NOVENA
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-Vos, Senhor, em me socorrer.
V. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
V. Mãe da Divina Providência.
R. Rogai por nós.
Oração a Nossa Senhora da Divina Providência1
IMPRIMATUR:
In Curia Archiep., Mediolani, die 17 Junii 1910.
Can. Joannes Rossi, Vic. Gen.
Oremos:2 Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência, sustentai a minha alma com a plenitude da vossa graça, governai a minha vida e dirigi-me nas veredas das virtudes até o cumprimento perfeito da Divina Vontade. Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu refúgio, a minha proteção, defesa e guia na peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição, sustentai-me no perigo, sede-me seguro asilo nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria, a renovação interna do coração, para que se torne morada santa do vosso Divino Filho, Jesus; afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado, toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho, a vanglória, o amor-próprio e todas as afeições terrenas que forem obstáculo à eficácia da vossa proteção. Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim e se, por fraqueza ou por malícia atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz ou contristei o Coração Sagrado do meu amável Jesus, cobri-me com o manto da vossa proteção e serei salvo. Vós sois a Mãe da prudência, a Virgem do perdão; Vós sois a minha esperança sobre esta terra; fazei que possa saudar-Vos no Céu como Mãe da glória. Assim seja. (3 Ave Marias)
8º Dia
“A perfeição das almas e a excelência dos diversos
estados, medem-se pela fidelidade à ordem de Deus”.3
A ordem de Deus comunica a todas as coisas, para a alma que se lhes conforma, um preço sobrenatural e divino; tudo quanto impõe, tudo quanto encerra, e todos os objetos sobre os quais se derrama, tornam-se santidade e perfeição; pois Sua virtude não tem limites; diviniza a tudo quanto toca.
Mas, a fim de não se desviar nem para a direita nem para a esquerda, é preciso que a alma não siga inspiração alguma que julgue recebida de Deus, antes da certeza de que tal inspiração não se afasta dos deveres de seu estado. Esses deveres são a manifestação mais certa da ordem de Deus, e nada deve ser preferido a eles: neles, não há nada a temer, nada a excluir, nem a distinguir. Os momentos empregados no cumprimento dos deveres são para a alma os mais preciosos e salutares, pela própria razão de lhe darem a certeza indubitável de realizar o beneplácito de seu Deus.
Toda a virtude de quem se chama santo, está nessa ordem de Deus. Assim, é preciso não rejeitar coisa alguma, sem averiguar, mas tudo receber de Sua parte, e nada sem Ele. Os livros, os conselhos dos sábios, as preces vocais, as afeições interiores, se ordenados pela ordem de Deus, tudo isso instrui, dirige, unifica. O quietismo está em erro ao desprezar esses meios e tudo quanto é sensível: pois há almas que Deus quer dirigir sempre por este caminho; e seus estados e atrativos o assinalam bem claramente. Em vão se imaginam maneiras de abandono, das quais seja excluída toda atividade própria; quando a ordem divina faz agir, a santidade se encontra na atividade.
Além dos deveres impostos a cada um pelo próprio estado, Deus pode exigir ainda certas ações, não incluídas nesses deveres, embora não lhes sejam opostas. O atrativo e a inspiração são nesse caso o sinal da ordem divina; e o mais perfeito para as almas assim conduzidas por Deus é acrescentar, às coisas ordenadas, as inspiradas, mas com as precauções que a inspiração exige para não prejudicar os deveres de estado, nem os fatos de pura Providência.
Deus forma os Santos como Lhe apraz; é a Sua ordem que faz a todos e todos estarão sujeitos a essa ordem: tal submissão é o verdadeiro abandono, é o mais perfeito.
O cumprimento dos deveres de estado e a aceitação das disposições da Providência, eis a parte comum a todos os Santos. Vivem ocultos na obscuridade, pois o mundo é tão funesto que lhes evitam os obstáculos; mas não é nisto que fazem consistir a sua santidade: esta consiste inteiramente na submissão à ordem de Deus. Quanto mais absoluta esta submissão, mais se santificam. Não se deve julgar que os Santos, nos quais Deus faz resplandecer as virtudes por ações singulares e extraordinárias, por atrativos e inspirações indubitáveis, por tal motivo sigam menos o caminho do abandono. Desde que a ordem de Deus lhes impõe como dever essas obras brilhantes, não estariam abandonados a Deus e à Sua vontade, esta não seria senhora de todos os seus momentos nem seriam todos os seus momentos vontade de Deus, se se contentassem com os deveres de estado e com os fatos de pura Providência. É preciso que eles se estendam e se meçam segundo a extensão dos desígnios de Deus, no caminho que lhes é imposto pelo atrativo. É preciso que a inspiração lhes seja um dever, e que sejam fiéis a esse dever. E, como há almas para as quais todo dever é assinalado por uma lei exterior a que se devem limitar, porque assim o determina a ordem de Deus, há outras para as quais é necessário, além do dever exterior, sejam também fiéis à lei interior que o Espírito Santo lhes grava no coração.
Mas, quais os mais santos? É vã e pura curiosidade procurar sabê-lo. Cada um deve seguir o caminho que lhe está traçado. A perfeição consiste em submeter-se plenamente à ordem de Deus e em não deixar fugir nada do que se lhe acha de mais perfeito. A comparação dos diversos estados considerados em si mesmos nada nos adianta, pois não é na quantidade ou na qualidade das coisas ordenadas que se deve procurar a santidade. Se é o amor-próprio, o princípio que nos faz agir, ou se não é corrigido ao se perceberem suas indagações, sempre se será pobre na abundância, não cumulada pela ordem de Deus. Entretanto, para decidir, de certo modo, a questão, julgo que a santidade corresponde ao amor pelo beneplácito de Deus e que, quanto mais amada essa vontade e essa ordem, seja qual for a natureza do material que ordenam, mais santidade existe também. Isso se verifica em Jesus, Maria e José; pois, em sua vida particular, há mais amor que grandeza, e mais forma que matéria. E não se escreve que pessoas tão santas tenham procurado a santidade das coisas, mas somente a santidade nas coisas.
Devemos pois concluir que, não há caminho particular que seja o mais perfeito, mas que, o mais perfeito, em geral, é a submissão à ordem de Deus, seja no cumprimento dos deveres exteriores, seja em nossas disposições interiores.
Creio que, se as almas seriamente tendentes à santidade fossem instruídas a respeito desse proceder tão necessário, poupariam muitas fadigas. O mesmo digo das pessoas do século e das almas de Providência. Se as primeiras soubessem o mérito oculto no que possuem a cada instante, isto é, nos deveres cotidianos e nas ações ordinárias de seu estado; se as outras pudessem persuadir-se de que o fundamento da santidade consiste em objetos a que não dão importância alguma, considerando-os até estranhos; se compreendessem todas que, para elevar-se ao mais alto grau de perfeição, abrem-lhes caminho muito mais curto e mais seguro as cruzes da Providência, fornecidas a cada momento por seu estado, que os estados e obras extraordinárias; que a verdadeira pedra filosofal é a submissão à ordem de Deus, transformando em ouro divino todas as suas ocupações, desgostos e sofrimentos, como seriam felizes! Quanta consolação e coragem não haveriam de haurir no pensamento de que, para conquistar a amizade de Deus e todas as glórias do Céu, não é preciso fazer mais do que fazem, nem sofrer mais do que sofrem; para adquirir uma santidade eminente, bastaria aquilo que deixam perder, julgando-o sem nenhum valor!
Ó meu Deus, como desejaria ser o Missionário desta santa vontade e ensinar a todos que nada há de tão fácil, tão comum e tão atual nas mãos de todos, quanto a santidade! Como desejaria fazer que compreendessem perfeitamente, que, assim como o bom e o mau ladrão não tinham de agir e sofrer de maneiras diversas para serem santos, também suas almas, uma mundana, outra toda interior e espiritual, não têm mais a agir e sofrer uma que outra. A que se santifica adquire a eterna felicidade, fazendo pela submissão à vontade o que faz por fantasia a que se condena. E esta, condena-se, sofrendo de mau grado e com murmuração o que sofre com resignação a que se salva! Portanto, só o coração é diferente.
Ó caras almas que ledes estas linhas, isso nada mais vos custará. Fazei o que fazeis, sofrei o que sofreis. Basta mudar o vosso coração. O que se entende por coração, é a vontade. A mudança consiste pois em querer o que nos acontece por ordem de Deus. Sim, a santidade do coração é um simples fiat, uma simples disposição de vontade conforme a de Deus; haverá algo mais fácil? Pois, quem não pode amar uma vontade tão amável e tão boa? Amemo-la portanto, e, somente pelo amor, tudo em nós se tornará divino.
1ª Oração4
Nós merecemos com justiça o nome de pecadores, mas Vós, ó Virgem Maria, mereceis o glorioso título de Refúgio dos pecadores, dado pela Igreja. Sendo Mãe de Nosso Divino Salvador, Vos tornastes, ao mesmo tempo, Mãe de misericórdia e Rainha poderosa do Céu e da terra, com desejo e poder de socorrer a todos os que a Vós recorrem.
Nós Vos rogamos, ó Mãe bondosíssima, vinde em nosso auxílio; reconhecemo-nos, pois, pecadores, na amargura do nosso coração. Obtende-nos a dor e o perdão dos nossos pecados pelos quais Deus nos castiga justamente, assim como a graça de chorá-los sempre e de nunca mais cometê-los. Assim seja.
Ave Maria…
V. Refúgio dos pecadores.
R. Rogai por nós.
2ª Oração
Quem, senão Vós, poderá jamais na tristeza consolar-nos, ó Virgem amantíssima, proclamada Consoladora dos aflitos pela Igreja? Consolou os nossos primeiros pais a promessa do vosso nascimento; consolastes ao mundo dando-lhe o grande Reparador de nossos males e fostes, em todo o tempo, a Consoladora daqueles que, com fé, recorreram a Vós.
Sede também nossa consoladora, ó poderosíssima Advogada; nós vô-lo rogamos. Gemendo sob o peso de nossas aflições, por Vós suspiramos; obtende-nos do Pai das misericórdias e Deus de toda consolação o socorro necessário em todas as nossas misérias e tribulações. Assim seja.
Ave Maria…
V. Consoladora dos aflitos.
R. Rogai por nós.
3ª Oração
Ó Virgem Imaculada, destinada por Deus para serdes o socorro do povo cristão em suas necessidades, a Vós recorrem os doentes em suas enfermidades, os pobres em suas indigências, os aflitos em suas adversidades, os marinheiros nas tempestades, os soldados nas batalhas, os agonizantes no momento da morte, e todos obtém de vosso Coração materno auxílio e conforto!
Também nós colocamo-nos sob a vossa proteção, ó Mãe da Divina Providência, e cheios de confiança em vossa inefável bondade suplicamo-Vos queirais atender às orações que Vos dirigimos. Livrai-nos de todos os perigos e males, obtende-nos as graças de que precisamos e conduzi-nos felizmente ao porto desejado da eterna salvação. Assim seja.
Ave Maria…
R. Socorro dos cristãos.
R. Rogai por nós.
LEMBRAI-VOS
a Nossa Senhora da Providência
IMPRIMATUR:
Tornaci, 31 Julii 1939.
J. Lecouvet, Vic. Gen.
Lembrai-Vos, ó boa e piedosa Virgem Maria, que nos fostes dada para ser nosso amparo e providência. Cheios de confiança em vossa bondade, chamamo-Vos em nosso auxílio, vinde assistir-nos. Confiamo-Vos nossas tribulações e necessidades, vinde aliviá-las; nossos projetos e trabalhos, vinde abençoá-los. Vós, que podeis tudo obter, Ó Nossa Senhora da Providência, socorrei-nos, protegei a Santa Igreja, a Pátria, todos os que em Vós confiam, aqueles mesmos que não sabem mais Vos implorar. Abri-nos o vosso Coração, este Coração tão bondoso, confidente de tantas dores; e, porque Vós sois Mãe, ó Nossa Senhora da Providência, dignai-Vos ouvir nossas preces e atendê-las. Amém.
Ave Maria...
Ladainha
de Nossa Senhora
da Divina Providência.5
(Estas Ladainhas foram compostas em 1871
por uma Religiosa do Convento de Roule, em Paris,
e aprovadas pelo Cardeal Arcebispo Guibert).
Eterno Pai, que sois nosso Pai, tende compaixão de nós.
Jesus, Salvador das almas, tende compaixão de nós.
Espírito Santo Consolador, tende compaixão de nós.
Santíssima Trindade, Providência divina, tende compaixão de nós.
Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe da graça e da misericórdia, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Mãe admirável, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Estrela do mar, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Torre de Davi, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Salvação dos pecadores, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, Porta do Céu, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nosso Refúgio, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Força, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Esperança, rogai por nós.
Nossa Senhora da Providência, nossa Mãe, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Nós Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, que defendais de todo o mal esta família que se prostra diante de Vós e, pela vossa misericórdia, livrai-a dos seus inimigos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Oremos: Ó Deus, cuja Providência não se engana na ordem de seus desígnios, suplicamo-Vos, por intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, que afasteis de nós tudo o que nos for nocivo, concedendo-nos ao mesmo tempo tudo quanto nos possa ser proveitoso. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
*Ou reza-se a Ladainha Lauretana.
Ladainha de Nossa Senhora
(Atualizada)
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da Igreja,*6 rogai por nós.
Mãe de misericórdia,*7 rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe da esperança,* rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Conforto dos migrantes,* rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo rosário, rogai por nós.
Rainha da família,*8 rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
“MATER DIVINAE PROVIDENTIAE,
ORA PRO NOBIS.
2. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 49-50.
3. Rev. Pe. De Caussade, S.J., “O Abandono à Providência Divina”, Cap. VIII, pp. 33-40. Edições Paulinas, São Paulo/SP, 1956.
4. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Estatutos e Orações, Novena, p. 51. Ereta na Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência, dos Padres Barnabitas, Catete, Rio de Janeiro/RJ, 1957.
5. Arquiconfraria de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ob. cit. pp. 57-59.
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