanquam esca dulcissima ad capiendos homines, et praecipué animas peccatorum.5 Louvada sejas, ó Mãe de misericórdia; louvada e bendita sejas eternamente, em companhia de teu Filho.


________________________

Fonte: Rev. Pe. Manoel Bernardez, da Congregação do Oratório, “Luz, e Calor”, 2ª Parte, Opúsculo II, Exemplo XXII, Ponto 316, pp. 312-313. Nova Edição, Lisboa, 1871.

1.  Psalm. 93, 19.

2.  Gên. 18, 1-33.

3.  Aug. lib. 19 de Civit. c. 9.

4.  D. Bonavent. Sup. Psalm. 16. Duae sunt alae Dei, misericordia, et veritas per misericordiam peccatores protegit, per veritatem justos.

5.  Blos. in Monili c. 1.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...