Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sábado, 17 de julho de 2021

Devoção dos Sete Pai Nossos e Sete Ave Marias, do Santo Escapulário, da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo.


Introdução1


Entre as muitas louváveis e fervorosas devoções com que os confrades e filhos do Carmelo procuram honrar a sua tão carinhosa quanto poderosa Mãe, conta-se dos sete Pai Nossos e sete Ave Marias, que eles costumam rezar diariamente em memória das sete principais alegrias que teve seu maternal Coração, antes de sua morte.


Quão agradável seja à Santíssima Virgem esta devoção, Ela mesma o deu a conhecer ao glorioso Mártir São Tomás, Arcebispo de Cantuária, na Inglaterra. Achando-se este Santo, segundo refere Bostio, em seu livro Marial, nesse devoto exercício, apareceu-lhe visivelmente num dia a Santíssima Virgem e, doce e sonoramente lhe disse:


Ó meu amado Tomás, grande é o prazer que me dás com as honras e obséquios que me tributas, saudando-me em memória das sete alegrias que tive no mundo; mas, convém que saibas, serem-me ainda mais agradáveis teus obséquios, se também considerares as sete principais alegrias que, entre muitas infinitas, goza minha alma no Céu”.


Modo de Praticar esta Devoção



Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


I. Alegro-me convosco, ó Rainha do Céu, pela grande alegria que tivestes, quando o Eterno Verbo encarnou no vosso puríssimo ventre e prontamente destes o vosso consentimento, com dizerdes: Ecce Ancilla Domini – Eis a Escrava do Senhor, e tudo por obra do Espírito Santo, sem prejuízo, antes com aumento da vossa inefável pureza.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


II. Alegro-me convosco, Mãe Santíssima, pela alegria que sentistes quando destes à luz o Salvador, o Eterno Verbo humanado, o tão desejado Messias; formado do vosso puríssimo Sangue, para resgatar o gênero humano, feito escravo pela culpa dos nossos primeiros pais.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


III. Alegro-me convosco, Gloriosa Virgem, pela alegria que sentistes quando vistes três Magos idólatras prostrados aos pés de vosso amado Filho, adorando-O como Senhor do mundo com ofertas, e declarando-O Sumo Sacerdote, Rei e Redentor.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


IV. Alegro-me convosco, Mãe piedosa, pela alegria que sentistes quando, sem precisão para cumprir a Lei da Purificação, Vos apresentastes com vosso amado Filho no Templo, ouvindo-O declarar por Simeão, Salvador do mundo e destruidor do pecado.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


V. Alegro-me convosco, Castíssima Mãe, pela alegria que sentistes quando depois de três amargos dias, encontrastes com grande contentamento o vosso amado Filho no Templo entre os Doutores da Lei.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


VI. Alegro-me convosco, Rosa sem espinhos, pela alegria que sentistes, vendo vosso caríssimo Filho ressuscitado e glorioso, aniquilado o pecado, espoliado o Inferno, e consolado o Paraíso.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


VII. Alegro-me convosco, Refúgio dos Pecadores, pela alegria que sentistes vendo o vosso amado Filho triunfante subir ao Céu, acompanhado e louvado pelos Anjos, para reinar eternamente à direita do Eterno Pai.


Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


V. Rogai por nós, ó Virgem Santíssima do Carmo.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oferecimento


Ó Virgem Santíssima do Carmo! Rogo-Vos que me alcanceis do vosso querido Filho Jesus, a graça de imitar vossas virtudes e conseguir as graças e favores que prometeis aos que devotamente usam de vosso Sagrado Escapulário, para que assim obtenha vosso maternal amparo na hora da morte. Amém.



Orações à Santíssima Virgem do Carmo


Virgem Santíssima do Carmo, sede minha protetora e advogada: em Vosso Patrocínio, ponho toda a minha esperança; intercedei por mim a vosso benditíssimo Filho e alcançai-me a graça de viver e morrer santamente. Amém.


Deus, que com o singularíssimo título da sempre Bem-aventurada Virgem Maria condecorastes a Ordem do Carmo, concedei propício a quantos a sua Comemoração celebram, que corroborados dos auxílios da vossa graça, mereçam gozar dos eternos gostos, em que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.


Pai Nosso, Ave Maria e Salve Rainha.



Oração


Bendita e imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, Vós, que tratais com bondade inteiramente especial aos que trazem o vosso amadíssimo hábito, olhai-me benignamente, cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai a minha fraqueza, com o vosso poder; iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria; aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai a minha alma com graças e virtudes que a façam cara a Vós e a vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte, com a vossa amável presença, e apresentai-me à augustíssima Trindade, como vosso filho e servo dedicado, para Vos louvar e bendizer eternamente, no Paraíso. Amém.2


______________________

1.  Manual das Missões e Devocionário Popular, por um Pe. Das Missões, pp. 532-536. 1908.

2.  Indulgenciada em 16 de Janeiro de 1886 e em 03 de Julho de 1886.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...