Ditames Espirituais
1. "No mundo espiritual e interno, o Sol é a Cruz: desta nasce toda a luz da inteligência, e todo o fervor do afeto; e se daqui não nasce, temo que sejam luz e fervor falsos".
2. "Se importou que Cristo padecesse, para entrar na sua própria glória; como não importará que tu padeças, para entrar na sua? No Céu todos são Reis, mas os seus cetros não se fazem senão de cruzes. Decretou Deus fazer os miseráveis de Bem-aventurados; tu não hás de ensinar-lhe a fazer a glória. Se não serve para ti, do modo que a dispôs Deus até para com seu Filho, faze outra a teu modo, que então serás miserável eternamente".
3. "Quando os Persas, por morte do Rei Chorroas, restituíram o Sagrado Lenho da Cruz, ainda vinha fechada na mesma arca, em que a tinham levado, e com o mesmo selo inviolado, sinal de que não a viram, nem tocaram, nem lhes servira de mais, que de destruição do seu império. Deste modo não se aproveitam os maus Cristãos dos frutos da Cruz. Os seus Mistérios estão para eles fechados, nem olham mais que para o exterior. Tem fé, mas metida como em uma arca, sem usar dela; e assim, em vez de se salvarem, perdem-se. Pelo contrário, o varão espiritual sabe abrir os selos da Cruz de Cristo, conhece seu preço, e estima este tesouro".
4. "A Cruz é a porta real para entrar no templo da Santidade; quem buscar outra, não entrará jamais, nem um passo".
5. "Foges da Cruz? Encontrarás outra maior. Quanto melhor estava a Jonas ir pelos seus próprios pés a Nínive, do que ir no ventre de uma baleia? Se o povo de Israel não murmurasse no deserto, não andaria e desandaria por ele quarenta anos: Qui timent pruinam, irruet super eos nix". 1
6. "Quem não busca a Cruz de Cristo, não busca a glória de Cristo". 2
_____________________
Fonte: Ven. Pe. Manuel Bernardes, Oratoriano, "Luz e Calor" - Obra Espiritual, Parte I, C. I, D. 21, 67, 96, 104, 114; C. II, D. 19; pp. 173, 179, 182-183, 184, 188. Nova Edição, Lisboa, 1871.
1. Jó 6, 16.
2. S. João da Cruz, "Ditos de Luz e Amor", D. 100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário