Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 21 de setembro de 2021

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NO ALTO DA CRUZ. 1ª PALAVRA.


PRIMEIRA PALAVRA1


Pater, dimitte illis;

non enim sciunt quid faciunt”.

Pai, perdoai-lhes,

porque não sabem o que fazem.”


Faz dezenove séculos que, no cimo de um montículo da Judeia, expirava um condenado à morte, e morte de Cruz… Faz dezenove séculos que, no alto do Calvário, nas vizinhanças da cidade santa de Jerusalém, entre tormentos indizíveis, entregava sua Alma a Deus, Jesus de Nazaré, o Messias prometido ao povo de Israel.

Suspenso no infamante madeiro da Cruz, supliciado entre dois reconhecidos malfeitores, que a justiça mandara à morte, expirou Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus.

No decurso dos séculos posteriores a esses acontecimentos lutuosos e terríveis, a humanidade tem experimentado toda espécie de transformações e o mundo tem sofrido toda sorte de abalos. Impérios sucederam a impérios; nações tomaram lugar de outras nações; ergueram-se poderosos condutores de povos, que jogaram, nos campos de batalha, a sorte de milhões e milhões de homens.

A própria face de nosso planeta não escapou às transformações oriundas, parte da ação do tempo, parte da obra do próprio homem.

O quadro político do universo não oferece menores alterações. Várias vezes as raças se confundiram e, no rolar incessante dos séculos, pereceram algumas nacionalidades, perdeu-se a memória de alguns povos.

Dos super-homens, que a humanidade tem produzido, muito poucos conseguiram escapar à ação destruidora do tempo, supremo nivelador das grandezas terrenas.

Em meio desse quadro, de renovação constante da nossa espécie, a figura de Jesus Cristo aparece revestida de uma auréola imarcescível, que os tempos apenas tornam mais fulgurante e mais bela.

Quando se perde a memória dos grandes homens de todos os povos e apenas raros conseguem transmitir o próprio nome às gerações modernas, Jesus Cristo, após dezenove séculos de sua morte de Cruz, se mostra em pleno fastígio de seu poder e recebe as adorações mais fervorosas e mais sinceras de todos os povos.

Não será preciso procurar maiores provas e mais poderosos argumentos em favor da Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

-----------

A piedade, que consagramos aos nossos semelhantes, nos faz guardar profundamente em nossa alma, as últimas palavras proferidas pelos entes queridos, que se partem desta vida terrena… Isso é tão natural e tão espontâneo que, às vezes, até parece que o homem sente um pouco de alívio e de conforto, em transmitindo a outrem as palavras e narrando as circunstâncias da morte de alguém que era objeto de seu mais terno afeto. É a necessidade que sentimos de confiar aos nosso íntimo, desabafando o que nos vai na alma.

A essa lei geral da nossa vida e da nossa natureza não podia escapar o drama sanguinolento do Gólgota, em que Jesus Cristo deu a vida a troco do resgate espiritual da humanidade.

O Evangelho, para nossa felicidade, guardou as principais circunstâncias dessa morte e registrou as derradeiras palavras do Divino Mestre.

A cultura cristã, no decurso dos tempos, tem estudado e meditado, profundamente, o sentido e os ensinamentos do quanto Jesus proferiu do alto da Cruz.

As palavras de Nosso Senhor são espírito e vida e encerram preciosas lições morais e doutrinárias.2

São verdades, que iluminam nossa inteligência; são normas de conduta, que nos orientam na vida prática.

--------------

Conta-se que Manlio, quando era levado ao patíbulo, ao passar próximo do Capitólio, exclamou para os romanos:

Eis aqui o lugar de onde expulsei o exército gaulês, expondo-me ao perigo de perder a vida para defender a minha pátria: eu, sozinho, defendi a todos, e agora não há um só que tome a minha defesa!”

E essas palavras despertaram a gratidão dos romanos e Manlio foi restituído à liberdade.

Assim falou um pagão.

Mui diferente foi a linguagem de Cristo. Foi a palavra de um Deus.

--------------

Insultado pela multidão; seviciado pelos soldados e executores da sentença; traído pelos seus amigos e companheiros; renegado pelos seus compatriotas, Jesus calava-se e envolvia em um olhar de compaixão aqueles mesmos que o vilipendiavam na derradeira hora…

Temendo talvez que os Céus não pudessem mais suportar a impunidade de um deicídio, o Redentor apressa-se a implorar o perdão de seus algozes e dos seus inimigos.

Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Foram essas as primeiras palavras, que Jesus proferiu na Cruz, suplicando misericórdia para aqueles que O tratavam com tamanha crueldade.

Dirigiu-se ao Pai, ao seu Eterno Pai, cuja vontade viera cumprir, à risca, aqui na terra.

Pediu perdão para os juízes, que O condenaram injustamente; para os esbirros, que O imolavam; para os blasfemos, que escarneciam de seus tormentos… E o pensamento de Jesus ia muito mais longe…

É que nem todos os deicidas estavam no Calvário… a Paixão de Jesus Cristo não terminou com o seu último suspiro.

Vemo-la perpetuar-se a nossos olhos, com as suas diferentes cenas de hipócritas traições, odiosas mentiras, revoltantes perfídias, ódios infernais, crueldades selvagens!…”.3

------------

Em breves palavras Jesus encerrou três atos e três lições:

a) Perdoa aos seus inimigos;

b) Pede perdão para eles;

c) Desculpa e escusa, de algum modo, o procedimento dos seus algozes.

Na derradeira hora de sua existência mortal, Jesus não podia deixar de ser coerente consigo mesmo e de praticar aquilo que Ele próprio havia ensinado e imposto aos seus discípulos.

Entre as novidades contidas nos ensinos do Divino Mestre existia uma que era motivo de escândalo para os espíritos fracos daquela época: o perdão dos inimigos.

Efetivamente, nada há mais contrário à natureza humana, nada há mais oposto aos nossos sentimentos do que suportar, sem protesto, uma injustiça manifesta, perdoar uma ofensa gratuita.

Por causa das injustiças, que se praticam em público e em particular, entre indivíduos e entre sociedades, no recesso das famílias ou nas sentenças dos tribunais, é que se executam horríveis vinganças, se ateiam guerras exterminadoras e povos inteiros são entregues à ruína e à desolação.

Dente por dente; olho por olho”.4

Foi essa a lei universal e a prática usual da humanidade. Jesus Cristo foi quem primeiro se insurgiu contra esses princípios e impôs aos seus discípulos outro procedimento e outra lei. Ensinava Ele coisas muito diferentes: “Amai-vos uns aos outros”; “Fazei bem aos que vos fazem mal”; “Quando vos ferirem numa face, oferecei a outra”; “Amai…”, “Fazei o bem”, “orai pelos vossos perseguidores…”, “para que sejais verdadeiros filhos do vosso Pai Celeste”.5

Quem tais ensinamentos havia dado, era natural, em tempo oportuno, soubesse perdoar aos seus inimigos e algozes.

Mas Jesus foi muito além… depois de haver perdoado, pediu ao Pai que perdoasse também e, não satisfeito, ergueu a voz e tomou a palavra para defender e escusar a ingratidão humana.

Observa Santo Agostinho, que jamais houve um advogado tão engenhoso para livrar um réu da morte temporal, como Jesus, na prece ao Pai, para arrancar os pecadores à morte eterna. Em duas palavras, fez sobressair, simultaneamente, a dignidade do Supliciado – o Filho de Deus –; a bondade d’Aquele a quem se dirigia a sua prece – Um Deus, que é Pai –; o muito do seu pedido – um pedido que lhe sai dos lábios, ao mesmo tempo que o sangue jorra de todas as suas veias –; a desculpa daqueles que Ele defende – a ignorância, a cegueira e a loucura.

-----------

O mundo contemporâneo abisma-se em uma série interminável de competições tremendas, de ódios inextinguíveis, de rivalidades perenes…

Os indivíduos se espreitam mutuamente, desconfiados; as famílias nutrem divergências constantes; as classes sociais se entreolham como rivais; as nações buscam o aniquilamento umas das outras…

Para tanta desordem, para tantos males, que ameaçam os povos, só existe o remédio de Jesus: o perdão das ofensas e a fraternidade entre os homens, segundo os Preceitos Evangélicos. E só.

E para mais fácil reconciliação da grande família humana, para que a paz reine entre os povos, comecem os católicos a pôr em prática o primeiro artigo do testamento de Jesus e, na hora extrema, experimentarão os efeitos salvíficos da palavra do Redentor: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem!”.


______________________

1.  “Espírito e Vida” – As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo Pe. J. Cabral, I Palavra, pp. 31-37, da Coleção Cristo Redentor. Empresa Editora A.B.C. Ltda, Rio de Janeiro, 1938.

2.  Joan. VI, 64.

3.  Weber – De Gethsemane ao Golgotha. Pág. 165.

4.  Êxod. CXXI, 24.

5.  Rom. XII, 10; Math. V, 44; Luc. VI, 29; Math. VI, 12; Math. V, 45.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...