Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

domingo, 1 de outubro de 2023

A HUMILDADE DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS.


► "Tinha eu outro defeito ainda, de que a mamãe não fala em suas cartas, a saber: mui­to amor-próprio. Citarei apenas dois (n. c: no presente trabalho somente o segundo) exem­plos:

... Outro dia, devendo ir ao campo (n. c: até Grogny) visitar uma família de nossa amiza­de (n. c: à casa da Sra. Monnier), a mamãe recomendou a Maria que me vestisse o vestido mais bonito (n. c: vestido azul celeste, com guarnição de renda), mas não me deixasse os braços descobertos. Não objetei nem uma sílaba, e simulei até a indife­rença própria das crianças da­quela idade; entretan­to, lá no meu íntimo não deixava de dizer-me: 'Que pena! ... havia de ficar tão engraçadinha com os bracinhos desco­bertos!'.

Compreendo facilmente que se fosse educada por pais sem virtude, com esta índo­le teria sido de certo muito má e posto talvez em sério perigo a minha sal­vação eter­na. Je­sus, en­tretanto, velava pela sua pequenina desposada e soube fa­zer-lhe tirar proveito dos seus mes­mos defeitos que, reprimidos em boa hora, ser­viram para fa­zê-la progredir no ca­minho da per­feição".

_______________________

Fonte: Santa Teresinha do Menino Jesus, "História de uma Alma", Cap. I.

Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...