Blog Católico, para os Católicos

BLOG CATÓLICO, PARA OS CATÓLICOS.

"Uma vez que, como todos os fiéis, são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm a OBRIGAÇÃO e o DIREITO, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente através deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (S.S. o Papa Pio XII, Discurso de 20 de fevereiro de 1946: citado por João Paulo II, CL 9; cfr. Catecismo da Igreja Católica, n. 900).

terça-feira, 29 de setembro de 2020

São Miguel, Arcanjo.

 

[Princeps militiae angelorum]



Archángele Míchaël,

constítui te príncipem

super omnes ánimas suscipiéndas.

Arcanjo Miguel,

Eu te constituí príncipe

de todas as almas que devem se salvar.

(1ª Vésperas - 28 de Setembro)


Quis sicut Deus?



Miguel, significa “Quem como Deus?”, e todas as vezes, como diz Gregório, que se trata de fazer coisas maravilhosas, o enviado é Miguel, para dar a entender por suas ações e por seu nome que ninguém pode fazer aquilo em que só Deus é eficiente. Daí por que se atribuem a Miguel muitos poderes extraordinários. Como atesta Daniel, é ele que no tempo do Anticristo deve se erguer em favor dos eleitos na sua qualidade de protetor e defensor. Foi ele quem combateu o Dragão e seus anjos e que os expulsou do Céu, obtendo uma grande vitória. Foi ele quem discutiu com o Diabo a respeito do corpo de Moisés, que o Diabo queria fazer desaparecer a fim de que o povo judeu o adorasse no lugar de Deus. É ele quem recebe as almas dos Santos e as conduz até a alegria do Paraíso. Antigamente ele era o príncipe da Sinagoga, mas agora está estabelecido como príncipe da Igreja. Pelo que se diz, foi ele quem atingiu o Egito com as sete pragas, quem dividiu as águas do Mar Vermelho, quem dirigiu o povo hebreu no deserto e o introduziu na Terra Prometida. É ele quem carrega o estandarte de Cristo no meio das batalhas angélicas. É ele quem, por ordem do Senhor, fulminará o Anticristo quando este estiver no Monte das Oliveiras. É ainda à voz do Arcanjo Miguel que os mortos ressuscitarão. É ele, enfim, quem, no dia do Juízo, apresentará a Cruz, os pregos, a lança e a coroa de espinhos.


Oremos: Ó Deus, que dispondes de modo admirável o Ministério do Anjos e dos homens, fazei, por Vossa misericórdia, que sejamos defendidos na Terra por aqueles que sem cessar Vos servem e assistem no Céu. Por Nosso Senhor… Amém.



Fonte: Beato Jacopo de Varazze, O.P., “Legenda Áurea” – Vida de Santos, Cap. 140, 29 de Setembro, p. 813. Companhia das Letras, Editora Schwarcz Ltda., São Paulo/SP, 2003.



O Anjo do Senhor

assenta os seus arraiais

em volta dos que O temem,

e os liberta”.

(Salmo 33, 8)


Nenhum comentário:

Redes Sociais

Continue Acessando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...