Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

NOSSA SENHORA DAS GALINHAS – ITÁLIA. (Século XVII)

O Santuário de Santa Maria, a Coroada do Monte Carmelo 

(italiano: Santuario di Santa Maria Incoronata del Carmine), 
comumente conhecido como Santuário de Nossa Senhora das Galinhas 
(italiano: Santuario della Madonna delle Galline), 
é um Santuário católico romano mariano, localizado em Pagani, Campânia. 
Ele hospeda anualmente a festa homônima.


Estamos em Pagani, num Domingo de Pentecostes. Cena festiva. Pessoas da redondeza chegam a subir nas árvores e nos terraços das casas. O povo canta, reza e dá vivas. Banda de música. Foguetes. A procissão caminha vagarosamente. Mas em louvor de quem?…


Aí vem o andor. A imagem avança, toda enfeitada e rodeada de passarinhos de várias espécies. As inocentes avezinhas pousam nos ombros, nos braços e até na cabeça de Nossa Senhora. Apesar das aclamações estrondosas da multidão, elas não se assustam: é a imagem de Nossa Senhora das Galinhas, cuja procissão dura de seis para sete horas.

A devoção à Madona delle Galline originou-se na Idade Média. Conta-nos a tradição, que algumas galinhas, estando a ciscar a terra, desenterraram um quadro de Nossa Senhora do Carmo, pintado em madeira. Gente piedosa recolheu-o, expondo-o à veneração pública. A pintura em madeira foi substituída por outra em tela de linho. Essa tela é atribuída a André de Salerno, ilustre pintor italiano. Isto ocorreu no século XVI. A pintura representa a Mãe de Deus abraçando o Menino Jesus.


A imagem foi feita um pouco mais tarde, para se poder levar mais facilmente em procissão. No local onde as galinhas encontraram a imagem da Virgem erigiu-se uma igreja, que está sob os cuidados da Arquiconfraria de Nossa Senhora do Carmo.


O quadro ficou muito tempo sem culto especial. Por volta de 1609, um mendigo aleijado, ouviu junto do quadro uma voz misteriosa, que lhe dizia: “Levanta-te e anda: estás bom”. Desde aquele momento começou a andar. Essa notícia espalhou-se, e desde então, muitíssimas pessoas foram pedir graças diante daquele quadro…


Em 1760, no tempo em que Santo Afonso de Ligório vivia em Pagani, deu-se outro milagre: uma menina de 9 a 10 anos, jazia paralítica na cama. Ao passar a imagem de Nossa Senhora das Galinhas, em procissão, diante de sua janela, ela rezou cheia de confiança, e sentiu-se, num instante, curada! E, para admiração de todos, juntou-se à procissão e a foi seguindo até a igreja.


O próprio Santo Afonso teve terna devoção a Nossa Senhora das Galinhas, e costumava oferecer-lhe, por ocasião da festa anual, duas galinhas, que eram chamadas as galinhas de D. Afonso (ele era Bispo), e eram avidamente procuradas pelos devotos.


Durante a procissão de Nossa Senhora das Galinhas, o povo continua rezando pelo tempo afora a bela oração: “Rainha do universo, Mãe de Deus e Mãe nossa, nós, vossos filhos, Vos invocamos como Senhora das Galinhas. Ó amável Senhora, dignai-Vos guardar-nos sempre debaixo de vosso manto, assim como a galinha guarda seus pintainhos sob suas asas. Somente assim poderemos ser salvos. Assim seja".


(Esta notícia foi extraída de “Ecos Marianos”, Aparecida, 1958)


__________________________

Fonte: Edésia Aducci, “Maria e seus Gloriosos Títulos”, 2º Vol., séc. XVII, Cap. 88, pp. 207-208. Editora LAR CATÓLICO, Juiz de Fora/MG, 1967.

Santuário de Nossa Senhora das Galinhas (wikicore.net)

Arciconfraternita della Madonna delle Galline

(673) La Madonna delle Galline - Il Film - YouTube

https://www.facebook.com/madonnadellegallinePagani


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...