Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

NOVENA EM HONRA DE SÂO FRANCISCO DE ASSIS. (6º Dia)


ORAÇÕES1

para todos os dias da Novena


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.

R. Senhor, apressai-Vos em socorrer-me.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Preparatória


Ó Deus, que nos destes, no vosso grande servo São Francisco, um modelo sublime da imitação de Cristo, dai-me a graça de meditar, com o coração devoto e dócil, as suas excelsas virtudes, para que, movido pelo seu exemplo e ajudado pela vossa divina graça, comece seriamente a emendar a minha vida, fugir do pecado, praticar a virtude, e aspirar, decidida e constantemente, à perfeição cristã, a fim de que, sendo imitador de São Francisco aqui na terra, mereça ser, um dia, admitido à participação de sua glória no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Oração a São Francisco2


Glorioso Patriarca São Francisco, a quem o Senhor, por um prodígio de graças, se dignou tornar, desde o berço até à morte, uma viva imagem Sua, vós, que a Ele consagrastes todo o vosso coração e todo o vosso ser, e protestáveis desejar fazer por Ele, mediante o seu divino auxílio, obras cada vez maiores, dignai-vos, ó grande Patriarca dos pobres, lá dos Céus onde estais, lançar sobre nós a vossa bênção. Por aquele divino amor, que tanto vos abrasava, pelo qual pedíeis a Deus a graça de morrer por seu amor, como Ele tinha morrido pelo vosso, e pelo qual vos imprimiu as Suas cinco Chagas, lembrai-vos de nós. Rogai, ó grande Santo, pela Santa Igreja, da qual o Senhor vos quis fazer forte e inabalável coluna. Rogai à Virgem Santíssima da Conceição, à doce e excelsa Maria, poderosa protetora das Vossas três Ordens, que proteja o Sumo Pontífice, Chefe visível da Igreja, e alcance que essa Igreja triunfe sobre seus inimigos e, reunindo em seu seio os seus filhos, chame também a si todos aqueles que dela se acham extraviados; e igualmente os que ainda jazem nas trevas do paganismo, para que todos juntos cantemos no Céu eternamente as misericórdias do Senhor. Amém.


SEXTO DIA


São Francisco,

Espelho de Pureza.


1ª Meditação. “Jesus, amador da castidade”, assim nos faz rezar a Santa Igreja, na Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus, lembrando-nos, com estas palavras, que para sermos discípulos e amigos de Jesus, devemos amar a castidade, a santa pureza. Também São Francisco, imagem viva do Crucificado, foi ardente amante desta virtude, verdadeiro espelho da pureza. É ele um dos felizes que saíram vitoriosos do combate contra a carne, conservando sempre intacto o belo lírio da virgindade.


Também na sua mocidade, no meio de tantos perigos a que estava exposto, São Francisco sempre viveu casto e puro, passando por todas as seduções do mundo, sem manchar jamais a cândida veste da santa pureza. Jamais consentia que em sua presença se proferisse uma só palavra livre ou indecente, e seus amigos, que bem conheciam os seus nobres sentimentos, sabiam respeitar-lhe a vontade.


Tendo São Francisco, mais tarde, renunciado ao mundo e aos seus prazeres, crescia também e, aumentava dia a dia seu amor e afeto pelo lírio da castidade, de maneira que, pouco a pouco, todo o seu exterior e, em particular, o seu rosto parecia refletir a pureza do coração.


Sua alma, inocente e cândida, transluzia-lhe em todas as palavras e ações, exercendo um encanto misterioso até sobre a natureza e sobre os irracionais. Os passarinhos do céu e as próprias feras da floresta pareciam perder, na presença de São Francisco, o seu medo natural, aconchegando-se a ele e escutando-lhe a voz! “Todas as criaturas – diz São Boaventura – eram obediente a São Francisco, porque este submetera a carne ao espírito, e o espírito a seu Deus e Criador”. Era a sua inocência quase paradisíaca, como que encantando tudo ao seu redor.


Não pensemos, entretanto, que São Francisco tivesse podido conservar a bela flor da pureza sem esforço ou sem combate. Seria puro engano! Como todos os mortais, também ele teve que passar por estes combates e tentações da carne, que se tornaram, às vezes, gravíssimas. Mas sempre soube vencer; soube sair vitorioso de todos esses combates. Como? Com as duas armas que Jesus Cristo mesmo nos indicou, quando disse aos Apóstolos: “Esta espécie (dos espíritos imundos) não pode ser expulsa senão pelo jejum e pela oração”.3 Assim, conseguiu São Francisco subjugar a carne e vencer as suas tentações, pela oração e pela mortificação, chegando a tal pureza de coração que, com razão, é chamado “espelho de pureza”.


2ª Meditação. Bem-aventurados os limpos de coração – disse Nosso Senhor Jesus Cristo – porque eles verão a Deus”4, significando-nos que, quem quer chegar à visão beatífica de Deus, Santíssimo e Puríssimo, deve ser, nesta vida, puro, limpo de coração. Felizes aquelas almas privilegiadas que, por toda a vida, desde o berço até à sepultura, conservam intacto e sem mancha o belo lírio da virgindade, como fez São Francisco Seráfico! Mas, felizes também aqueles que, qualquer que seja a sua vocação e posição neste mundo, guardam fielmente a castidade do seu estado, servindo a Deus de coração puro. Já desde esta vida são eles verdadeiramente felizes, gozando sempre a paz da alma, fruto precioso de uma consciência pura. Já neste mundo a sua geração é – como diz o Espírito Santo – “reconhecida (honrada) por Deus e pelos homens”5, e na eternidade verão a Deus numa glória especial, cantando um cântico que só será dado cantar às almas puras e inocentes.6


Ai, porém, dos infelizes que, perdendo o tesouro precioso da santa pureza, se entregarem ao vício abominável da desonestidade, desprezando a castidade do seu estado! Ai, deles já nesta vida, e mil vezes ai, se assim entrarem na eternidade, pois desde aqui na terra o fruto da impureza é a infelicidade, a desgraça, a miséria espiritual; e no outro mundo? – “a sua parte – diz o Espírito Santo – será no tanque ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.7


Cautela, pois, cuidado com a serpente perigosíssima, que é a impureza! Guardemos cuidadosamente a bela flor da santa pureza, conservemos sempre este preciosíssimo tesouro. Mas se, por desgraça, já caímos, não desanimemos, não! Levantemo-nos, ao contrário, com santa coragem, e lancemo-nos, com confiança ilimitada, nos braços da divina misericórdia, que nunca despreza um coração humilde e arrependido8, nunca rejeita uma alma que volta a Ele com boa vontade e humilde confiança! Não desanimemos! Se são muitas as tentações da carne, se são graves os perigos, duros os combates, temos a promessa consoladora da Sagrada Escritura, de que “Deus é fiel, e não permitirá que sejamos tentados mais do que podem as nossas forças, e dará com a tentação também o êxito, para podermos perseverar”.9


Sim, Ele dará o êxito. Ele nos ajudará em todas as tentações, para podermos vencer, contanto que nós façamos o uso das armas espirituais, que nos indicou, armas essas que São Francisco empregava com tão bom resultado: a mortificação e oração fervorosa, sobretudo, na hora da tentação. Com estas armas nós também guardaremos intacto o tesouro da santa pureza e, assim, servindo com o coração puro a Jesus, amador da castidade, mereceremos, um dia, vê-lO na celeste pátria.


Oração


Jesus, amador da castidade e pureza das virgens, dai-me a graça de conhecer, cada vez melhor, o alto valor da santa pureza e de andar com cautela sempre crescente, a fim de a conservar intacta por toda a vida. Purificai meu corpo e minha alma, e fortalecei-me, para, em todas as tentações e perigos, guardar fiel e inviolavelmente a castidade de meu estado, a fim de que, depois de uma vida ilibada, mereça a recompensa prometida aos limpos de coração.


São Francisco, espelho de pureza, olhai benigno para vosso humilde servo. Vós conheceis os perigos que me ameaçam nesta vida, vós sabeis quão graves e numerosos são os combates, que tenho de sustentar contra a carne.


Rogai por mim, grande amigo de Deus, para que, a vosso exemplo, saia vitorioso de todos os combates, e seja, um dia, digno de ver e gozar, convosco e com todas as almas puras, Aquele que é “o Amador da castidade e Pureza das virgens”. Assim seja.


*Rezar 5 Pai Nossos, Ave Marias e Glória ao Pai, em honra das Cinco Chagas de São Francisco de Assis.



Ladainha de São Francisco de Assis

(Para uso Privado)


Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.


Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.


Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Santa Virgem imaculada, rogai por nós.

São Francisco Seráfico, rogai por nós.

São Francisco, pai sapientíssimo, rogai por nós.

São Francisco, pai dos pobres, rogai por nós.

São Francisco, que desprezastes o mundo, rogai por nós.

São Francisco, espelho da penitência, rogai por nós.

São Francisco, vencedor dos vícios, rogai por nós.

São Francisco, zeloso imitador de Cristo, rogai por nós.

São Francisco, com as Chagas de Jesus adornado, rogai por nós.

São Francisco, amante da pobreza, rogai por nós.

São Francisco, mestre da obediência, rogai por nós.

São Francisco, espelho puríssimo da castidade, rogai por nós.

São Francisco, norma da humildade, rogai por nós.

São Francisco, pai rico de graças, rogai por nós.

São Francisco, caminho dos que erram, rogai por nós.

São Francisco, auxílio dos enfermos, rogai por nós.

São Francisco, coluna da Igreja, rogai por nós.

São Francisco, protetor da fé, rogai por nós.

São Francisco, herói valente de Cristo, rogai por nós.

São Francisco, baluarte dos que pelejam, rogai por nós.

São Francisco, escudo inexpugnável, rogai por nós.

São Francisco, martelo dos hereges, rogai por nós.

São Francisco, apóstolo dos infiéis, rogai por nós.

São Francisco, sustentáculo dos fracos, rogai por nós.

São Francisco, ressuscitador dos mortos, rogai por nós.

São Francisco, saúde dos leprosos, rogai por nós.

São Francisco, seráfico do mais ardente amor, rogai por nós.


Cordeiro de Deus, que tirais o pecado mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.


Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.


V. Rogai por nós, São Francisco de Assis.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos: Deus onipotente, cuja providência governa tudo, ouvi a oração de vossos servos e fazei com que, celebrando devotamente a memória do glorioso confessor vosso, sejamos dignos de contemplar a glória do vosso Filho Unigênito, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.


Oração de São Francisco,

para obter o perfeito amor.


Santíssimo Senhor Jesus Cristo, instantemente Vos peço, que a ardente e suave força de vosso Amor, demova o meu coração de todo o afeto das coisas que estão abaixo do Céu; a fim de que, eu deseje morrer por amor de Vós, como Vós, Vos dignastes morrer por meu amor. Amém.


_______________________

1.  “Novena em Honra de São Francisco de Assis”, por Fr. Júlio Janssen, O.F.M., pp. 54-61 e 87-89. 5ª Edição, Editora Vozes, Petrópolis/RJ, 1935.

2.  Indulgenciada.

3.  Marc. 9, 28.

4.  Math. 5, 8.

5.  Sab. 4, 1.

6.  Apoc. 14, 3.

7.  Apoc. 21, 8.

8.  Psal. 50, 19.

9.  I Cor. 10, 13.


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...