Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 21 de setembro de 2021

O CÂNTICO DA PUREZA.


(Sonho de São João Bosco)1


A redação deste sonho foi feita pelo Pe. Lemoyne, que não teve a oportunidade de apresentá-lo à revisão de Dom Bosco; limitamo-nos, pois, a apresentá-lo sinteticamente.

Numa noite de Julho de 1884, a Dom Bosco pareceu encontrar-se diante de um interminável e ameno declive, esplendidamente iluminado por uma luz pura e mais viva que a do sol, todo revestido por uma grama verdejante, recoberto por flores variadíssimas e sombreado por grande número de árvores, cujos ramos, se entrelaçando uns com os outros, formavam uma espécie de festões. Um verdadeiro paraíso terrestre.

Porém, mais do que aquele jardim encantado, chamaram sua atenção duas belas meninas com seus 12 anos, sentadas na orla da margem de uma estradinha, perto de onde ele estava. Uma celestial modéstia emanava de seus rostos e de todo o seu modo de se apresentar. De seus olhos, sempre dirigidos para cima, transparecia uma ingênua simplicidade de pomba e uma alegria de sobre-humana felicidade. A graça de seus movimentos lhes dava um ar de nobreza, que contrastava com sua juventude. Uma veste candidíssima descia até os pés. Seus flancos eram cingidos por uma faixa purpúrea com bordas de ouro, sobre a qual sobressaia um enfeite como se fosse um laço, entretecido de lírios, de violetas e de rosas. Um ornamento análogo, à guisa de colar, traziam ao pescoço. Dois pequenos feixes de margaridinhas brancas ornavam seus pulsos como se fossem braceletes. Cândidos os calçados e bordados com uma faixa filetada a ouro. Longos os cabelos, cingido na fronte por um diadema, que permitia que continuassem a cair ondulantes sobre os ombros, formando cachos e anéis abundantes.

Elas mantinham um diálogo falando, interrogando, exclamando, ora sentadas ambas, ora estando uma de pé e a outra sentada, ora caminhando para cima e para baixo lentamente.

Dom Bosco, testemunha silenciosa, escutava toda a conversa delas, prolongada por muito tempo, sem que demonstrassem perceber sua presença. Elas cantavam os louvores da pureza, os meios para conservá-la, os prêmios reservados para ela neste mundo e no outro.

No fim se voltaram e subiram a rampa caminhando sobre as flores sem dobrá-las ou machucá-las, cantando um hino angélico, ao qual responderam turmas de espíritos celestes que haviam descido ao seu encontro. Aos primeiros se ajuntavam continuamente outros e outros, elevando, unidos todos, um cântico imenso e harmoniosíssimo, terminado o qual, todos juntos, pouco a pouco, foram se elevando ao Céu e desapareceram juntamente com toda a visão. Dom Bosco naquele ponto acordou.2

*********

É conhecido como Dom Bosco se encontra no rol das figuras dos educadores Santos mais amados e que exerceu entre os jovens um fascínio, todo seu, de cálida paternidade conquistadora.

Mas também é conhecido que, amava os jovens com um candor angelical. Neste sonho presencia visões deslumbrantes de Anjos e de virgens, que exalam o eflúvio de seu candor e cantam os louvores da pureza.


_____________________

1.  Pe. Pietro Zerbino, “Os Sonhos de Dom Bosco”, Cap. 63. Traduzido pelo Pe. Júlio Bersano. Editora Salesiana Dom Bosco, São Paulo, 1988.

2.  MB: Memorie Biografiche di Don Giovanni Bosco, XVII, 722. Torino, 1898-1939.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...